Grupo comemora 25 anos de um trabalho balizado por parceria, trabalho em equipe e o compromisso com o sucesso dos corretores, e projeta o futuro com muita inovação, ao implementar sistema de hubs de atendimento
Carol Rodrigues
Um quarto de século é algo para ser muito celebrado. E foi exatamente o que a Renaseg Assessoria fez junto a seus colaboradores, corretores de seguros e parceiros de seguradoras. Aliás, os sócios celebram os 25 anos já de olho nos desafios futuros.
A Renaseg é fruto da junção de três profissionais, cada um com quase 40 anos de experiência no mercado segurador. São eles Alberto E. Novais, que atua como diretor geral e responsável pelas áreas Administrativa, Financeira e Operacional; Claudinei Ferreira como diretor Comercial Executivo, e Aldo Roberto Rinaldi, que é o responsável pelas áreas de Estratégia de Negócios e Comercial do Grupo Renaseg.
“Celebramos nossos 25 anos exatamente com aqueles que nos ajudaram a edificar a Renaseg: os corretores, as seguradoras e os nossos colaboradores, pois foram eles que nos ajudaram a construir a nossa marca e o nosso sucesso”, diz Alberto Novais.
A Renaseg iniciou a operação com apenas uma companhia, atuando com exclusividade com a HSBC Seguros. Hoje, representa nove seguradoras e uma empresa de consórcios.
“Começamos atendendo um grupo de corretores cadastrados na Seguradora HSBC, localizados na região de Ribeirão Preto e, hoje, estamos com mais de 1,6 mil corretores de seguros nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Marília, Nova Alta Paulista, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Sorocaba, ou seja, quase todo o interior paulista, excluídas as regiões dos Vales do Ribeira e do Paraíba, Grande São Paulo e Litoral. Também atuamos no Sul do Estado de Minas Gerais”, descreve o diretor geral, sobre a operação que passou de cinco para 28 colaboradores.
Nesses 25 anos, a Renaseg manteve o propósito de dar atendimento comercial terceirizado aos corretores, porém mudou na questão de exclusividade de fornecedor, para múltiplas seguradoras, ampliando a prestação de serviço, as especializações e as regiões de atendimento.
“O maior desafio foi mudar a imagem das assessorias, ligadas às plataformas (grande corretor com comissão diferenciada, que agregava outros corretores), e que deixou prejuízo em várias seguradoras, e estas ficaram resistentes à uma operação comercial terceirizada”, lembra Rinaldi.
Atualmente, as parceiras da Renaseg são BR Consórcios, Chubb, Excelsior, EZZE, Justos, Mapfre, Suhai, Sura, Tokio Marine e Zurich.
“Temos uma vasta rede de corretores cadastrados possibilitando distribuição de seus produtos para uma grande área de atuação (330 municípios), além de experiência, especialização e equipe preparada para atendimento dedicado”, comenta Novais.
Atuação diversa e especializada
Ao considerar as duas operações Assessoria de Seguros e Concessionária da Rede Lojacorr, o Grupo Renaseg atua em todos os segmentos de seguros.
“Possuímos em nossa empresa equipes para atendimento comercial (15 colaboradores) e operacional (8 colaboradores). Os corretores podem contar conosco, inclusive, para visitar seus clientes quando têm uma necessidade técnica mais específica. Estamos capacitados para isso”, destaca Claudinei Ferreira.
“Estamos com dois colaboradores em treinamento de seguro Transportes, Garantia e Responsabilidade Civil, além de uma colaboradora específica para o atendimento aos sinistros de nossos corretores”, acrescenta Rinaldi.
Para atuar em ramos mais técnicos, a Renaseg conta com uma equipe com larga experiência em todos os ramos de seguros. “Estamos aptos a auxiliar em qualquer demanda apresentada pelos corretores atendidos. E também estamos implementando um sistema de Hubs de atendimento, sendo que já atuamos no segmento de seguro imobiliário, para negócios compartilhados com nossos corretores. E, também, na colocação de Riscos Diferenciados e de cosseguro entre as seguradoras parceiras”, reforça Novais.
Segundo ele, a Renaseg oferece treinamento aos corretores, campanhas publicitárias e apoio no atendimento às demandas operacionais com cotação ou auxílio às cotações, quando realizadas pelos mesmos, acompanhamento de emissão dos seguros e também em casos de sinistros, para os quais tem um setor exclusivo para o atendimento.
“A Renaseg também desenvolve campanhas mensais para reconhecer os corretores, não considerando os melhores, mas proporcionando meios para que todos possam ser premiados”, acrescenta Ferreira.
Ao trabalhar com a Renaseg, o corretor tem à disposição atendimento de sinistros, campanhas de premiação, pessoal especializado, acompanhamento de renovações, treinamento e identificação de oportunidades, acompanhamento de cotação e de propostas, e gestão de campanhas de seguradoras.
“Todos os nossos colaboradores comerciais dispõem de notebooks e celulares para facilitar o atendimento aos corretores atendidos. Da mesma forma, nossa equipe operacional também dispõe de notebooks e celulares proporcionando um atendimento imediato a todos os corretores. A Renaseg disponibiliza o sistema para os corretores que não estejam equipados com Programas de Multicálculo”, diz Novais.
