Rentabilidade consolidada dos planos administrados pela entidade ficou acima da meta de referência da instituição: INPC + 4,10 ao ano de ganho real. Em março, retorno foi de 0,53%
A BB Previdência bateu, mais uma vez, as metas de rentabilidade dos 42 planos previdenciários que administra no acumulado de doze meses até março de 2024. No período, o retorno consolidado foi de 12,41%, acima da meta de referência estipulada pela entidade: INPC + 4,10% ao ano de ganho real.
No mês de março, a rentabilidade consolidada foi de 0,53%, em linha com a meta, que alcançou o mesmo percentual. “Todos os planos sob gestão tiveram rentabilidade positiva em março”, afirma Ginne Siqueira Diniz, Superintendente de Investimentos da BB Previdência.
Uma das principais entidades de previdência complementar do País e empresa do conglomerado Banco do Brasil, a instituição acompanha mensalmente os índices de retornos dos planos, mas enfatiza, principalmente aos participantes, a necessidade de se observar esses dados no longo prazo, uma vez que é esta a característica principal dos fundos previdenciários – são geralmente constituídos para reforçar a aposentadoria das pessoas ou a realização de projetos futuros.
“Embora seja reavaliada anualmente ou sempre que há necessidade, a Política de Investimentos da instituição prevê uma estratégia de alocação para um período mínimo de cinco anos, buscando sempre os melhores retornos no longo prazo para não expor os ativos às volatilidades do mercado no curto prazo”, explica a executiva, observando que a rentabilidade consolidada da instituição atingiu 180,20% nos últimos dez anos.
A rentabilidade alcançada em março foi impactada, especialmente, pelo retorno positivo das alocações no Exterior, principalmente nas bolsas dos Estados Unidos. “No Exterior, a rentabilidade foi de 2,79%. O segmento também foi o destaque do primeiro trimestre de 2024”, explica Diniz.