Após conquistar o primeiro bilhão, presidente da companhia diz ter planos ambiciosos para os próximos cinco anos e almeja atingir R$ 5 bilhões de prêmios
Carol Rodrigues

Final de 2019. Três executivos – Richard Vinhosa, Ivo Jucá Machado e Cláudio Vale, dois deles do mercado de seguros e um do mercado financeiro, davam um passo importante para a realização de um sonho. Assim nascia a EZZE Seguros.
“Todos com um único objetivo: concretizar um sonho impossível de ser parado. Afinal, somos um time com essência brasileira, idealizado pela união de dois cearenses e um carioca”, diz um dos sócios-fundadores e presidente, Richard Vinhosa.
No ano seguinte e poucos meses após a fundação da seguradora, a humanidade se deparou com um dos seus maiores desafios da história contemporânea: a pandemia causada pela Covid-19.
“A pandemia, de fato, assustou cidadãos e empresas de todo o mundo, mas foi neste período de muitas incertezas que a EZZE teve a ousadia de iniciar seu ciclo, em meio a seu primeiro desafio que foi driblar os impactos da Covid-19 na economia mundial. Nosso processo não poderia parar e, com isso, iniciamos a operação de forma remota, envolvendo um time de 20 profissionais dedicados à comercialização do nosso primeiro produto, o seguro Garantia”, lembra Vinhosa.
De 2019 a 2024 a companhia teve cinco anos intensos, nos quais o sonho atingiu novas proporções, tudo muito bem desenhado com um time qualificado e uma estratégia de marketing assertiva.
“Em conjunto com nossos executivos, cada um com seu perfil, nós nos complementamos, traçamos estratégias e, de forma obediente, seguimos para chegarmos onde estamos. Identificamos uma necessidade e assim iniciamos o negócio, porém, de forma mais acelerada, estratégica e consciente”, comenta Ivo Jucá Machado, VP de Relações Institucionais e Marketing da EZZE.
A grande maioria dos executivos são sócios da companhia e possuem perfis empreendedores, o que possibilitou a participação dos mesmos em todo o processo de construção da seguradora. “Desde a contratação de equipe, estrutura, produtos e resultados. Considero que a EZZE representa um perfil diferenciado de seguradora, uma vez que pensamos de forma estruturada, rápida e focados em resultados que nos fazem crescer cada vez mais e alcançar novos objetivos”, frisa Richard Vinhosa.
“Ser EZZE é estar 100% dedicado ao resultado e se sentir pertencente a uma empresa gigante de profissionais”, acrescenta.
Contudo, na visão do presidente, a companhia passou por cinco anos desafiadores devido ao cenário mundial e nacional. “O mais importante é que todos os objetivos foram sempre alcançados antes mesmo do previsto. Somos persistentes em nossos sonhos e estratégias. Temos um time dedicado a entender os desafios para transformá-los em conquistas”, ressalta Vinhosa.
“Nos últimos anos, temos destacado o tema ‘Velocidade Máxima’, o qual ilustra muito bem o momento da EZZE e do nosso futuro no mercado de seguros. Hoje celebramos cinco anos de crescimento constante, estratégias bem estruturadas e o principal: contamos com colaboradores e parceiros que fazem a nossa história acontecer!”, completa Ivo Machado.
Criada inicialmente para operar na modalidade de linhas financeiras, a EZZE iniciou a operação com o Seguro Garantia, que abrange soluções customizadas para diferentes tipos de negócios, e se tornou multiproduto no decorrer dos anos.
O ano dos cinco anos

O ano de 2024 tem sido um marco para a companhia, com o lançamento de produtos Empresarial e Residencial, a conquista do primeiro bilhão em prêmios emitidos e o lançamento da Resolve Assist, uma empresa criada pelo mesmo grupo de sócios investidores da companhia.
“Além de atender as demandas da EZZE, a Resolve tem como principal estratégia prestar atendimento ao mercado de seguros. Com a vinda da Resolve, o nosso canal de atendimento se tornou mais efetivo, proporcionando uma experiência muito mais assertiva para os nossos clientes e prestadores”, diz Vinhosa.
A Resolve oferece uma segurança a mais para o segurado, uma vez que conta com uma frota dedicada de guinchos e prestadores de serviço. “A Resolve é um grande parceiro e faz parte do Grupo de Investidores da EZZE. Focada no cliente, na qualidade da prestação de serviços, na relação de parceria com a rede de prestadores e na experiência dos assegurados, a Resolve Assist preza pelo atendimento satisfatório para o cliente. Essa iniciativa, de ter a Resolve em sua holding, é uma decisão estratégica para complementar o portfólio de serviços disponibilizados aos clientes e reforçar a parceria com nossos corretores e assessorias, oferecendo uma melhor experiência no momento que precisar”, descreve Machado.
