Continental mantém atuação estratégica para os corretores e as seguradoras

Criação de células de cada seguradora dentro da assessoria, que possibilitam um atendimento ágil e qualificado para o corretor, faz parte da atuação peculiar da Continental

Carol Rodrigues

Uma empresa familiar extremamente profissional e organizada para trabalhar com as 21 marcas que representa com atendimento personalizado aos cerca de 4 mil corretores de seguros. A Continental Assessoria, fundada por Luiz Gustavo Miranda de Sousa em 1997, é hoje uma das consultorias em seguros mais renomadas do Brasil.

Ao seu lado atuam as também sócias, Angela Maria Faveri Miranda de Sousa e a filha Liza Maria Faveri Miranda de Sousa.

Quem conhece a Liza, carinhosamente chamada como Luli, sabe da certeza que Luiz Gustavo e Angela têm com relação ao êxito da sucessão.

“Estamos num momento virtuoso, pois a nossa assessoria está consolidada e temos fechado novas parcerias, sendo algumas com exclusividade”, conta Liza, para quem os próximos anos serão de muito trabalho e o surgimento de novas parcerias.

O cenário estimula a projeção de a Continental encerrar 2022 com cerca de R$ 200 milhões em prêmios.

“Nosso modelo de negócio funciona, pois criamos valores e variações de atendimento ao corretor, e ainda conseguimos fazer com que a marca das companhias sejam conhecidas, tendo uma venda mais especializada e produtiva junto aos seus futuros clientes”.

Aliás, a assessoria é reconhecida pelo apoio especializado ao corretor, sua produtividade e, inclusive, treinamentos e avanço na produção dos parceiros iniciantes.

A Continental iniciou suas atividades como assessoria exclusiva, em 2001, da antiga Real Seguros, hoje Tokio Marine.

O início das operações foi desafiador, pois havia uma associação equivocada da imagem do trabalho das assessorias e das plataformas. “Tínhamos que mostrar muito para o corretor a diferença do nosso trabalho com o das antigas plataformas. Com o tempo, o nosso corretor percebeu que não somente o atendimento era diferenciado, mas também os trâmites operacionais. Desde o início, a nossa assessoria sempre atendeu exclusivamente corretores de seguros e nunca trabalhou com venda direta. Também sempre deixamos os corretores com o código direto ligado à seguradora/operadora. Dessa forma, tanto a identidade dos corretores, como a sua comissão são integralmente preservadas”, conta.

Segundo Liza, a missão da assessoria é criar valor no atendimento aos corretores de seguros seguindo as regras e os trâmites de cada seguradora e operadora parceira. “O corretor de seguros é o representante do segurado. Portanto, ele é o elo entre as companhias e seus clientes potenciais. Este corretor é o primeiro a ser lembrado pelo cliente no momento de apuros, mesmo antes das centrais de atendimento das seguradoras”.

Com o passar do tempo, a Continental aos poucos se tornou uma assessoria multimarca, fechando parceria com seguradoras conceituadas no mercado. “A cada parceria fechada investíamos na criação de células dentro da assessoria (que são departamentos apartados e especializados no produto de determinada parceria), ou seja, o atendimento ao corretor fica mais ágil e qualificado”, completa.

Especialização

O atendimento especializado, a capacitação e a facilitação das vendas são os principais motivos para o corretor trabalhar com a Continental. “Nosso atendimento especializado e diferenciado ao corretor é o grande motivo para termos uma grade hoje de quase 4 mil corretores de seguros no estado de São Paulo”, orgulha-se a sócia-diretora.

Os corretores de seguros de todos os portes – pequeno, médio e grande – podem contar com o apoio da assessoria. Conforme Liza, a assessoria é um incentivador do corretor de seguros, sendo especialista no atendimento das companhias parceiras. “Somos prestadores de serviços, e não corretores. Nossa essência não é vender e, sim, atender com boa vontade e expertise os corretores de seguros”, reforça.

Time Continental: especialização e foco em atender o corretor com excelência

Os próprios corretores avaliam o time de colaboradores da assessoria  periodicamente. “Todos os nossos funcionários sabem que são avaliados, e mais do que isso, todos têm a cultura da boa prestação de serviços ao corretor que, muitas vezes, dependendo da seguradora, está escassa. Então, nossa equipe sabe que deve sempre dar retorno, ter coerência e conhecimento nas informações, tem que ter agilidade e simpatia (e são nesses quesitos que nossa equipe é frequentemente avaliada no site pelos corretores)”, completa.

A estrutura da Continental é dividida em células de atendimento, que são departamentos técnicos separados por seguradoras, operadoras e ramos. “Além disso possuímos alguns comerciais exclusivos em determinadas marcas que dão um respaldo mais efetivo ao corretor no momento de sua venda.Nós deixamos o corretor com muito mais tempo livre e menos voltado para área operacional, e sim focado na parte comercial de sua corretora”.

Hoje, na Continental, o corretor escolhe a forma de atendimento que deseja, seja ela presencial ou virtual. “Em ambas as formas, conseguimos nos adaptar ao perfil e necessidades do corretor de seguros, sempre estimulando o mesmo a vender mais. Atualizamos nossos corretores com informações do mercado, gestão da sua carteira, oportunidades de negócios, renovações, aceitações junto às companhias e descontos, sem contar criação de projetos exclusivos para estes corretores trabalharem com seus clientes”.

Expansão territorial

Sediada em São Paulo, especificamente na região central, como a Continental sempre se adaptou às necessidades de cada seguradora e operadora, logo percebeu que havia uma oportunidade no atendimento aos corretores do interior e litoral de São Paulo. ”Passamos a investir nessa região, contratando funcionários técnicos e comerciais do mercado para expandir o atendimento aos corretores destas regiões. Hoje, o interior e o litoral representam 25% da receita da empresa”, comenta Liza.

A Continental atua em todos os ramos de seguros, pois possui parceria com um leque de seguradoras e operadoras que tem seus determinados nichos. No entanto, atualmente possui grande representatividade no Automóvel, Empresarial e Saúde.

“Os investimentos da Continental estão cada vez mais voltados em diferenciarmos nosso atendimento junto aos corretores, ou seja, buscamos a atuação pró-ativa e não atendimento de demanda. Desta forma, além do incentivo ao corretores, ajudamos os mesmos a ampliarem suas carteiras e a desenvolver novos negócios em ramos ainda não explorados pelo corretor”.

A Continental conta hoje com 21 parceiras: Tokio Marine, Suhai, Chubb, Sompo, HDI, Zurich, Mapfre, Sura, Ituran, FairFax, Amil, Grupo NotreDame Intermedica, Central Nacional Unimed, Omint, Kipp, QSaúde, Cruz Azul, Qualicorp, Corpore, American Life e MAG.

Em 25 anos de atuação, a Continental possui muitos marcos. De acordo com Liza, um deles foi a criação da Aconseg-SP, pois a Continental foi uma das fundadoras e, inclusive, Luiz Gustavo  tornou-se presidente por quatro anos. Além disso, ela cita as premiações de várias seguradoras e operadoras parceiras, das quais a assessoria se destacou em primeiro lugar, e o espaço físico criado para atender os corretores da melhor forma.

Embora a Continental invista em novas parceiras, profissionais qualificados, ferramentas tecnológicas, algo não muda no papel exercido pela assessoria. “O papel de uma assessoria é ser uma extensão da seguradora/operadora, ou seja, nós operamos como uma sucursal terceirizada da mesma. Nossos corretores, como empresários, têm livre escolha de ser atendidos por quem quiser. Portanto, o que nos diferencia de outros canais é o bom atendimento”.

Conteúdo da edição de outubro (247) da Revista Cobertura

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