Sompo planeja mais novidades

Companhia investe em produtos que propiciam aos corretores de seguros, assessorias e segurados uma boa experiência não só no momento delicado de um sinistro, mas em diferentes momentos de sua jornada junto à seguradora

A Sompo Seguros tem fomentado substancialmente a sua parceria com as assessorias em seguros e é grande a relevância das assessorias do Estado de São Paulo. “Elas são responsáveis por mais de 30% dos prêmios líquidos que a Sompo Seguros emite por meio de assessorias de seguros no Brasil”, informa Eduardo David Garcia, diretor Comercial de Negócios Corporativos e Canais da Sompo Seguros.

Nos nove primeiros meses deste ano, os prêmios emitidos líquidos da companhia apresentaram um crescimento de 32% quando comparado a igual período de 2019. “Nesse mesmo período, houve um crescimento de 18% no número de apólices emitidas e 12% no ticket médio”.

Garcia pontua que a maior participação é do produto Automóvel, representando 52% dos prêmios emitidos líquidos das Assessorias de Seguros, seguido de RE Massificados (27%), Transporte (9%), Pessoas (6%), Agrícola (4%) e RE Corporativo (2%), e que a companhia tem investido na diversificação.

“No canal Assessorias de Seguros contamos bastante com a atuação de nossos parceiros corretores de seguros e assessorias na expansão dos produtos Sompo Vida (Individual e Coletivos), Sompo Auto e os produtos de Ramos Elementares Massificados (Sompo Empresarial, Sompo Residencial, Sompo Condomínio e outros). As campanhas que hoje estão no ar já dão um indicativo de nossas expectativas”.

Especialmente para as assessorias de seguro, há a campanha Seguro Auto e Vida, disponível até 31 de dezembro de 2020. Há também a campanha Escalada de Prêmios Sompo Saúde com o objetivo de fomentar as vendas do Sompo Saúde PME (seguro saúde que abrange de 3 a 99 vidas) e Seguro Sompo Saúde Empresarial (100 ou mais vidas).

Retaguarda

Com um time de executivos de contas dedicados ao trabalho de relacionamento comercial com as assessorias do Estado de São Paulo, bem como com seus corretores de seguros, Garcia conta que esses fazem todo o trabalho de gestão de produção e atendimento personalizado. “Por meio do qual são estruturadas estratégias para que os corretores de seguros possam encontrar condições especiais para fomentar negócios e expandir a atuação por diferentes linhas de produto”.

Garcia destaca que as assessorias de seguros são importantes parceiras no processo de distribuição de seguros e atuam como elo entre os corretores e seguradoras. “A Sompo entende como fundamental o papel desempenhado pelas assessorias de reforçar a importância do trabalho do corretor de seguros”.

Treinamentos

Com o início do período de isolamento social, a Sompo Seguros investiu em uma série de medidas para intensificar a comunicação com o corretor de seguros e para garantir os meios para que seus parceiros tenham sempre a informação mais atualizada sobre produtos, serviços, lançamentos e novidades. Exemplo disso foi a grade de cursos e lives promovidas desde o início da pandemia.

“Aconteceram mais de 30 eventos, entre lives e treinamentos no período entre março e novembro deste ano, com mais de 80 mil visualizações. E já organizamos cursos sobre temas como: Procedimentos e Serviços de Sinistros Massificados, Portal do Corretor e Aplicativos Sompo, Sompo Transporte, Sompo Vida PME e Técnicas de Venda no Vida com Diferenciais de Comercialização, Sompo Automóvel, Diferenciais de Negociação para nossas linhas de produto, entre outros temas”.

Os executivos da companhia também participam como palestrantes ou convidados de eventos abertos on-line sobre temas diversos, como Marketing e Vendas, Inovação, Tecnologia da Informação, entre outros. “Nossa grade é bastante extensa e sempre comunicada aos parceiros. Todo corretor de seguros cadastrado na Sompo Seguros ou Sompo Saúde pode participar desses eventos. Basta conversar com o parceiro da assessoria de seguros responsável pelo seu atendimento para receber os convites dos eventos”.

Ferramentas digitais

Uma das iniciativas recentes da companhia foi disponibilizar um novo cotador Vida. “Ele está mais atraente, com uma dinâmica que traz vários diferenciais competitivos. Além do preenchimento rápido e automatizado, o novo portal também trouxe novas telas interativas, novidade que deve reduzir muito o tempo investido pelo corretor em cotações dos produtos Sompo Vida. O ambiente é mais intuitivo, amigável e com todos os produtos em um só lugar”.

Além disso, a Sompo Seguros está com todos os canais de atendimento viabilizados on-line. “Temos o Portal do Corretor, a Sayuri, nossa atendente virtual, os executivos comerciais e as equipes das assessorias de seguro atendendo remotamente, entre outros meios de prestarmos suporte aos nossos parceiros corretores de seguros”.

Garcia diz que o modelo tem se mostrado bastante eficiente, além de trazer agilidade e praticidade no atendimento aos parceiros corretores de seguros. “E vários procedimentos foram simplificados ou totalmente digitalizados. Isso facilitou em muito os processos de cotação, contratação, endosso, renovação, vistorias, regulação e indenização de sinistros, por exemplo”.

Ele sintetiza que o Portal do Corretor, apps e cotadores são algumas das ferramentas essenciais que auxiliam o corretor na consulta de informação atualizada e relevante, bem como no acesso a diversas funcionalidades, cotação automática e on-line, e para auxiliar seus clientes em processos de sinistros, entre outros.

“Acredito que, num momento como esse, as pessoas têm ainda mais percepção do papel social do seguro. É importante o corretor se valer dos recursos disponíveis para prestar a consultoria a distância, utilizando e-mail, WhatsApp, aplicativos de teleconferência, entre outros”.

Um olhar para 2020

Nas palavras de Garcia, 2020 será marcado pelo impacto da pandemia no cenário global, que vai além do aspecto econômico. “Envolveu comportamento das pessoas e a preocupação mútua pela saúde de todos”.

E mesmo com as dificuldades enfrentadas por todos, ele afirma que “para contribuir com a sociedade por meio de nosso trabalho, estamos aqui, de olho no novo ano que se avizinha. Estamos todos prontos para começar 2021 com o mesmo empenho e comprometimento em fazer com que a população compreenda a relevância do mercado de seguros”.

Ainda de acordo com ele, “todos nós, agentes do mercado segurador, podemos construir um futuro muito mais interessante se identificarmos todas as novas oportunidades e novas soluções que possam ser apresentadas para trazer mais garantias de segurança e proteção financeira ao segurado nessa nova perspectiva de sociedade na qual iremos viver”.

Antes da pandemia, a Sompo Seguros já vinha incrementando serviços inovadores que agregam valor ao seguro e propiciam ao cliente uma boa experiência não só no momento delicado de um sinistro, mas em diferentes momentos de sua jornada junto à seguradora.

“Buscamos medidas adotadas nesse momento para atender ao compromisso da seguradora com a sociedade, em primeiro lugar. Dessa experiência, algumas das novidades se mostraram uma demanda real. Aquelas que consideramos serviços relevantes para serem prestados após o período de distanciamento social, serão incorporadas ao portfólio”.

Para finalizar, Garcia diz que a Sompo Seguros tem outras novidades a serem implementadas num futuro próximo. “Essas iniciativas foram agregadas ao plano macro de nossa estratégia comercial e fazem parte de nosso compromisso com os parceiros corretores de seguros, com as assessorias de seguro, com os segurados e com a sociedade”.

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro (número 52) da Aconseg-SP

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