Os pedidos de bloqueios de celulares roubados cresceram 7% em 2022. Foram cerca de 1 milhão solicitações de bloqueios do IEMEI segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). No Carnaval os números de roubos e furtos aumentaram ainda mais nas principais cidades do país.
O receio de ser vítima de roubo e furto e ficar sem celular está fazendo os brasileiros contratar mais os Seguros para proteger o Celular e se proteger de riscos de transações financeiras indevidas via PIX, por exemplo. A seguradora Assurant já tem mais de 5 milhões de disponíveis móveis segurados no Brasil.
Os consumidores estão contratando seguros para Celulares novos (no momento da compra dos aparelhos) ou para Celulares usados. Os Seguros protegem os consumidores em casos de Roubo e Furto Qualificado, Danos Acidentais, Oxidação e Quebra de Tela e também defeitos funcionais.
As coberturas podem ser combinadas ou compradas individualmente. O Seguro tem também cobertura internacional, isso significado que o consumidor está protegido aqui e fora do Brasil.
Os valores são calculados de acordo com marca e modelo de aparelhos e podem variar de acordo com as coberturas contratadas. Por exemplo, um seguro para casos de Roubo, Furto, Quebra e Oxidação tem valores que giram em torno de 18% a 20% do valor do aparelho.
A Assurant é uma das principais empresas no Brasil especializada em Seguro para celular e pode contribuir para uma pauta sobre proteção contra roubo e furto desses aparelhos.
A empresa está presente em 21 países e tem mais de 62 milhões de aparelhos protegidos pelo mundo e é líder global. Só no Brasil, a empresa tem mais de 5 milhões de dispositivos com Seguro.
A Assurant comercializa Seguros para celular em parceria com mais de 25 empresas de varejo, e-commerce, fabricantes de celulares, instituições financeiras e fintechs em todo Brasil.
4 principais cuidados para evitar o roubo e furto de celular:
- Se estiver com o celular na rua, evite locais com aglomeração de pessoas;
- Evite utilizar o celular em público;
- Cuidado com o celular na bolsa;
- No carro, não fale ao celular com a janela aberta;
Fonte: Assurant
Estados com maior número de pedidos de bloqueio de celular em 2022:
- São Paulo – 455.078
- Rio de Janeiro – 110.480
- Minas Gerais – 52.130
- Bahia – 49.173
- Rio Grande do Sul – 28.497
Fonte: Anatel