Lideranças do mercado segurador nacional lançam um olhar sobre o futuro da distribuição de seguros no Brasil
Carol Rodrigues
A própria designação diz: corretor de seguros. Isso significa que ele é um profissional habilitado a trabalhar com todos os ramos e soluções oferecidos pelo mercado.
Dessa forma, as seguradoras, as assessorias e as entidades têm procurado investir em inovações, conhecimento e ferramentas que impactem positivamente o dia a dia do corretor de seguros.
De forma geral, o futuro pode ser incerto. Mas em termos de distribuição de seguros há uma certeza: seguros são sempre melhor contratados com corretores de seguros.
Vem aí o Campeonato de Truco
Segundo Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental, a assessoria está organizando para outubro um campeonato de truco para alguns corretores parceiros da Tokio Marine. “Será um momento ótimo para descontrair e aproximar ainda mais nossos corretores e equipe da companhia, que contará com a presença dos principais executivos da seguradora”, diz.
A própria razão de existir da Continental consiste em facilitar a vida dos corretores, pois, em todos os ramos de seguros, ela realiza tarefas do dia a dia dos profissionais, para que cada vez mais eles fiquem livres para vender e ter tempo para ser o consultor em seguros do seu cliente.
“Os corretores serão sempre indispensáveis para o segurado, e as assessorias serão cada vez mais proeminentes e importantes no mercado. Terceirizando o trabalho não apenas da seguradora, mas também facilitando e auxiliando o corretor”
Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental Assessoria
Informações mais acessíveis
“Na AXA, estamos sempre buscando inovação para apoiar nossos parceiros corretores. Só em 2024, lançamos a plataforma digital de três dos nossos produtos: Responsabilidade Civil Geral, E&O e D&O. Com isso, trouxemos maior facilidade, agilidade e simplicidade para a jornada de cotação, contratação e emissão de apólices desses produtos, permitindo ao corretor focar-se em um atendimento mais consultivo. Isso também permite à AXA ampliar sua capacidade de atendimento”, descreve Karine Brandão, VP Comercial e Marketing.
Neste 2º semestre, a companhia apresentou ao mercado um novo site, alinhado com os valores e evolução da companhia. “Ele é mais dinâmico, com uma navegação fácil e uma linguagem próxima, inclusiva, amigável e compreensível. Não foi apenas uma reformulação visual, foi muito mais do que isso. Nosso site hoje pode ser usado como uma ferramenta-chave para o corretor se informar sobre nossos produtos, tirar dúvidas e utilizá-lo no contato com o cliente, tornando as informações mais acessíveis”, diz a VP, ao comentar outra iniciativa recente, o RodaCast, videocast gravado na Roda Rico.
“Facilitar a vida dos nossos parceiros sempre foi uma prioridade para a nossa companhia. O corretor é o nosso primeiro cliente, e buscamos sempre como podemos evoluir, trazendo melhorias e agilidade, permitindo que eles cresçam junto conosco”.
“Acredito que a digitalização continuará sendo um grande propulsor de mudanças. Porém, na AXA, sempre vamos valorizar a importância do relacionamento humano. Acreditamos que teremos cada vez mais ferramentas e soluções que facilitem nosso dia a dia, tornando nosso trabalho cada vez mais consultivo, técnico e especializado. As seguradoras que souberem integrar tecnologia com a expertise dos corretores terão um papel de destaque nesse novo cenário”
Karine Brandão, VP Comercial e Marketing da AXA
Um novo ciclo
A Aconseg-SP, que encabeça o movimento “Diga Sim ao Seguro de Vida” há cinco anos, dá um passo a mais no incentivo à comercialização do vida entre os corretores. A associação organiza uma imersão sobre essa modalidade de seguros no mês de outubro para os corretores parceiros das assessorias.
“Queremos fomentar no corretor, através de eventos, congressos, tudo o que pudermos fazer, que ele procure mais o seguro de vida. Também estamos mostrando aos nossos parceiros que estamos juntos e também queremos ajudá-los”, destaca Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP.
A ideia da Aconseg-SP é promover encontros periódicos entre seguradoras e corretores para falar sobre produtos diversificados, enfatizando ao corretor o horizonte disponível muito além do automóvel. Ele antecipa que a Aconseg-SP estuda uma ferramenta que facilitará a cotação dos corretores que trabalham com as assessorias. “A Aconseg-SP é corretor de seguros na veia. O corretor é a razão de existência das assessorias e sempre investiremos em qualificação e ferramentas que facilitem o dia a dia desses profissionais”.
“O corretor de seguros é o canal de distribuição mais importante e mais acessado por todas as companhias entrantes no mercado. E não falamos somente de seguradoras, temos empresas DE consórcio, assistência funeral, etc. O único canal de distribuição para nós assessorias é o corretor de seguros. Vamos continuar com o nosso trabalho por muitos e muitos anos”
Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP Corretor cada vez mais expert
“A Brazil Health é uma empresa dinâmica e pulsante. A cada ciclo do ano procuramos sempre disponibilizar ações voltadas para o desenvolvimento do corretor”, diz Marcelo Reina, CEO da Brazil Health.
Inclusive, a BrH realizou em setembro a XII edição do Corretor Expert, definido por Reina como uma ação importante para aproximar os corretores das companhias, das lideranças e também das oportunidades.
“Nos últimos meses fizemos investimentos crescentes em tecnologia, trazendo robôs para acelerar cadastros e baixa de comissão. Estamos investindo em cotadores cada vez mais fáceis de usar. Temos um multicálculo para o corretor dentro da loja de aplicativos, seja apple store ou google play, para ele fazer a cotação no celular em poucos cliques”.
A Brazil também está reforçando os times de profissionais dedicados a assessoria, ao pós-venda, massificado e empresarial.
“Vejo o futuro com o corretor cada vez mais atualizado com o que há de melhor em consultoria para o cliente dele. O corretor é essencial no mercado de benefícios. Vejo que o acesso à informação que o segurado tem hoje vai exigir cada vez mais dos corretores, seja em estrutura ou qualificação. O futuro é muito consultivo”
Marcelo Reina, CEO da Brazil Health
A construção da melhor experiência
“O momento atual do Grupo HDI no Brasil por si só é uma grande novidade. Isso porque os recentes movimentos da empresa, com as aquisições da Sompo Consumer e da Liberty – agora Yelum Seguradora – demonstraram a relevância que o mercado brasileiro tem para o Grupo Talanx, que é um dos maiores grupos seguradores do mundo”, diz Paulo Ricardo Cesario Costa, diretor Regional São Paulo Interior do Grupo HDI.
Segundo ele, o Grupo tem a oportunidade única de construir a melhor experiência aos clientes, corretores e distribuidores. “Um bom exemplo dessa nossa oportunidade é o recente lançamento do programa Cresça Corretor, agora mais completo e com um olhar para as três marcas do grupo: HDI, Yelum e Aliro. A iniciativa tem três principais lentes como pilar: eficiência operacional, que visa buscar os melhores processos para oferecer uma jornada única a nossos corretores; a remuneração, com modelos de programas diferenciados para potencializar a receita de comissão do corretor; e o conhecimento, que disponibiliza um olhar de treinamento e apoio aos nossos corretores, dado que temos um dos maiores portfólios de produtos do mercado”.
Para oferecer a melhor experiência, o grupo segurador tem investido na internalização de sinistros e atendimentos na Fácil Assist, atendimento comercial unificado e na busca dos melhores processos e serviços. “As ferramentas são sempre construídas com o objetivo de melhorar a vida de nossos corretores”.
Cesario destaca que o mercado de seguros brasileiro, assim como vários setores, está em constante transformação e de forma acelerada. “Particularmente, tenho uma visão muito otimista sobre esse tema, que se baseia em alguns aspectos. O primeiro é que os processos, de maneira geral, estão mais simples e mais rápidos, o que possibilita a nossos corretores uma dinâmica mais ágil em suas tarefas diárias e proporciona um olhar para novos negócios e novos clientes, além da oportunidade de cross sell, amplamente incentivado, não só por nós no Grupo HDI. O segundo é que temos hoje diferentes gerações que são potenciais consumidores de produtos e serviços de seguros”.
“Nosso principal distribuidor, o corretor de seguros, precisa entender que são clientes que continuam valorizando dois atributos importantes que possuímos: confiança e relacionamento, só que de forma ou por canais diferentes, como WhatsApp e mídias sociais, entre outros. Por isso, reitero que nenhuma forma ou canal, por mais diferentes que sejam, podem ser descartados, é necessário um olhar cuidadoso para todas. Por fim, produtos e serviços de seguros passam por uma transformação em seus modelos de contratação e ofertas. Portanto, o papel do distribuidor aqui é fundamental, pois ele precisa estar atento e se preparar cada dia mais para essa nova onda de avanço do mercado”
Paulo Ricardo Cesario Costa, diretor Regional São Paulo Interior do Grupo HDI
Atendimento e capacitação
Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE, destaca que todo esforço da associação gira em torno da divulgação dos potenciais do mercado de seguros das regiões Norte e Nordeste e a busca de mais oportunidades de negócios para os corretores.
Segundo ele, atender com qualidade os corretores sempre foi a vocação das assessorias da Aconseg-NNE. “Então, para facilitar a vida dos parceiros buscamos contribuir para um processo de atendimento mais ágil por parte das seguradoras e operadoras de saúde que representamos e atuarmos fortemente na capacitação destes corretores, tanto diretamente como em parcerias com a ENS (Escola de Negócios e Seguros) e demais entidades do mercado, para venderem cada vez mais seguros alcançando o maior número de clientes possível”.
“Não há dúvidas que muita tecnologia será aplicada na distribuição de seguros, mas acredito que o aspecto humano será fortalecido pela carência das relações pessoais. Como desde hoje se discute a redução da jornada de trabalho para termos mais qualidade de vida, no segmento de seguros precisaremos de mais pessoas envolvidas e, consequentemente, o papel do corretor de seguros continuará com elevada importância”
Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE
Sempre com as portas abertas
Nos últimos meses, a Alba Seguradora entregou uma grade de produtos bastante interessante, tais como os seguros de vida, residencial, compreensivo empresarial, garantia estendida e acidentes pessoais com sorteios. Recentemente, a companhia iniciou as operações em riscos diversos – máquinas e equipamentos.
A Alba também investiu no Portal do Corretor, que contempla um cotador dos produtos e trouxe campanhas para os corretores. “No momento está no ar a Campanha Carnaval em Salvador, em 2025, pois somos uma empresa com matriz fiscal na Bahia e toda uma história de relacionamento com o Estado”, diz o CEO Carlos Alberto Trindade Filho.
A Alba também trabalha para que clientes e corretores tenham acesso fácil. Para isso, a central de atendimento foi internalizada. “Dessa forma, a nossa voz chega ao corretor e ao cliente. Facilitar a vida do corretor significa ter produtos que facilitem o processo de venda e agreguem valor para o cliente do corretor, com benefícios, preço competitivo e comissão atrativa para o corretor. Somos uma empresa de portas abertas. O corretor é super querido dentro da Alba e tem acesso a todo mundo, do presidente aos técnicos e comerciais”.
“Estamos investindo cada vez mais em tecnologia para o atendimento do corretor e para facilitar a vida dele. Esse é um ponto-chave do nosso crescimento e no relacionamento com o corretor”, acrescenta o CEO.
“Sou adepto de que o corretor de seguros tem sido o grande player da distribuição de seguros no Brasil. Na minha visão, o futuro é exatamente esse. O corretor de seguros mais envolvido, atuando de forma mais profunda na distribuição de seguros. O corretor será cada vez mais o consultor do cliente. Ele fará uma análise mais holística dos riscos aos quais o cliente dele está submetido e vai poder endereçar soluções. O corretor de seguros é capaz de operar em todos os segmentos do mundo de seguros”
Carlos Alberto Trindade Filho, CEO da Alba Seguradora
A primeira Convenção
“A Aconseg Centro-Oeste tem muitas novidades, além dos trabalhos contínuos do dia a dia que é levar networking e conexões para os associados e parceiros”, comenta Enir Junker, presidente da Aconseg Centro-Oeste.
De forma a facilitar a troca de experiências, contatos e parcerias entre os membros, a Aconseg-CO irá promover no final de outubro deste ano a sua 1ª Convenção. Segundo Enir, na ocasião, haverá palestras e painéis de discussão sobre os assuntos mais atuais do mercado de seguros. “Também teremos painéis com executivos de seguradoras nos quais será possível ter a visão das companhias sobre os assuntos que são mais relevantes hoje, tanto para corretores quanto para as assessorias de seguros, e que irão influenciar diretamente na distribuição dos seguros no Brasil”.
De acordo com ela, a Aconseg-CO, por meio das assessorias associadas, está constantemente envolvida em oferecer suporte prático e relevante, além de garantir que as interações e serviços oferecidos estejam alinhados com as necessidades dos parceiros assessorados. “Para garantir isso, criamos o Selo de Excelência da Aconseg-CO que é uma certificação concedida às assessorias que atendem aos mais altos padrões de qualidade, ética e transparência estabelecidos pela associação. A conquista do selo proporciona à assessoria conexões com os maiores profissionais do mercado de seguros em todo o País, além de trazer mais autoridade para sua imagem aos olhos de seguradoras e corretores”.
“Para o futuro não tão longo, o mercado de seguros passará por uma transformação tecnológica e para isso a questão regulamental também será adaptada. Penso que quanto À distribuição, existirão os canais digitais, mas a figura do corretor de seguros permanecerá, cabendo ao segurado escolher qual o modelo que se sente mais confortável e confiante para contratar os seus seguros. O ideal é que os corretores já comecem a se adaptar para a nova era, apostando em boas tecnologias de forma a utilizar esses meios na distribuição de seguros”
Enir Junker, presidente da Aconseg Centro-Oeste
A melhor jornada de ponta a ponta
“O corretor de seguros é um dos principais parceiros de negócios da Zurich. Sempre investimos para oferecer a eles e seus clientes a melhor jornada, de ponta a ponta”, destaca Marcio Benevides, diretor Executivo de Distribuição da Zurich Seguros.
No automóvel, recentemente a companhia lançou, em conjunto com a Maxpar Assistências, a cobertura Pequenos Reparos Premium, que ampliou de R$ 1.000 para até R$ 1.500 o valor de mão de obra coberto em caso de colisão, além de garantir a troca do para-choque e seus itens complementares, assistindo o cliente em até R$ 15 mil. “Este é um grande diferencial em relação às coberturas tradicionais de pequenos reparos que o mercado oferece, e importantíssimo em um cenário de franquias mais altas”.
Em junho, a companhia também anunciou que, em parceria com a Tempo, passou a fazer a compensação da emissão de carbono para todos os produtos que integram a sua carteira de massificados, o que inclui o seguro residencial, seguro para pequenos negócios (Zurich Empresa), seguro imobiliário e para condomínios.
Na companhia, o cadastro dos corretores passou a ser 100% digital. “Com isso, tornamos a jornada mais simples e ganhamos em eficiência, agilizando e simplificando o cadastro dos corretores conosco. Essas e outras iniciativas fazem parte do projeto de digitalização da Zurich, que inclui, ainda, o uso de ferramentas para facilitar a vida, não apenas dos corretores, como também dos clientes”, diz o diretor da companhia que, durante os Jogos Olímpicos lançou a nova campanha de posicionamento de marca no Brasil, “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.
Para Benevides, qualquer que seja o caminho que a distribuição de seguros siga no Brasil, ele passa pelo corretor de seguros, que tem papel fundamental para compreender as necessidades dos clientes e prestar uma consultoria de riscos qualificada. “Podemos esperar um aumento da digitalização no que diz respeito à simplificação das tarefas mais operacionais e da oferta dos seguros, também na forma de contatar os clientes (o que, inclusive, deve otimizar o trabalho do corretor), mas não no que diz respeito ao relacionamento entre seguradoras, corretores e clientes, que deve seguir humanizado e baseado em laços de confiança, proximidade e presença”.
“Queremos estar onde o corretor está. O futuro da distribuição é baseado no fortalecimento do relacionamento com corretores, vital ao mercado, e na diversificação dos portfólios desse profissional, que permitirá a eles prestar uma consultoria de risco ainda mais qualificada e completa aos clientes”
Marcio Benevides, diretor Executivo de Distribuição da Zurich Seguros
Bandeira da autorregulação
Para Silvio Toni, presidente do Sindicato das Empresas de Comercialização e Distribuição de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo (SindiPlanos),os corretores são a locomotiva da saúde suplementar. “Tudo o que pudermos fazer para facilitar, faremos”.
“Para os corretores, nossa novidade mais recente é a proposta da autoregulamentação feita ao mercado, através da qual poderemos alinhar assuntos de interesse dos corretores, como regulação dos estornos, estratégias comerciais, valorização dos corretores que trabalham corretamente (99% do mercado) e qualificação profissionalizada”, acrescenta.
