Com um conceito repaginado, proteção busca atender as necessidades do segurado
O conceito do seguro, que anteriormente era exclusivamente para proteger o patrimônio, evoluiu para um modelo de atender a necessidade do segurado. É o que observa David Beatham, diretor-executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros.
“Claro que o objetivo principal ainda é cobrir os danos provocados ao veículo, a passageiros e a terceiros, mas, quando olhamos sob a perspectiva do cliente, o serviço de assistência 24 horas mostrou-se tão importante quanto o seguro em si”.
Na Allianz, os serviços de assistência mais utilizados são o guincho, socorro mecânico e transporte emergencial. “Além de ter cobertura para eventos como colisão, roubo/furto e incêndio, esses problemas – como pane mecânica e necessidade de rebocar o veículo – são mais comuns no dia a dia”, comenta Beatham.
“Também notamos que o setor como um todo tem buscado equilíbrio entre produtos atrativos e preços competitivos, disponibilizando seguros flexíveis e abrangentes, para o canal de vendas atingir variados perfis de segurados”, acrescenta.
Diante das rápidas transformações no mercado segurador, Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, destaca a intensidade no desenvolvimento e implementação de serviços, produtos e atendimento digital, em prol da comodidade e praticidade dos consumidores.
“A forma de se relacionar com o consumidor ficou mais atrativa. As companhias passaram a reestruturar e investir em inovação na forma de fazer negócio, com estratégias de atuação na cobertura de novos riscos, flexibilização de prazos, agilidade na contratação em formato digital, com foco em corretores e consumidores, novas condições de parcelamento tanto para renovação quanto para novos contratos, corretagem mais dinâmica e consultiva e, principalmente, no investimento em experiência com produtos”, comenta Dias.
Nesse contexto, a palavra de ordem é inovação. A Bradesco Seguros vem investindo cada vez mais na utilização da inteligência artificial como parte integrante dos negócios. “O objetivo é otimizar a relação com o nosso segurado no momento do sinistro e, para isso, estamos trabalhando no processo de análise de danos de veículos, podendo até dispensar a necessidade de vistoria presencial, e redução de tempo necessário para a liberação dos reparos ou liberação da indenização integral”, conta Dias. “Acabamos também de lançar o seguro para veículos híbridos e elétricos, reconhecendo essas mudanças na mobilidade”, acrescenta.
Nos últimos dois anos, a Allianz realizou algumas mudanças no seguro de Automóvel, oriundas da integração com as operações de Auto e Massificados da SulAmérica.
“Aumentamos mais de duas vezes o número de apólices em Automóvel, o que nos deu acesso a uma base muito mais ampla de informações. A partir disso, desenvolvemos soluções inovadoras, sempre tendo como base a simplicidade, agilidade e conectividade, características da Allianz”.
Entre as inovações mais recentes ele cita como exemplos os planos de cobertura de vidros dos produtos Automóvel e Moto, que podem ser adquiridos tanto na contratação de seguros novos quanto na renovação de apólices.
“A depender da opção escolhida, a Allianz disponibiliza planos de coberturas, por exemplo, para teto solar/panorâmico e vidros com logomarca da montadora. Com as mudanças, a contratação da cobertura de vidros também passou a ser opcional nos produtos de Automóvel, inclusive para veículos blindados, Moto e Caminhão. No mesmo período, a companhia trouxe novidades relacionadas a pequenos reparos e proteção de pneu e roda”, destaca.
A Allianz também aumentou o limite de contratação nos produtos de Auto e Frota (para veículos de passeio e pick-up) e Caminhão para R$ 1 milhão; ampliou a aceitação de veículos elétricos, e revisou os limites de contratação de Responsabilidade Civil Facultativa, gerando assim a possibilidade de oferecer limites mais adequados aos clientes.
Conteúdo da edição 63 da Revista Aconseg-SP