Com a premissa de servir o corretor de seguros, Christ Assessoria completa 20 anos, sempre pensando em como agregar mais valor
Carol Rodrigues
Um crescimento em números de vendas exponencial, a ampliação de seguradoras e operadoras parceiras e a segmentação de equipes e gestão por produtos e por parceiros. É dessa forma que a Christ Assessoria em Seguros completou 20 anos de atuação no mercado de seguros.
“Praticamente dobramos de tamanho, como consequência o crescimento da equipe de colaboradores e os treinamentos destes, hoje são 44 nas nossas equipes. Na Christ, cada seguradora tem uma pessoa ou uma equipe dedicada com exclusividade”, destaca o fundador Jairo Henrique Christ, diretor da Christ Assessoria em Seguros.
Hoje, a Christ possui 22 parceiras, distribuídas por centro de negócios, com equipes ou pessoas dedicadas. Em Auto/RE são cinco, Saúde são cinco, Vida e Previdência, seis, e de nicho mais seis. “Atendemos 2,5 mil corretores, localizados em todo o interior do estado de São Paulo, da região de Jundiaí, do Litoral Norte até a região de Presidente Prudente”, destaca Jairo.
Para ele, o fato de a assessoria ser reconhecida como uma marca consolidada no mercado é a grande recompensa de um trabalho, sério, sólido e comprometido com os seus objetivos, princípios e valores. “Ninguém constrói uma história como a nossa sozinho. Temos uma equipe comprometida, de excelente qualidade, muitos já formados dentro da própria empresa. Temos os fundadores que carregam ‘o piano’ desde o início e aqueles que se juntaram ao longo da trajetória, ou ainda aqueles que passaram e deram a sua contribuição”.
A grafia do nome Christ significa Cristo, em tradução literal, que é o maior exemplo de trabalho em equipe e de líder servidor que existiu e existe. “Servir as seguradoras e ao corretor é o nosso propósito e é o que nos define. No dia a dia praticamos isso”.
Segundo Jairo, o lema nos anos de 2022 e 2023 foi empatia, que se traduz no trabalho diário, ouvir, entender, compreender e agir. “Trabalhamos isso para firmar e reafirmar o nosso propósito, que precisou e precisa ser compreendido pelos nossos parceiros e pela nossa equipe no convívio diário. Traduzindo o servir em ações”.
Segmentação em produtos e áreas de ação
Ao mesmo tempo em que celebra o aniversário, a Chirst promove o seu encontro anual de avaliação e planejamento. Segundo o fundador, nestes encontros são avaliados o ano em curso e o planejamento do próximo. “Nosso lema para 2024 e 2025 é a segmentação em produtos e áreas de ação, ou seja, construirmos segmentos específicos com equipes dedicadas ao vida e previdência, saúde e odonto, auto/RE e outras companhias (aqui atuamos com seguradoras de nichos específicos)”.
“Repetimos constantemente a frase aos nossos corretores: ‘você tem o cliente e nós a solução em seguros’. Eu diria que temos todos os produtos que o corretor necessita, desejamos ter na ‘prateleira’ tudo o que o corretor demanda. Cunhamos outra frase que repetimos: ‘nós sempre vamos buscar o sim para as necessidades dos corretores, mas o não em última análise também é uma resposta’. Por isso, buscamos seguradoras de nichos para atender as necessidades dos corretores”, descreve.
Para incentivar o corretor atuar em outros ramos, o que considera grande desafio, Jairo conta que tem investimentos e envidado esforços para que ele diversifique as suas vendas no mesmo CPF ou no mesmo CNPJ. “Neste sentido, criamos áreas específicas de Vida e Previdência, Saúde, RC Profissional, E&O e D&O, Garantia, Riscos de Engenharia e outros produtos. Repito a frase: ‘você, corretor, tem o cliente e nós a solução em seguros’. Entendemos que o caminho é por aí, com a nossa especialização, nos colocando a disposição do corretor para o ajudar efetivamente nesta diversificação. Hoje são investimentos, que acreditamos em breve nos trarão retorno, para nós todos neste nosso mercado”.
Desafios
Após o desafiador período de pandemia, que trouxe transformações tecnológicas, primeiro na adaptação a nova realidade, depois a possibilidade de atender mais corretores, uma vez que a pandemia solidificou e forçou o atendimento online. “O perfil do cliente mudou e precisamos nos adaptar. O papel foi substituído pelo digital, ganhamos velocidade e muitas inovações. Apesar de todas as dores, a pandemia foi transformadora no nosso mercado”.
“Hoje nosso foco está em consolidar a nossa segmentação, com especialização por centro de negócios, implantando e avançando com novas tecnologias que se apresentam constantemente. Vamos continuar a crescer dentro do nosso mercado atual, pois há muito ainda a fazer”, conta Jairo. “Os desafios para novos projetos fazem parte de uma empresa como a nossa e estamos atentos ao mercado de seguros e os caminhos e tendências que ele traça”, completa.
Entre as novidades, ele diz que tem conversado bastante sobre o compromisso com a sociedade, o país e a verdadeira preocupação com a agenda ESG. “Estamos desenhando ações internas e externas que levem nossa contribuição social e com o meio ambiente.
Olhamos e influenciamos pequenas ações individuais e externas ao nosso alcance. Como empresa e indivíduos não podemos e não devemos nos isolar, precisamos nos comprometer. Isso marcará a nossa trajetória, inclusive no mercado segurador”.
Para Jairo, os 20 anos trazem um gostoso sentimento de realização. “Construir uma empresa, gerar oportunidade de trabalho para 44 pessoas é por si só uma realização, e ainda ver que podemos avançar tendo projetos e desafios é muito gratificante. Construir a sucessão é um dos grandes desafios, além de continuar sendo uma empresa sólida comprometida”, analisa o fundador.
Conteúdo da edição de dezembro (271) da Revista Cobertura