“O futuro da distribuição dos planos de saúde se dará com os corretores atuais e outros que se somarão, desde que se permitam atualizar, evoluir, assumir responsabilidade e continuar brilhando, como sempre aconteceu”
Silvio Toni, presidente do SindiPlanos
Investimento forte em inovação
“Estamos sempre em busca da inovação e da otimização dos nossos processos para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros de negócios”, ressalta Rodrigo Pecoraro, diretor Executivo de Seguros da Sabemi Seguradora.
Além da expansão dos canais de distribuição e do desenvolvimento de soluções personalizadas, a Sabemi vem investindo na plataforma SimpleSeg. “Ela confere maior autonomia e agilidade aos corretores, simplificando o processo de vendas, criando um ambiente colaborativo e reunindo, em um só lugar, todas as informações sobre os produtos da Sabemi. Na plataforma, além de ter acesso às cotações dos seguros e de fazer o gerenciamento completo das apólices, os corretores têm acessos a serviços como a emissão de certificados e boletos”, explica.
Segundo ele, a companhia investe fortemente em inovação e tecnologia para facilitar o trabalho dos corretores parceiros, proporcionando a eles mais autonomia, agilidade, segurança e eficiência. “Um dos nossos principais focos é o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar processos e análises, permitindo que os corretores ofereçam soluções personalizadas aos clientes de maneira mais rápida e assertiva”.
“Será impulsionado pela digitalização, personalização e inclusão financeira. Com tecnologias como inteligência artificial e big data, as seguradoras poderão oferecer soluções sob medida, atendendo às necessidades dos consumidores de forma mais ágil. A contratação de seguros por meio de plataformas digitais ganhará destaque, tornando o processo mais simples e acessível. Os ‘seguros sob demanda’ atenderão especialmente as novas gerações. A inclusão de camadas da população de baixa renda, com soluções acessíveis como microsseguros, também será uma tendência. Além disso, o fortalecimento de ecossistemas de seguros, integrados a plataformas de varejo e mobilidade urbana, trará novas oportunidades de oferta de seguros embutidos, transformando a maneira como os consumidores percebem e adquirem proteção”
Rodrigo Pecoraro, diretor Executivo de Seguros da Sabemi Seguradora
Parceria com a Neo Seguradora
A grande novidade que a Oceânica traz ao mercado é a parceria com a Neo Seguradora. “É uma companhia que chegou para digitalizar o mercado e desburocratizar a contratação do seguro para os clientes que ainda não têm a primeira apólice de seguro do veículo”, comenta Tadeu Fernando, superintendente comercial da Oceânica Seguros.
A Oceânica tem procurado aprimorar cada vez mais os processos de venda para facilitar a vida dos corretores. “Nosso foco é deixar o corretor focado em vender e atender cada vez melhor a sua carteira para expandir a sua corretora”.
“A distribuição de seguros no futuro será cada vez mais com mídias digitais atingindo clientes em todo o Brasil, o corretor precisa investir em mídias digitais, para não ficar desatualizado. seguro sempre será com corretor que está atento à tecnologia e captando clientes via digital”
Tadeu Fernando, superintendente comercial da Oceânica Seguros
Página de Vendas
O destaque do Grupo Bradesco Seguros é a Página de Vendas, lançada recentemente, que permite ao corretor de seguros criar sites de venda e perfis em redes sociais personalizados.
Além de contar com um portfólio competitivo, a companhia busca ferramentas que facilitem o dia a dia dos corretores, seja na fase da negociação como no pós-venda. Um exemplo é o Portal de Negócios, que sempre conta com novidades em campanhas, materiais de apoio e acompanhamento de processos.
O Grupo investe na plataforma Universeg, com cursos que oferecem desde conhecimentos técnicos básicos até competências de comportamento, as chamadas soft skills.
“Para o Grupo Segurador, o corretor de seguros é e continuará sendo uma peça fundamental no setor. Além do papel operacional, esses profissionais têm atuação estratégica, com uma perspectiva única sobre as necessidades do mercado e dos clientes, tornando-os parceiros das empresas e dos segurados”
Grupo Bradesco
Conteúdo da edição de setembro (268) da Revista Cobertura