Estratégia da Tokio Marine contribui para avançar no desafio da diversificação

Regionais Norte e Nordeste têm o objetivo comum de expandir a presença da companhia, trabalhar a especialização no atendimento aos corretores e oferecer soluções completas e serviços qualificados

O ano de 2012 pode ser considerado um divisor de águas na operação da Tokio Marine nas regiões Norte e Nordeste. Afinal, foi quando a companhia criou as diretorias responsáveis para cada uma das regiões.

Cefas Rodrigues, diretor Comercial Regional Norte da Tokio Marine

“Desde então, temos focado em ampliar a atuação da companhia na região, expandir a presença de nossas carteiras e construir, cada vez mais, um relacionamento perene com nossos corretores”, comenta Cefas Rodrigues, diretor Comercial Regional Norte da Tokio Marine.

Com o objetivo de atuar de maneira próxima aos corretores e assessorias, sempre atentos às oportunidades e atualizações de mercado, a companhia decidiu dividir para somar.
Como resultado, passou a registrar crescimentos suntuosos e a despontar nessas regiões.

“O pilar do nosso segmento é o aspecto relacional. É aqui onde conseguimos configurar muita diferença no negócio. Agora, de fato, estamos com a presença comercial muito acelerada nessas pontas”, expõe Ronaldo Dalcin, diretor Comercial Regional Nordeste da Tokio Marine.

Marca histórica no Nordeste

Ronaldo Dalcin, diretor Comercial Regional Nordeste
da Tokio Marine

Em 2024, a regional Nordeste bateu quase R$ 600 milhões em produção, uma marca histórica com crescimento de 12,5%. A evolução se deu em produtos como Auto (12,3%), mas também o E&O (33%), Vida (27%), Transporte (21,4%) e Residencial (21%).

Vale ressaltar que, entre as oito regionais da Tokio, a Nordeste foi a que mais cresceu no Vida. “Temos uma estrutura na companhia dedicada ao produto Vida, com uma diretoria nacional de Vida e duas profissionais dedicadas ao produto nas regiões Norte e Nordeste.

Temos a Silvia Nascimento, gerente de Vida Massificados e a Cinda Braga, gerente de Vida PJ. Aqui está uma das chaves do nosso sucesso”, diz Dalcin.

A carteira de Transportes já está consolidada na região, pois a Tokio já é a primeira no segmento. “Crescer em cima de uma base que já é grande e consolidada é muito importante”.

Dalcin define o Residencial como um grande desafio. “Quando olhamos as estatísticas da FenSeg vemos que apenas 17% das residências no Brasil são seguradas; na região Nordeste, são apenas 6,4%. Isso se transforma em oportunidade porque temos um lapso comparado com o mercado nacional e um espaço na minha visão para crescer”.

O crescimento no Residencial é decorrente de um trabalho focado. Conforme o diretor, cada gerente comercial recebe uma relação de corretores produtivos. “No início de 2024, pegamos a relação e vimos que a ativação de corretores no produto Residencial era muito baixa. Começamos a fazer um trabalho que passou por incluir mais o Residencial nas nossas apresentações, inclusive dentro dos road shows que fazemos ao longo do ano. Em alguns casos, percebemos que o corretor ainda não sabia que a Tokio tinha um Residencial tão competitivo e de tanta qualidade no que se refere às assistências 24 horas. A regional hoje possui quase 2,8 mil corretores e o desafio é propagar isso no dia a dia”, explica.

Já a Regional Norte obteve um crescimento de 10% em comparação com o ano de 2023 e atingiu R$ 370 milhões em produção em 2024. “Dentre os ramos que mais tivemos destaque, podemos trazer o PJ, com 36,6% de aumento, e as carteiras de Riscos Nomeados (92,8%) e Transportes (49,2%)”, cita Cefas.

O Automóvel e a diversificação

O crescimento da Tokio em outros ramos ocorre sem deixar o produto Automóvel de lado. “Na nossa região, o Auto é um produto porta de entrada para praticamente todos os parceiros de negócios. Mas, ainda assim, com uma base grande, cresceu dois dígitos”, frisa Dalcin.

Segundo ele, o Automóvel é muito cíclico, mas possui um aspecto relacional e a área comercial consegue movimentar e, em alguns momentos, estimular o crescimento do produto. “No Nordeste, o formato de distribuição do Auto em vários estados é diferente, pois temos, além do corretor, o produtor. Em Recife, temos corretores com 100 produtores ativos, que são pessoas que precisam ser abastecidas de informações, atualizações do produto e treinamento”.

