Novembro Azul: entenda como o seguro de Vida pode ajudar a combater fatores de risco do câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 72 mil novos casos por ano no Brasil até 2025

Este é um mês importante para a conscientização da abordagem preventiva no trato à saúde masculina: a campanha Novembro Azul dá a devida visibilidade à prevenção e tratamento do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O incentivo para que os homens mantenham seus exames em dia e busquem o diagnóstico da doença de forma precoce é fundamental, pois a antecipação de medidas para lidar com um eventual tumor detectado aumentam as chances de recuperação. Entretanto, outra forma de combater o desenvolvimento da doença é ter uma atitude precavida diante dos fatores de risco que levam ao surgimento dela, algo que o seguro de vida da BB Seguros consegue proporcionar, uma vez que tem como conceito a disponibilização de coberturas, assistências e benefícios que podem ser usados em vida, alguns deles no dia a dia.

Um dos principais fatores de risco é o histórico familiar: as estatísticas apontam que um homem cujo pai teve câncer de próstata é duas vezes mais propenso a ter a doença. O risco é ainda maior se o câncer foi diagnosticado em um membro da família com menos de 55 anos ou se a doença acometeu três ou mais membros da família. O teste de mapeamento genético, um dos benefícios do seguro, pode ser uma ferramenta importante para contornar uma possível propensão ao desenvolvimento do tumor ou adiar seus impactos. “O exame é capaz de apontar a presença de genes envolvidos em processos inflamatórios no DNA do segurado, indicando o nível de resistência do organismo a doenças e infecções, bem como a capacidade de lidar com elas”, explica Hugo Ofugi, Superintendente Executivo de Gestão de Portfólio Vida da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Outro possível agravante para o câncer de próstata é a alimentação: o consumo de carne vermelha e laticínios ricos em gordura aumentam as chances de desenvolvimento da doença. Neste contexto, o próprio mapeamento genético, somado à assistência Orientação Nutricional, uma das contidas no seguro, conseguem guiar na adoção de uma dieta equilibrada, dando dicas de hábitos nutricionais mais saudáveis, que considerem o estilo de vida, problemas de saúde, objetivos pessoais, sexo e idade do segurado.

Por fim, o tabagismo também pode acarretar em maiores chances de desenvolvimento do câncer de próstata. Fatores que, segundo os especialistas, levam ao vício em nicotina são ansiedade e estresse, que podem ser combatidos pela conscientização dessas tendências e criação de rotinas que os ataquem, entre elas a prática regular de exercícios físicos. “O seguro traz elementos que ajudam nisso: a assistência de Orientação Psicológica e o benefício Queima Diária, um aplicativo que reúne exercícios diversos, que podem ser feitos de qualquer lugar”, específica Ofugi.

As assistências de Orientação Nutricional e Orientação Psicológica estão disponíveis no plano Vida Plena, que custa a partir de R$ 16,08 por mês; enquanto o plano Vida Total traz, além de ambas as assistências, os benefícios de mapeamento genético e a plataforma Queima Diária, por um preço a partir de R$ 35,90 por mês.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas