Grupo Bradesco Seguros conta com uma área comercial mais técnica e especializada na busca de ser o melhor local para os corretores produzirem
São mais de 30 assessorias parceiras em todo o País e um exército de 40 mil corretores. Desde que as empresas que compõem o grupo Bradesco Seguros – Bradesco Auto/RE, Bradesco Saúde, Bradesco Vida e Previdência e Bradesco Capitalização – passaram a contar com suas próprias equipes comerciais, incluindo equipes de vendas e de relacionamento com corretores do mercado, a companhia vive outro momento.
Mais agilidade na negociação, produtividade operacional, aprofundamento do planejamento comercial e maior especialização nos atendimentos, fortalecendo a proximidade junto aos corretores de cada segmento de atuação da companhia estão entre os ganhos efetivos.
“Acreditamos que esses profissionais são parte importantíssima da construção do negócio, os grandes embaixadores da nossa marca e peças fundamentais para o sucesso. São eles que entendem o momento de vida dos clientes, que mais conhecem os produtos, os seus concorrentes, quais melhorias podem ser feitas para aumentar as vendas e incrementar a entrega para o segurado”, observa Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros.
“Enxergamos as assessorias de seguros como um importante elo entre a seguradora e os corretores, fortalecendo a nossa presença no contato com o cliente e com as oportunidades de mercado. Essa parceria é fundamental para a missão do nosso setor, de levar o seguro a cada vez mais brasileiros”, acrescenta Gontijo.
Mais vida e mais previdência
“A reestruturação comercial já tem potencializado nossa atuação, com uma agenda intensa de apresentações das nossas soluções Brasil afora, ativação acelerada de corretores de mercado para a venda de nossos produtos e um aumento gradual da recorrência de negócios desses corretores com a Bradesco Vida e Previdência. Para que se tenha uma ideia, entre os meses de agosto de 2022 e 2023, registramos um crescimento de mais de 100% na base de corretores que trabalham os nossos produtos, tanto de Vida quanto de Previdência”, compartilha Jorge Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência.
Segundo ele, a estratégia passa pela evolução contínua do portfólio de produtos, com ofertas aderentes às exigências e necessidades de clientes com diferentes perfis; ampliação da participação de gestores terceiros nos fundos de Previdência, e distribuição dos produtos de Previdência fora da rede bancária, além da ampliação do acesso aos seguros de pessoas.
O presidente da Bradesco Vida e Previdência destaca que as assessorias são hoje um canal relevante para relacionamento qualificado e em escala com os corretores, sendo um agente importante dentro da cadeia de distribuição de seguros no País.
“Vemos as assessorias como elementos essenciais na missão principal do nosso setor, que é levar a cultura da proteção a um número cada vez maior de brasileiros. Temos nos dedicado a oferecer soluções a esses parceiros, tanto sob a forma de produtos quanto de processos, com o objetivo de incrementar nosso relacionamento e nossos negócios. Como resultado desse investimento, já registramos assessorias, como é o caso de um parceiro na região Nordeste, que ativaram mais de 70% dos corretores de sua base para comercializar os nossos produtos”, diz.
“As assessorias ainda trabalham majoritariamente com produtos como seguros de automóveis e planos de saúde, mas há uma demanda crescente pela ampliação desse portfólio de ofertas, com ganho de participação dos Seguros de Vida e da Previdência Privada, ou seja, existe um espaço imenso de oportunidades para uma abordagem consultiva de soluções de benefícios que contemplem o ciclo completo de vida de cada indivíduo”.
O desafio do Saúde
A mudança também teve reflexos positivos em ganhos de produtividade e de resultados. Prova disso é o crescimento de 20% no faturamento do Grupo Bradesco Saúde no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Sabemos que o segmento de Saúde possui suas especificidades, o que torna a atuação especializada fundamental para bons resultados. O novo modelo comercial tem proporcionado maior proximidade das nossas equipes com os nossos parceiros de vendas. E, ainda, maior agilidade na negociação, mais produtividade operacional, aprofundamento do planejamento e da gestão comercial e relacionamento mais próximo com o cliente”, expõe Manoel Perez, diretor-presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice.
Com essa sinergia, conforme ele, é possível entender com mais assertividade as necessidades de cada cliente e levar, de forma consultiva, a melhor solução. “E, assim, alcançar os melhores desfechos nas negociações, com a conquista de novos contratos”.
Com mais de 25 anos de atuação no setor de saúde suplementar, Perez destaca que este é um ramo de excelente potencial, que oferece um produto cada vez mais desejado por todos e tem a importante missão de proteger a saúde e a vida das pessoas.
“Se por um lado o plano de saúde é o terceiro item de maior desejo da população, perdendo apenas para a casa própria e a educação, o principal desafio do setor está no seu custo, que tem crescido de forma expressiva, em razão do aumento das coberturas obrigatórias, do aumento de frequência e de custos de tratamento, como no caso da oncologia, do envelhecimento da população e, também, em razão de fraudes e abusos, particularmente no reembolso”, observa Perez.
Entre as estratégias para garantir a cada vez mais pessoas o acesso aos planos está a diversificação do portfólio, com soluções adaptadas à necessidade de empresas de todos os perfis e tamanhos – das micro e pequenas, a partir de três pessoas, até as médias empresas e grandes companhias – e de cada região do País. “Nessa linha, temos, por exemplo, os planos Efetivo, que garantem cobertura nacional, mas são desenvolvidos com olhar regional. Esses planos vêm despertando cada vez mais interesse por contar com uma rede de prestadores que o cliente reconhece e deseja na sua região”.
Outra estratégia adotada pela Bradesco para tornar o portfólio ainda mais acessível, além de estimular o uso mais consciente e adequado da assistência, é o novo modelo de coparticipação lançado este ano para planos da categoria SPG.
Mais especialização
Conforme Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, a mudança chega para acelerar ainda mais o crescimento da empresa, capturar novas oportunidades de negócios e espaços com muito potencial, além de reforçar o relacionamento com os clientes atuais, otimizando o nível de engajamento com maior foco e especialização.
“A nova estrutura de vendas é reflexo da nossa visão da necessidade de proporcionar ao corretor uma interação com uma área comercial mais técnica e especializada na sua respectiva área de atuação. Na busca constante de ser o melhor lugar para os corretores produzirem”.
Ele reitera que o corretor tem uma importância enorme na propagação da cultura do seguro no Brasil e no próprio crescimento do setor. “A missão da seguradora é ajudar o corretor e as assessorias a conquistar mais clientes e oferecer um atendimento rápido e eficaz”.
Como forma de estreitar o relacionamento da companhia com os corretores e assessorias de seguros, a Bradesco Seguros vem promovendo uma série de encontros com esses profissionais. “Este ano, já nos reunimos com corretores e assessorias de todas as regiões do País”, comenta Dias.
“Acreditamos que as assessorias de seguros são responsáveis por estabelecer um elo entre a seguradora e os corretores. Com um atendimento personalizado, elas dão apoio e reforçam a importância do trabalho do pequeno e médio corretor no mercado segurador”, diz o presidente da Bradesco Auto/RE.
Além disso, segundo ele, dão todo o suporte necessário aos assuntos relacionados aos produtos da seguradora. “São canais de distribuição estratégicos e consolidados no mercado, principalmente pensando na quantidade de corretores pertencentes a esses órgãos. E para a Bradesco Seguros as assessorias são importantes no processo de democratizar o acesso dos corretores na comercialização dos produtos da seguradora. E por isso, nosso intuito é fortalecer, valorizar e apoiar sempre essa relação. Contudo, sem comentar dados estratégicos, o que podemos dizer é que as assessorias contribuem significativamente para o desempenho da Bradesco Auto/Re”, acrescenta.
Desafio
O grupo segurador enxerga claramente a sua missão de proteger pessoas. “Entendemos que temos o compromisso de fomentar ainda mais a cultura do seguro por meio da divulgação e do engajamento no conhecimento do mercado e das soluções de proteção.
Além disso, observamos uma mudança no comportamento da sociedade nos últimos anos, que adotou um olhar distinto sobre a importância do seguro”, destaca Ivan Gontijo.
Ele observa que produtos como seguro de Vida, Saúde e Residencial, por exemplo, começaram a ser vistos como essenciais. “Nesse cenário, queremos oferecer a solução mais adequada, que atenda às necessidades de proteção dos nossos clientes, como sua região, características e condições”.
Segundo Nasser, embora a procura por investimentos voltados à construção de um planejamento financeiro de longo prazo venha aumentando nos últimos anos, o grande desafio ainda é expandir o acesso a esses produtos para uma parcela mais expressiva da população, incluindo os jovens, pois, quanto mais cedo se inicia esse planejamento, melhor.
“Já avançamos muito nessa direção, tanto com a oferta de planos de previdência e seguros de vida extremamente acessíveis, quanto com a simplificação dos processos para a contratação desses produtos. Mas é preciso investir em educação financeira e comunicação para que um contingente cada vez maior de pessoas perceba a necessidade de contar com uma reserva financeira e soluções de proteção capazes de fazer frente aos imprevistos inerentes à vida de todos nós. A longevidade, o aumento das despesas com saúde em idades mais avançadas, o impacto da tecnologia no mercado de trabalho e as restrições futuras da previdência pública são alguns dos elementos que tornam a nossa missão de ampliar o acesso à Previdência Privada e ao seguro de Vida ainda mais essencial”.
No Saúde, conforme Perez, o principal desafio para corretores e assessorias está em se manter constantemente atualizado em um setor que é bastante dinâmico, de regulação e especificidades próprias. “O segmento tem se reinventado com planos cada vez mais flexíveis, com olhar nacional e regional, entre outras possibilidades de soluções sob medida, além de serviços que proporcionam uma jornada cada vez mais digital do beneficiário. É fundamental que o corretor conheça o plano e as necessidades do seu cliente, atuando cada vez mais como um consultor estratégico, para levar até ele a melhor solução, atendendo às suas expectativas por tranquilidade na assistência à saúde”, recomenda.
Para Dias, o maior desafio conjunto (seguradores, corretores e assessorias) é expandir a base de segurados. “A penetração dos nossos principais produtos em nossa sociedade ainda é relativamente baixa. Para seguirmos aumentando o nível de proteção, precisaremos atuar de forma conjunta, com novos e diferenciados produtos, além de novos formatos de abordagem, reconhecendo as características de cada perfil de consumidor”.
Segundo ele, os corretores podem esperar uma transformação digital ainda mais abrangente no que tange os produtos e serviços da Bradesco Seguros, com o objetivo de aprimorar e potencializar a experiência dos consumidores.
Neste cenário em constante evolução tecnológica, a ampliação na utilização de inteligência artificial, por exemplo, é uma das grandes apostas com o intuito de ofertar serviços ainda mais personalizados, de acordo com as preferências e demandas dos clientes, e trazendo mais efetividade e agilidade em processos e tomadas de decisões dentro das companhias.
Conteúdo da edição 63 da Revista Aconseg-SP