2024: um novo marco na trajetória da Sura

80 anos de história, oito de operação no Brasil e a caminho da meta para 2028: chegar a R$ 5 bilhões de prêmios em quatro anos
Carol Rodrigues

Daniel Betancur, VP de Clientes, Canais e Acessos da Seguros Sura

Em 1944, nascia em Medellín, na Colômbia, a Sura, uma empresa latina para latinos, que celebra hoje seus 80 anos de atuação no setor de seguros.

São muitos os capítulos que compõem essa história: a primeira apólice, a inauguração da primeira sede, o surgimento da Fundação Sura – para frentes de responsabilidade social, a abertura de capital na Bolsa de Valores da Colômbia e o ingresso no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Poucos anos após iniciar seu processo de internacionalização, o enredo também ganha uma versão brasileira, quando adquirem as operações da RSA. “Em 2016, chegamos ao Brasil e, já em 2022, alcançamos, pela primeira vez, a marca de R$ 1bilhão de prêmios emitidos no país. Hoje celebramos 80 anos e este é, sem dúvida, mais um marco da nossa trajetória de sucesso”, conta Daniel Betancur, vice-presidente de Clientes, Canais e Acessos da Seguros Sura Brasil.

Os princípios respeito, transparência, equidade e responsabilidade estão presentes no dia a dia da companhia. “Estes são, para nós, direcionadores diários. São nesses princípios que estão centrados o nosso relacionamento com qualquer público de interesse”.

Especialista em gestão de tendências e riscos

A Sura se posiciona como especialista em gestão de tendências e riscos. “Nosso papel é potencializar negócios. Somos capazes de entender os riscos aos quais os públicos nos relacionamos estão expostos e identificar as tendências de seus setores para, com isso, entregar soluções para fideliza-lo conosco”.

O diferencial de mercado da Sura está no modelo de gestão comercial focado em promover relações duradouras, de confiança e de proximidade com corretores, parceiros, colaboradores e clientes. É assim que a companhia visa, todos os dias, entregar bem-estar e competividade sustentável a pessoas e empresas para se tornar a seguradora da sua escolha.

O Brasil e o marco histórico

A Sura comemora 80 anos em 2024 e a operação brasileira celebra oito anos. Daniel define o período como um aprendizado constante de transformação organizacional, de fortalecimento da cultura e de um relacionamento que busca equilíbrio e sustentabilidade nas relações de negócios, nas quais sempre ganhem o cliente, o corretor e a empresa.

“Esse relacionamento busca ser de longo prazo com nossos principais canais de distribuição, o canal corretor, entendendo aqui grandes brokers, corretores varejo, corretores de licitações e assessorias, e com nossos parceiros do canal afinidades”.

Nos últimos anos, a seguradora teve crescimento contínuo de 16% e 12%, respectivamente, em prêmios emitidos. A projeção é fechar 2024 com uma expansão ainda maior, mirando na diversificação da posição hoje concentrada em suas duas principais carteiras, que são Frotas e Transporte.

“Este ano foi o primeiro, entre um período de cinco anos, que definimos para sermos uma companhia de mais de R$ 5 bilhões de prêmios. Por isso, 2024 é um marco nessa jornada de crescimento. Acreditamos no nosso modelo de gestão focado na boa segmentação, no olhar integral para o canal corretor e nas frentes de afinidades como alavancas do negócio”.

Expansão

Crescer em bases sólidas é a prerrogativa da Sura. Para 2024, a Sura espera obter índices de crescimento perto de 24% em relação ao ano anterior, com R$1,5 bilhão em prêmios emitidos e, principalmente, com rotatividade voluntária no talento humano menor que 5%.

Betancur exemplifica como a companhia acomoda tal crescimento. “Aumentamos nossa capilaridade para três novas cidades e há planos para crescê-la ainda mais a partir de 2025. O processo de expansão tem regras estabelecidas baseadas em performance, produtividade e potencial das regiões, permitindo ao time comercial ter uma rota clara de evolução”.

Em termos de representatividade regional, a Sura possui escritórios físicos em nove cidades: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Salvador. Há também Gestores de Desenvolvimento de Mercado em outras dez praças: Blumenau (cobrindo todo o estado de Santa Catarina), Londrina, São José dos Campos, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Uberlândia, Brasília, Vitória (por sua vez, atende a todo o Espírito Santo) e Recife.

As soluções oferecidas pela companhia (seguro de vida em grupo ou seguro empresarial para empresas e Auto Único (Auto individual acima de R$ 220 mil), Bicicleta, MobiLivre (Seguro de franquia), Acidentes Pessoais e Residencial para pessoas) estão disponíveis para serem trabalhados com assessorias e corretores de todo o território nacional.

“Definitivamente estamos falando do principal canal de distribuição, com 82% da participação dos prêmios. Temos os corretores de seguros como parte dessa construção e, por isso, eles foram, são e serão nosso foco”.

Atualmente, a Sura atua em parceria com 19 assessorias como uma estratégia para desenvolver regiões nas quais não possui gestores de desenvolvimento de mercado remotos. Essa relação permite-lhes vender seguros que não acionem a mesa de subscrição como residencial, empresarial PME, vida em grupo PME, pequenas frotas, bicicleta e MobiLivre. Até outubro de 2024, o crescimento deste canal foi de 34% em relação ao ano anterior.

Desafios

Daniel cita a lei do contrato de seguros como um possível obstáculo operacional para o setor de seguros e resseguros no Brasil, seguido dos eventos da natureza, que revelaram, ao longo dos últimos anos, como o Brasil está exposto a condições adversas naturais de grandes proporções.

“Tais fenômenos levantam alertas para a população sobre a importância de ter um seguro quando chegam os momentos de crise. Há um caminho para gerar essa conscientização pública.  Contudo, precisamos ver esta trajetória como uma motivação dentro da indústria de seguros. Estamos comprometidos em percorrê-la, agregando valor e bem-estar para pessoas e empresas no curto, médio e longo prazo”.

Entre os desafios elencados por Betancur também estão os preços com tendência de queda, que dificultam as negociações e apertam as margens das companhias de seguros.

Apesar dos tópicos citados, o cenário da Sura é muito favorável para navegar tranquilamente em meio às incertezas. Em todos os países em que está presente, é possível ver crescimentos organizacionais acima da inflação, segundo Daniel.

“É satisfatório afirmar que temos superado a expectativa da região. Esse crescimento contínuo tem nos ajudado a ganhar mais competitividade dentro do mercado de seguros.  Para a gestão, este é um indicador positivo de manutenção de uma cultura forte e geração de valor em tudo o que a Sura promove”, conclui Daniel Betancur, executivo que integra o comitê à frente da operação brasileira desde 2020.

Conteúdo da edição de dezembro (271) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas