Em tempos de aceleração digital

“Fica muito evidente que teremos que rever processos e fluxos”, afirmou Helio Opipari Junior durante o 2º Encontro de Tecnologia Aconseg-SP

Com duração de três dias e de forma virtual, um dos pontos altos do 2º Encontro de Tecnologia Aconseg-SP realizado em outubro foi a participação de um número maior de pessoas, já que o primeiro encontro, que aconteceu em 2019, tinha limitação de vagas. Os temas dessas edição foram escolhidos pelos membros da Aconseg-SP com o objetivo de proporcionar um conteúdo rico para as assessorias em tempos de aceleração digital.

Superintendente de Marketing e CRM da SulAmérica, Luciana Froehlich destacou a importância de construir uma marca forte. “Ela vai muito além de um nome, acaba ganhando vida através dos pontos de contato, da experiência que ela gera para o cliente. Propósito é a razão da marca existir e posicionamento é como atingir o objetivo”.

Como exemplo, ela citou a Apple. “As marcas que realmente saem na frente são as que vão além da expectativa do cliente. A Apple construiu produtos antes inimagináveis e que hoje muitas pessoas não abrem mão deles”. Ela também falou sobre fidelização. “Nós ficaremos cada vez menos fiéis às marcas e cada vez mais fiéis à experiência”.

O tema também foi abordado por Miguel Brito, coordenador de Canais Digitais da Tokio Marine. “A maioria falha na fidelização do cliente, quando poderia fidelizar o cliente durante a vigência da apólice”. Isso porque, explicou ele, “nós vamos da prospecção a prospecção. O cliente entra como prospect, depois vira um lead, quando o corretor passa a cotação. Comprando, ele se torna um cliente e entra no ambiente de interação durante a vigência da apólice. Quando acaba a vigência, volta para a prospecção”.

Propagador

Gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros, Andre Gouw falou sobre o processo de construção da marca Sompo, a partir da integração das operações da Marítima e da Yasuda. “Nós estamos construindo uma marca forte com o uso da comunicação integrada, estratégia que articula o planejamento, análise e execução de ações em diferentes canais de comunicação”.

Apaixonada por pesquisa, a gerente de Pesquisa de Mercado do Grupo Bradesco Seguros, Adriana Bahia lembrou que, como consumidores são pessoas, os “processos e inovações têm que ser feitos para pessoas. A pesquisa não é difícil de ser aplicada, mas ela tem regras e técnicas. Temos que tomar cuidado, mas temos que praticá-la. Vamos errar, vamos acertar, mas temos que fazer. Isso é importante, pois temos que nos reinventarmos”.

Aviação e assessorias

Membros do Ventus Solutions, os comandantes Rodrigo Bertacini, Aldo Bien e Mauro Lipe, apresentaram um paralelo sobre o mundo da aviação civil e o trabalho das assessorias. “As tomadas de decisões dentro de uma aeronave e em uma assessoria são muito parecidas. Quando o piloto precisa tomar decisões mais complexas, ele não tem a consultoria da gestão direta do seu chefe. Com esse modelo, nós podemos fazer uma analogia com o home office”, afirmou Bertacini.

Não apenas para quem está em home office, Lipe deixou como dica a utilização do modelo Decide: “Detecte algo que requer uma solução, estimule e colete toda a informação disponível gerando uma alternativa de solução, considere qual é a melhor alternativa e implemente-a, determine os resultados e os produtos da implementação e avalie os resultados da solução”.

Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP, finalizou o encontro agradecendo a todos os participantes e deixou uma reflexão: “fica muito evidente que teremos que rever processos e fluxos. A pessoa que estará sozinha (home office) terá que ter uma autonomia muito maior. Esse é o grande ensinamento”.

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro (número 52) da Aconseg-SP

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