Outro ponto importante de 2024 é o aumento do time de profissionais e de áreas da companhia, como a vinda de uma equipe de vendas digitais, profissionais de gestão comercial e também a área de transformação digital, a fim de trazer excelência para a experiência do cliente. “Lançamos produtos para pessoas físicas como os seguros Empresarial e Residencial, produtos que passaram a contar com uma especialista na área dedicada ao lançamento de excelência para o mercado”, destaca o VP.
“Todas essas conquistas só reforçam a nossa vontade de crescer”, observa o presidente.
Tanto Vinhosa como Machado são investidores e também atuam na operação e definem como gratificante o ciclo de ascensão da EZZE, pois toda a dedicação vem acompanhada de grandes resultados.
“Estar no dia a dia da companhia é literalmente uma grande escola. O aprendizado é constante e com isso o resultado de um bom trabalho surge! Entender a sua empresa por traz dos bastidores é fundamental para aprimorar e almejar o sucesso”, diz Machado.
Ivo e Richard possuem uma grande jornada no mercado de seguros, entendem bem todo o processo, mas determinar as estratégias adequadas é uma responsabilidade que só profissionais preparados são capazes de executar. “E o que a EZZE mais tem são profissionais com vontade de ir em frente!”, enfatiza o presidente.
Hoje a EZZE está distribuída nos seguintes canais de vendas: Corretores, Bancos e Varejo.
Segundo Ivo Machado, a ampliação do portfólio tem se dado através de estudos de oportunidades e necessidades que surgem no mercado. Um exemplo é o investimento nos seguros individuais. “É muito natural a entrada nesse negócio, por se tratar de um mercado em franca expansão e com maior oportunidade”, diz o VP.
EZZE do milhão e do timão
Em outubro, a companhia lançou a campanha EZZE do Milhão, criada para acelerar a performance no último trimestre de 2024 com os seguros Auto Individual, Empresarial e Residencial, além de incentivar os corretores a estarem ainda mais próximos da EZZE.
“Trata-se de mais uma das nossas ações que visa aproximar, ainda mais, os corretores da EZZE, além de beneficiar aqueles que nos apoiam durante todo ano. Nosso sucesso transformado em R$ 1 milhão, com cinco chances de R$ 200 mil”, explica Machado.
O marketing esportivo foi a escolha da companhia para espalhar a sua marca. Nesse sentido, o Sport Club Corinthians Paulista foi o time selecionado para essa nova estratégia.
“A nossa relação com o Corinthians tem se fortalecido a cada dia e a nossa marca tem ganhado uma enorme visibilidade com esta parceria. Falar de futebol é sinônimo de brilho para os olhos de muitos brasileiros e estar com o Corinthians foi uma realização para a companhia. Esse time do coração de mais de 20 milhões de torcedores vem nos surpreendendo e temos muito o que comemorar!”, expõe Ivo Machado.
Em paralelo também há o patrocínio à Stock Car e à Fórmula Truck. “O nosso patrocínio na principal categoria do automobilismo nacional está superando as expectativas devido à visibilidade deste segmento no País. Essa parceria tem gerado novas oportunidades de negócios e fortalecido a nossa relação com os apaixonados por velocidade”, acrescenta o VP.
Parcerias com corretores e assessorias
Para Richard Vinhosa, o corretor tem e sempre terá um papel fundamental na trajetória da companhia. “É através dele que iremos aumentar nosso volume de negócios. Por representar um parceiro importantíssimo, valorizamos muito o trabalho e dedicação de cada corretor. Todo projeto pensado e idealizado tem como principal objetivo o favorecimento do nosso parceiro. Temos conquistado a confiança de muitos deles, especialmente daqueles que acreditaram no potencial da EZZE. Somos muito gratos!”, comenta.
A seguradora também atua em parceria com as assessorias em seguros. “Recentemente crescemos de 60 para 80 assessorias. A ampliação do nosso relacionamento com as assessorias é resultado de um projeto extremamente estruturado”, diz o presidente.
“Estamos em um período de grande crescimento e teremos muito mais em 2025. Esses parceiros são fundamentais para o desempenho de qualquer seguradora e poder contar com esse ‘braço comercial’ significa muito para a nossa equipe”, acrescenta.
Crescer e fortalecer as parcerias é o objetivo da EZZE, que também atua com o canal bancassurance e afinidades.
“Tivemos uma expansão bem relevante nesses dois canais na companhia. Fizemos acordos saudáveis e que nos renderam muitos ‘frutos’. Concentramos esses canais como: Bancassurance + CorBan, Afinidades e Cooperativas, outro canal que tem metas muito positivas para os próximos anos”, diz Ivo Machado.
Com todo o foco e força tarefa que chegou aos cinco anos, o presidente Richard Vinhosa diz ter planos ambiciosos para os próximos cinco anos da companhia. “Esperamos atingir R$ 5 bilhões de prêmios e R$ 400 milhões de lucro”.
Conteúdo da edição de outubro (269) da Revista Cobertura