Análises societárias, evitar fraudes e identificar pessoas expostas politicamente são algumas das possibilidades trazidas pelas soluções
A retomada econômica tem favorecido, entre outros fatores, o crescimento do segmento de seguros. Recentemente, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) divulgou que, em 2022, o setor cresceu 20%, reforçando as expectativas positivas para o mercado.
Esse segmento também tem ganhado destaque na Neoway, maior empresa de Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina recém adquirida pela B3, a bolsa do Brasil. Em 2022, o crescimento de receita recorrente da vertical de seguros superou em 39% o conquistado no mesmo período de 2021.
“O setor de seguros está passando por uma transformação digital bastante interessante. Com os movimentos de open insurance e foco na experiência do cliente, percebemos uma maior busca da área pelas nossas soluções. Acreditamos que os resultados serão ainda melhores nos próximos meses”, Luana Paganini, coordenadora de vendas e especialista no setor de Seguros da Neoway.
A Neoway oferece inúmeras soluções de Data Analytics para prospecção, marketing digital, compliance, análise jurídica e identificação de fraude. As ferramentas tecnológicas da empresa auxiliam as organizações a cumprirem importantes leis e regulamentações como a Circular SUSEP nº 612/2020 ou a Resolução Normativa nº 443.
Por meio da plataforma Neoway é possível identificar, por exemplo, informações como:
● No Brasil, há mais de 210 mil pessoas que faleceram em 2021 e ainda são sócios de empresas ativas;
● Solicitações do Seguro Defeso – Pescador Artesanal* feitas por 445 sócios de empresas ativas com faturamento anual de mais de R$ 1 milhão
● Mais 78 mil CPFs possuem condenações por improbidade administrativa e/ou expulsões da administração pública federal. Dentre eles, 961 são PEPs (pessoas expostas politicamente).
“Os dados de forma isolada ou combinados através de regras, podem gerar insights importantes para identificar riscos administrativos e reputacionais, mitigar a ocorrência de fraudes no processo de onboarding do cliente e auxiliar na investigação de sinistros suspeitos. Nós transformamos dados em conhecimento. Automatizar esse tipo de análise se torna um diferencial competitivo bastante importante para todo e qualquer negócio, independentemente de porte ou ramo de atuação”, finaliza Paganini.