A jornada do seguro com a inteligência artificial
É fato que a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada em todos os momentos da jornada de compra e utilização do seguro. De forma gradual, é isso o que as seguradoras estão fazendo, conforme a matéria de capa da edição 276 da Revista Cobertura.
“Além de agilizar processos, a IA traz conveniência real para o dia a dia do segurado, melhorando a forma como o cliente se relaciona com a seguradora. No final, melhoramos a vida da seguradora, do corretor e do cliente final”, diz João Alberto Duarte, CTO e cofundador da Olik.
Na edição de junho da Revista Cobertura, executivos de seguradoras contam o que estão fazendo com o apoio da inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e otimizar processos.
“Usamos a IA há muitos anos, nos modelos de precificação e aceitação, modelos de fraude em sinistros e ressarcimento entre outros. Temos dezenas de iniciativas internas de uso de IA Tradicional baseadas em modelos regressivos, machine learning e deep learning e mais recentemente projetos com GenAI para modelos de LLM internos para área de suporte a funcionários em processos administrativos”, compartilha Dennis Milan, diretor de Tecnologia, Inovação e Digital da Tokio Marine.
“As seguradoras que se reinventarem ganharão a atenção dos clientes e mercado. Por outro lado, a adoção em massa da IA em todos os setores da sociedade criará também riscos e, consequentemente, novas oportunidades para as seguradoras (isto é, danos decorrentes de erros atribuídos à IA, cyber segurança, proteção de dados, seguros conectados etc.)”, comenta Raphael Araujo, diretor de Tecnologia para Serviços Financeiros da Accenture Brasil.
“O Grupo Bradesco Seguros vem avançando em iniciativas que envolvem inteligência artificial generativa aplicada a bases de conhecimento estruturadas. Trata-se de uma evolução importante na forma como o conhecimento é compartilhado, com transparência, segurança e foco na experiência do usuário. Esses recursos também fortalecem o suporte à tomada de decisão e à personalização das jornadas”, comenta José Loureiro, diretor de Inovação, Digital e Dados no Grupo Bradesco Seguros.
Confira essa e outras matérias na edição de junho (276) da Revista Cobertura. Boa leitura!
Você pode acessar aqui o nosso acervo de Revistas Digitais.