MAPFRE quer incentivar não só o volume, mas a multiplicidade dos produtos da carteira do corretor
Carol Rodrigues
A pandemia causada pela covid-19, em 2020, prejudicou algumas das ações de relacionamento da MAPFRE. Agora, em 2023, elas retornam e a companhia quer oferecer aos parceiros corretores de seguros uma série de experiências únicas.
“As viagens voltam como parte de um processo de revitalização e potencialização das relações com os corretores. Estamos fazendo dois movimentos fortes que se conectam, que é a segmentação de corretores e a campanha Acelera MAPFRE 2023. São duas ações estruturadas da companhia que vêm junto de movimentos como a modernização e a ampliação da forma de atender corretores”, destaca Jonson Souza, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE.
Com 17 mil corretores sob seu guarda-chuva, a companhia quer atingir a marca de 34 mil em três anos. Para isso, criou ferramentas e movimentos para acelerar o processo.
Segundo o diretor, fazem parte desse movimento o trabalho em parceria com as assessorias em seguros, a construção da estrutura de atendimento virtual chamada MAPFRE ON, a potencialização dos assessores comerciais e a segmentação dos corretores em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. “Para criar essa segmentação, consideramos o volume de vendas em cada um desses produtos tidos como estratégicos para o grupo”, comenta.
Acelera
Estão habilitados a participar da campanha os corretores em todo o Brasil com produções a partir de janeiro deste ano até dezembro de 2023.
“O que é muito interessante na campanha é que buscamos, de todas as formas, dar condições para todos competirem. Por isso segmentamos os grupos e conseguimos criar critérios e mecanismos que todos os inscritos tenham condições de competir. Não há desequilíbrio de forças”.
Para pontuação e participação dos corretores, a campanha considera os produtos de Automóvel, Vida, Massificados e os produtos de Danos do Agronegócio (Maquinários e Benfeitorias). “Escolhemos produtos estratégicos em que a intervenção do corretor é extremamente positiva e em que ele tem, de fato, capacidade de escolher a melhor companhia para o cliente e levar a melhor opção. Criamos facilitadores para que os corretores possam vender e pontuar dentro do contexto da campanha. Um dos objetivos é incentivá-los a venderem mais com a nossa companhia e premiá-los com uma viagem interessante que contemple o conceito de Experiência MAPFRE. Uma experiência exclusiva e inesquecível para ele”, conta o executivo.
A Campanha Acelera tem como principal premiação uma viagem de cinco dias para o Fasano Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O corretor premiado vai poder levar um acompanhante e curtir não apenas o destino, mas toda uma experiência MAPFRE construída e pensada nele. A Acelera também vai contar com premiações intermediárias para incentivar e estimular o corretor ao longo de todo o ano. “Esse tipo de campanha constrói uma série de oportunidades para o corretor estar mais próximo da MAPFRE e vice-versa. Vamos zelar para que o corretor se sinta na campanha com algo feito para ele, de forma que ele se sinta diferenciado”.
Para a classificação na segmentação dos corretores, a companhia considera não só o volume de negócios, mas o resultado da operação. “O corretor pode ter uma frequência menor de negócios conosco, mas ele pode ter Auto, Vida e Residencial. Esta composição sobe ele de nível. Queremos incentivar o corretor a ter mais do que um produto operando na companhia. A multiplicidade de produtos faz com que ele receba pontuações extras ao longo de toda a campanha e que possa pontuar e subir no ranking”.
Jonson Souza reitera que faz parte da estratégia da companhia ser multiprodutos e criar estratégias para que o corretor acompanhe esse movimento da MAPFRE ao apoiar na promoção do cross-selling dentro da carteira de clientes e trabalhar com outros tipos de produtos.
“Esperamos engajamento, tanto da nossa equipe como dos corretores, e que a campanha motive esse corretor a conhecer ainda mais a companhia. Queremos que ele se relacione com outros produtos que talvez ele ainda não tenha começado conosco e que ele possa ampliar as operações e diversificar a carteira com todas as soluções de proteção que disponibilizamos. Assim, a ideia é conseguir reconhecer quem se destaque dentro do escopo de ampliar o leque de produtos vendidos”.
Segundo o diretor, a criação de campanhas é a forma encontrada pela MAPFRE para retornar aos corretores que têm mais fidelização com a companhia, estão mais próximos e querem criar uma relação de longo prazo. “Fazemos isso desde 1995, que foi quando a MAPFRE trouxe para o Brasil esse conceito de relacionamento com os seus corretores”.
Conteúdo da edição de abril (252) da Revista Cobertura