Em 2024, o Automóvel representou 60,5% da produção da Tokio Marine e, na Regional Nordeste, este número chegou a 86%.

“A carteira de Auto segue sendo um de nossos carros-chefes, no Norte e em toda a companhia a nível nacional. Apesar disso, como uma seguradora multiprodutos, nós estamos ampliando a nossa atuação junto aos nossos parceiros de negócios, para auxiliá-los na identificação e no aproveitamento de oportunidades em outros segmentos, e acreditamos que a carteira de produtos PJ deve ganhar um destaque ainda maior neste ano de 2025 na região”, expõe Cefas.

As assessorias e os desafios

Dos quase R$ 600 milhões de produção em 2024, 44% foram oriundos do canal assessorias. “A regional cresceu 12,5% em 2024 e as assessorias cresceram 18%. As assessorias são extensão da sucursal e são a nossa equipe. Temos uma parceria muito grande, pautada em respeito, transparência e, principalmente, em confiança”, ressalta o diretor da Tokio para o Nordeste”.

“As assessorias são parceiros essenciais para aumentar a nossa penetração de mercado e para ampliarmos os canais de distribuição dos nossos produtos”, destaca Cefas.

Para Dalcin, o maior desafio da regional Nordeste é diversificar a produção. “Temos assessorias com concentração de 97% em Automóvel. Isso é perigoso e não é desejável”.

Por isso, a companhia trabalha para que os gerentes comerciais tenham a noção dos diferenciais dos 90 produtos para estabelecer um diálogo com o corretor, de forma que depois ele trabalhe a demanda com os especialistas. “Esse é outro ponto muito importante.

Entender as demandas locais que têm mais a ver com a parte operacional. Algumas demandas já estão indo para atendimento na matriz, para cada vez mais deixar as sucursais e as assessorias focadas em venda, na ativação do corretor e produção”, explica Dalcin.

Segundo Cefas, hoje o maior desafio na região norte está relacionado a questões logísticas como a infraestrutura, que ainda é muito precarizada, a ausência de estradas pavimentadas e as dificuldades enfrentadas, principalmente nos períodos de estiagem.

“Apesar disso, é possível enxergar possibilidades, especialmente quando falamos em seguro de Transportes, por exemplo. O transporte fluvial desempenha um papel fundamental na Região Norte, tanto na ligação com outras regiões quanto no escoamento de produtos gerados pelos setores extrativistas, pecuários, de agronegócio e do segmento industrial. O corretor de seguros que estiver atento a todas essas oportunidades e preparado para atendê-las, certamente aumentará significativamente a rentabilização do seu negócio”, indica.

Oportunidades em 2025

Para 2025, Dalcin recomenda que o corretor olhe para os seguros Garantia, Transporte, Risco de Engenharia e Empresarial. Ao corretor que não tem experiência nesses ramos, ele recomenda que trabalhe em co-corretagem com outro corretor.

“A Tokio vai caminhar para um viés de especialização e comercial. É aqui que fazemos a diferença e aqui continuaremos a ser um dos líderes do mercado de seguros”, diz Dalcin, que acredita no crescimento de 15% da regional nesse ano.

“Para 2025, nós esperamos manter o bom desempenho e o crescimento acima dos dois dígitos. Acreditamos que o produto de Transportes tem boas expectativas, assim como o Empresarial e o Garantia”, descreve Cefas.

Segundo o diretor da região Norte, a companhia seguirá reforçando a atuação como uma seguradora multiprodutos, especialista no atendimento a corretores e clientes, com soluções completas e serviços qualificados.

Especialização, capacitação e atendimento de excelência são algumas palavras-chaves da atuação da companhia. “Para 2025, entendemos que, apesar dos desafios, o mercado segurador é resiliente e deve continuar crescendo porque continuaremos trabalhando em prol do fortalecimento da cultura do seguro no Brasil. Na Tokio Marine, seguiremos reafirmando o nosso comprometimento em manter os investimentos no País – tarefa que estamos cumprindo há mais de 65 anos –, com a oferta de soluções de excelência que protejam a Vida e o Patrimônio das Pessoas e Empresas”, conclui Cefas.

Conteúdo da edição 08 da Revista Aconseg-NNE

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