Livro retrata da história do estado do Paraná aos 100 anos do Sindseg PR/MS
Carol Rodrigues
Um recorte histórico de 1924 até 2024 reúne muitos acontecimentos. Aliás, como estamos tratando de história, podemos dizer que é uma missão hercúlea. O Sindicato das Seguradoras dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS), liderado pelo presidente Altevir Dias do Prado, concluiu a missão.
Sob a produção e gestão do Cidades Históricas, o sindicato presenteia o mercado de seguros com a obra “Legado Assegurado”, de 545 páginas, como parte integrante das ações em comemoração ao seu centenário, cujo ápice ocorre em agosto. A propagação da cultura dos seguros é uma das prioridades do Sindseg e o livro é uma das formas possíveis para o impulsionamento da cultura do seguro em diversos ambientes da sociedade, conforme descreve Prado na Palavra do Presidente registrada na obra.
O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destaca a importância de conhecer a história para compreender o presente. “O livro nos leva a conhecer o surgimento e a história do Sindseg PR/MS e como ela está entrelaçada com a nossa história política e econômica”.
Assegurando presente e o futuro
“Com transparência e credibilidade, conforme atestado em farta documentação, diversas foram as conquistas e os avanças promovidos pelo Sindseg PR/MS. Por essas e outras razões, não há exagero em afirmar que, após um século, o Sindseg PR/MS segue assegurando o futuro”, ressalta Miguel Fernando, gestor do Cidades Históricas, que coordenou o desenvolvimento da obra.
A obra, confeccionada em 12 meses, narra a história do sindicato e também do Estado. “O livro está dividido em três partes. A primeira trata da história do Paraná, a partir do final do século XIX até 2024 em diversos aspectos no campo geográfico, político, econômico e social. Em seguida, narra a história do mercado segurador no estado, no Brasil e no mundo. Na terceira parte, a obra trata da trajetória do sindicato”, comenta Fernando.
No livro, é possível conhecer os presidentes que passaram pela instituição, inclusive executivos que contribuíram para o desenvolvimento do mercado nacional de seguros.
“Conhecer a história é importante, tanto no âmbito pessoal como na vida social. A história é uma ciência, e ciência é conhecimento aprofundado colocado a serviço da vida. Ao conhecer nossa história, podemos viajar ao passado, apropriarmo-nos dele, aprender com ele e entender como ele influencia o presente. Assim, entendemos o porquê das coisas, os modelos adotados que podem ser replicados ou mudados”, comenta o presidente do sindicato.
A história já está escrita e todos podem beber desta fonte. E, como diz, o presidente Altevir Prado: “o futuro é promissor e assegurado”.
A obra também está disponível de forma digital: https://sindsegprms.org.br/downloads/livro-legado_assegurado-sindseg-prms_100_anos.pdf
Conteúdo da edição de julho (266) da Revista Cobertura