Segundo diretores, a MGA saiu ainda mais fortalecida e comprometida em continuar oferecendo excelência no atendimento e soluções inovadoras
A Livonius é considerada uma das mais antigas subscritoras de seguros do Brasil, pois está há 136 anos no mercado. “Atravessamos — e superamos — os impactos da primeira enchente do Rio Grande do Sul de 1941, quando ainda tínhamos sede no Mercado Público de Porto Alegre, local que à época foi diretamente impactado pelas enchentes, e hoje, mais de 80 anos depois, seguimos ativos e somos exemplos vivos de que de manter um planejamento sólido e contar com uma equipe capacitada transcende gerações, levando a identidade e característica de oferecer suporte e proteção ao próximo, mantendo sólida a credibilidade e soberania de uma marca que está há mais de um século em plena atividade e segue se renovando e reinventando constantemente para oferecer o melhor serviço ao nosso segmento”, descreve Andreas Rafael Mayer, diretor Operacional e Técnico da Livonius.
Com a tragédia geradas pelas chuvas torrenciais e enchentes no RS, a MGA, que gerencia e administra 18 escritórios de negócios em todo o Brasil seguiu com seus atendimentos mediante adaptações. “A calamidade trouxe desafios enormes, mas nossa prioridade sempre foi garantir o atendimento contínuo aos nossos parceiros. Tivemos de nos adaptar rapidamente, reorganizando nossas equipes e processos para garantir que nenhuma demanda ficasse sem resposta, mesmo diante de tantos desafios”, descreve Juliano Menin, diretor de Negócios da Livonius.
A tecnologia foi um ponto importante de apoio. “Fomos ágeis e assertivos. A tecnologia foi crucial para mantermos a operação em pleno funcionamento. Conseguimos migrar boa parte de nossas atividades para o ambiente remoto, o que garantiu agilidade e eficiência no atendimento, mesmo durante a calamidade. Sistemas de gestão de apólices, comunicação interna e atendimento ao cliente foram fundamentais”, explica Mayer.
O mercado e a recuperação
Na visão de Menin, o mercado segurador mostrou uma grande capacidade de resiliência e adaptação. “As seguradoras na região trabalharam incansavelmente para apoiar empresas e pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Foi inspirador ver como o setor se mobilizou para oferecer soluções e prestar pronta assistência”.
Mayer destaca que a MGA já normalizou suas operações. “O dia a dia das nossas empresas, tanto a Livonius como a Livo, já alcançou o ritmo anterior, com os processos otimizados e o atendimento fluindo bem. Porém, ainda monitoramos os impactos residuais para garantir que nossos parceiros recebam o suporte necessário”.
Sobre a recuperação da região, o diretor de Negócios conta que está acontecendo, mas de forma gradual. “Empresas, indústrias e, sobretudo, companhias do nosso segmento estão encontrando novas formas de se reerguer, adaptando seus modelos de negócios e contando com o apoio de seguros e outras ferramentas financeiras. Ainda é um caminho desafiador, mas estamos otimistas”.
“Esse evento nos ensina a importância de estarmos preparados para o inesperado. A calamidade mostrou que resiliência, adaptação rápida e o uso da tecnologia são fundamentais para superar crises”, diz Mayer.
“Apesar das dificuldades, essa situação fortaleceu ainda mais a relação com nossos parceiros. O Grupo Livonius saiu dessa crise mais forte, comprometida em continuar oferecendo excelência no atendimento e soluções inovadoras para o mercado de seguros”, conclui Menin.
Conteúdo da edição de novembro (270) da Revista Cobertura