Inovações constantes no radar da MAG Seguros

Para os parceiros corretores, companhia desenvolve cada vez mais facilidades por meio das ferramentas digitais e mais coberturas para os clientes

Karin Fuchs

Com mais de seis mil corretores parceiros, a MAG Seguros tem inovado e oferecido várias ferramentas digitais para contribuir com o dia a dia deles, além de ofertar novas coberturas, somente no ano passado foram mais de 15, e investir fortemente em tecnologia, principalmente em duas frentes: venda e operacional. Para os corretores de seguros, o CEO Helder Molina, destaca duas delas: o Venda Digital e o Portal de Seguros Coletivos.

“A primeira permite que os corretores realizem todo processo de comercialização das soluções da empresa de forma totalmente digital. A segunda, possibilita ao corretor realizar ações como a gestão dos contratos, emissão de certificados, realizar abertura de sinistro, verificar informações de faturamento, analisar a base de clientes e abrir chamados específicos para a seguradora, bem como realizar o seu devido acompanhamento”, especifica.

Atualmente, o Venda Digital é a principal ferramenta utilizada pelos corretores, motivo pelo qual a companhia intensificou os treinamentos e capacitações. “O objetivo é colaborar para que eles consigam realizar a venda à distância por meio de ferramentas de meio remoto, como Teams, Google Meet e Zoom. Estamos continuamente trabalhando em melhorias que possam aprimorar a experiência, tanto do corretor quanto do cliente, para que este seja um processo fluido, visto a importância do momento da contratação de um seguro de vida”.

PORTFÓLIO

A MAG Seguros tem um portfólio completo de soluções que auxiliam no planejamento financeiro. “Diante dos diversos riscos sociais aos quais todos estão expostos: morte, invalidez, sobrevivência e bem-estar. Dessa forma é possível analisar as necessidades e se preparar para o futuro”, diz Molina.

Ele conta que no ano passado foram mais de 15 novas coberturas lançadas e destaca algumas delas, como a inédita linha Vida Toda Bem-Estar. “Além de oferecer proteção como Doenças Graves e Diária por Internação Hospitalar. Ela garante uma série de assistências para contribuir com que o segurado cuide se sua saúde, como a telemedicina”, especifica.

Outro produto foi o Master Acidentes Domiciliares, que garante a cobertura para pessoas 60+ diante de acidentes pessoais em casa. “Esse seguro também oferece diversos serviços assistenciais, como a reorganização de móveis e instalação de barras de segurança no banheiro”.

Além disso, outro lançamento inovador foi a expansão das coberturas da WinSocial, startup da companhia direcionada a perfis que não têm acesso ao seguro de vida tradicional, como hipertensos, obesos, HIV+ e pessoas com câncer de próstata, mama e pele não melanoma. Isso, sem dúvida, é um marco importante de inclusão no nosso setor, conforme o CEO.

Já neste ano, a novidade foi o início da operação com a Simple2u, seguradora 100% digital da MAG Seguros. “Ela opera no modelo on demand, fruto do primeiro Sandbox da Susep, e oferece seguro de vida e também de ramos elementares, como residencial”, afirma Molina.

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA

Na MAG, os investimentos têm sido direcionados para dois processos fundamentais: o de vendas e os operacionais. “Em relação aos processos e vendas, a empresa tem aprimorado continuamente a sua aplicação de venda digital, que proporciona aos corretores utilizarem a ferramenta desde a etapa de prospecção, sensibilização, levantamento de perfil, apresentação das soluções, fechamento da proposta e envio da proposta de forma digital para a operação da seguradora”.

Segundo Molina, a MAG Seguros conta hoje com um sistema próprio completo, ágil, escalável e integrável a sistemas de outros parceiros. “O que, particularmente, nos coloca como uma seguradora com maior facilidade de implementação de novas parcerias por meio de um amplo catálogo de APIs”.

Outro forte foco de investimento tem sido em inteligência artificial, já utilizando processos de machine learning para regulação de benefícios, entre outras frentes. “Para que isso seja possível, a companhia também reforçou a sua área de dados, a partir da construção de um data lake, onde são concentrados os dados da companhia e externos, estruturados e não estruturados), permitindo a criação de uma forte área de Analytics para acompanhar e avaliar o comportamento de nossos clientes e a evolução de suas necessidades em suas diferentes fases da vida”, explica o executivo.

INSURTECH INNOVATION PROGRAM

Em parceria com a PUC-RJ e o IRB Brasil RE, a MAG Seguros tem um programa de inovação, o Insurtech Innovation Program, com o objetivo de desenvolver alunos de graduação com conhecimentos e ferramentas técnicas inovadoras, que gerem impacto positivo no mercado de seguros e resseguros.

“Ao longo do programa, os alunos serão divididos em equipes multidisciplinares para propor soluções para desafios em diversos temas relacionados ao mercado de seguros e resseguros, além de se desenvolver em conhecimentos de inovação e ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, IoT e blockchain. Desde 2018, quando criamos o programa, já foram executados mais de 80 projetos com a participação de mais de 500 pessoas”.

REVISÃO DE RESULTADOS

Recentemente, a MAG Seguros fez uma revisão referente ao período dos dois anos de pandemia de covid-19. “De março de 2020 a março de 2022 superamos R$ 100 milhões em vendas novas de risco. Ainda neste período, a companhia registrou arrecadação de R$ 3,7 bilhões e o pagamento de mais de R$ 1,3 bilhão em benefícios, considerando todas as coberturas”, informa Molina.

Outros dados do levantamento foram a inclusão de 700 mil novos clientes, além de mais de 1 milhão de atendimentos realizados em todos os canais da Central de Relacionamento MAG e a contratação de mais de 800 novos colaboradores para atuação em todo o Brasil.

VISÃO DE MERCADO

Molina comenta que o brasileiro nunca teve tanta consciência sobre a importância de se planejar financeiramente como nos últimos anos. “Nós já vínhamos percebido um aumento dessa melhor percepção, principalmente com o impacto de questões como as reformas da previdência e trabalhista”. O que se intensificou com a pandemia.

“A pandemia colocou o risco mais perto das pessoas e, consequentemente, potencializou a visão em torno da relevância da cobertura de seguro de vida. Esta, sem dúvida, é uma grande oportunidade do nosso setor, legitimada por estudos de consultorias renomadas, como a Bain & Company”, afirma.

O desafio, diz Molina, é manter este ritmo forte de crescimento. “Sem perder o foco em qualificar o trabalho de consultoria financeira, expandir a distribuição, principalmente com uma sociedade muito mais aberta ao consumo digital, e seguir investindo e oferecendo uma experiência, seja de contratação como de pós-venda, cada vez mais diferenciada aos clientes”, finaliza.

EM NÚMEROS

Hoje, a MAG Seguros conta com cerca de 50 unidades de negócio, 1,5 mil colaboradores e mais de 6 mil corretores parceiros e aproximadamente 800 parceiros de negócio.

No período da pandemia (março e 2020 a março deste ano), ela conquistou 700 mil novos clientes e realizou mais de 1 milhão de atendimentos em todos os canais da Central de Relacionamento MAG. Nesse mesmo período, a sua arrecadação foi de R$ 3,7 bilhões e a companhia pagou mais de R$ 1,3 bilhão em benefícios, considerando todas as coberturas.

Conteúdo da edição de maio (242) da Revista Cobertura

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