A Renaseg trabalha com os Vales Temáticos mensais, que funcionam como motor de crescimento da produção das parceiras seguradoras, nas quais promove vendas novas, de vários produtos e ramos de seguros.
“Temos como motores de crescimento, para a equipe comercial, o cadastro de novos corretores e sua rápida ativação por meio da primeira proposta. Para isso, nossa equipe comercial é treinada para identificar novas oportunidades a cada visita oferecendo ao corretor a possibilidade de ampliar sua carteira de negócios, aproveitando melhor sua carteira de clientes. Buscamos ainda, reter as renovações através de rigoroso acompanhamento de nossos indicadores”, destaca Rinaldi.
Transformações em uma jornada intensa
Nos últimos cinco anos, a Renaseg deu um salto em termos de inovação e tecnologia.
Quando a pandemia causada pela Covid-19 foi anunciada em 2020, imediatamente todos os colaboradores foram alocados em suas residências. “Na segunda-feira seguinte todos estavam a postos, na segurança de suas residências, sem prejuízo do trabalho ou do atendimento aos corretores. Com a pandemia, o mercado apresentou novas características. Houve uma maior demanda por seguro de pessoas e de patrimônio e uma redução nos seguros de automóveis. A Renaseg estava preparada para essa alteração e não teve redução nos prêmios arrecadados”, lembra Novais.
Já no pós-pandemia, a Renaseg adotou o sistema híbrido de trabalho, com os colaboradores no escritório por dois dias na semana. “A produção de seguro automóvel foi retomada resultando em um crescimento de 50%. Começamos a implantar os vales Temáticos que envolvem uma premiação por atingimento (Fez Ganhou) sem competição. E isso impulsionou a venda de diversos produtos de nossas parceiras”, conta Rinaldi.
Somente em 2023, a Renaseg iniciou uma nova parceria com duas seguradoras e expandiu o atendimento com três seguradoras para região de Campinas/Piracicaba, também no interior de São Paulo.
De acordo com Novais, o Grupo deve fechar o ano com o crescimento acima de 11%. “Nossa projeção é um crescimento acima de dois dígitos, perto R$ 132 milhões”.
Sucessão e o futuro
Pensando na continuidade do negócio, Alberto, Claudinei e Aldo já trabalham o processo de sucessão. Os três têm filhos já atuantes na operação das empresas do Grupo Renaseg. São eles Marília D. Novais e Natalie D. Novais, Guilherme B. dos Santos e Aldo Henrique C. Rinaldi, hoje responsáveis respectivamente pelas Gerências Administrativa, de Comunicação e Eventos, Tecnologia e Financeira.
“Estamos capacitando nossos futuros sucessores, e os novos líderes, para assumir responsabilidades, fortalecendo o pipeline de liderança em todas áreas da empresa”, comenta Alberto Novais.
“Entendemos que investir em capacitação e gestão é fundamental para garantir a continuidade e o sucesso da empresa, a longo prazo. A inclusão dos sucessores e dos novos líderes nas agendas e atividades da empresa é uma excelente maneira de integrá-los e prepará-los para o futuro”, acrescenta Ferreira.
Como desafios, os sócios têm a consolidação das operações em expansão, principalmente nos demais ramos além do automóvel, o impulsionamento das novas operações, promovendo a expansão de região das mesmas, e intensificar a diversificação de carteira nas operações consolidadas. Além disso, também observam a ampliação da atuação e parceria de especialistas, bem como intensificar a promoção de colocação e distribuição de cosseguro, junto aos corretores.
“O maior desafio daqui para frente é a entrada no nosso mercado de novos players com venda direta ao consumidor ou através de outras estruturas comerciais, como assessores de investimentos e vendedores de proteção veicular”, observam os diretores.
Quanto à expansão, o Grupo está aumentando a atuação na região de Campinas, Piracicaba, Sorocaba, com mais parceiros seguradores nesta região. “E, digitalmente, estamos impulsionando um parceiro segurador para todo o Brasil”, anuncia Rinaldi.
“A Renaseg completa um quarto de século reconhecendo que o sucesso de nossos parceiros é o nosso maior negócio. Agradecemos a confiança e a parceria de cada um e, juntos, vamos continuar a construir um futuro ainda mais promissor”, conclui Novais.
As empresas do Grupo Renaseg
A Adar Assessoria de Seguros atua como Assessoria de Seguros e, ainda, é concessionária das unidades Ribeirão Preto e Piracicaba da Rede Lojacorr, que atua na prospecção de novos corretores associados e na interface destes profissionais junto às seguradoras parceiras;
Renaseg Assessoria de Seguros é uma assessoria para distribuição e promoção de vendas de produtos de seguros e consórcios das seguradoras representadas. Atua no cadastro e no atendimento aos corretores destas seguradoras;
A Tevet Corretora atua como uma empresa que viabiliza negócios para corretoras que não estão cadastradas em seguradoras atendidas pela Renaseg, com apoio na colocação de Riscos Diferenciados ou como forma de viabilizar negócios. Como exemplo são as seguradoras que não têm contrato de assessoria mas viabilizam negócios através de co-corretagem. A Tevet está se estruturando como especialista em determinados ramos, no formato de hub, possibilitando negócios com outras corretoras.
Conteúdo da edição de novembro (270) da Revista Cobertura