M. Camilo: do outsourcing para o BPO

M. Camilo comemora 20 anos posicionada como empresa de serviços focada em BPO, Consultoria e Treinamento, em sintonia com os movimentos do mercado de seguros
Carol Rodrigues

Mauricio G. Camilo Pinto, sócio-diretor e Luis Fernando M. Carvalho, sócio-diretor da M.Camilo
Mauricio G. Camilo Pinto, sócio-diretor e Luis Fernando M. Carvalho, sócio-diretor da M.Camilo

Luis Fernando M. Carvalho e Mauricio G. Camilo Pinto atuavam como controllers em seguradoras distintas, e ambos tinham o desejo de empreender. O input surgiu inicialmente com Mauricio, que fundou a M. Camilo Consultoria, empresa de prestação de serviços e consultoria, em julho de 1994 e, diante da primeira necessidade, acionou o amigo sobre a ampliação do negócio recém-criado.

Em meados de 2004, a seguradora, que é cliente da M. Camilo até hoje em trabalhos pontuais , estava realizando a migração das operações nas áreas de Contabilidade, Fiscal, Tributária e Financeira do Rio de Janeiro para São Paulo e contratou a empresa para esse desafio. A M. Camilo teve que entender, rapidamente, de que forma eram executadas as atividades e paralelamente montou um treinamento para ministrar a 70 estagiários do cliente para que as tarefas fossem realizadas com o acompanhamento diário da equipe de consultores. “Essas pessoas, que fizeram treinamento conosco, estão no mercado como diretores, gerentes, coordenadores e supervisores”, pontua Mauricio. “E o mais legal, elas nos contratam hoje porque nos conhecem lá de trás”, acrescenta Luis.

Esse começo delineou o perfil de atuação da M. Camilo. Com profissionais altamente capacitados e atendimento modular, de acordo com as necessidades dos clientes, e em sintonia com todas as movimentações do mercado de seguros, a M. Camilo celebra 20 anos de atuação.

A prestação de serviço

A atuação da M. Camilo teve início com as áreas de Contabilidade, Tributária, Financeira e depois foi ampliado para a todas as áreas que envolvem Governança Corporativa, incluindo, também, a elaboração e desenvolvimento de planos de negócios para seguradoras. A tecnologia também foi o passo seguinte devido à importância para os trabalhos realizados.

“Começamos a criar vários serviços satélites para uma prestação de serviço que inicialmente era contábil, financeiro e tributário”, destaca Luis.

Hoje, a empresa atua nas áreas de Consultoria, Outsourcing, Business Process Outsourcing (BPO) e Educação Corporativa. Entre os diferenciais estão o time com vasta experiência, a metodologia de trabalho que abrange diagnóstico, planejamento, execução, implantação e passagem de conhecimento; projetos acompanhados por uma área de PMO; atuação em todos os níveis de conhecimento (operacional, tático e estratégico) e projetos suportados por indicadores de gestão, controle e relatórios.

Evoluções e mudanças na estratégia de negócios

“O DNA da M. Camilo é o mercado de seguros. No entanto, ampliamos para outros segmentos”, expõe Luis.

Ele acrescenta que, de acordo com o próprio movimento do mercado, a M. Camilo deixou de oferecer somente outsourcing e migrou para o BPO. “Deixamos de ser apenas fornecedores de mão de obra para, efetivamente, executar todas as atividades de backoffice de uma seguradora com gestão integral da nossa parte. Nos tornamos um escritório de serviços. Atuamos inclusive na parte operacional.”

A M. Camilo já tem uma segunda geração em atuação. Os filhos de Luis e Mauricio, Felipe, Fernanda e Victor atuam na empresa. Inclusive, foi deles a ideia de estimular o home office. Em 2019, eles começaram a testar o novo formato de trabalho. “Iniciamos com uma pessoa de cada departamento. Nesse ínterim, já estávamos começando a fazer alguns trabalhos de BPO, trazendo o serviço para dentro de casa, mas ainda predominava o formato de outsourcing”, conta Mauricio.

Em março de 2020, com a chegada da pandemia, a M.Camilo passou por mais transformações. “Tivemos muitos desafios porque ao longo de 2020 para 2021, a receita diminuiu e tivemos que nos reinventar. Os testes que havíamos feitos de home office surtiram efeito, e a equipe toda se adequou perfeitamente a rotina 100% home office”, lembra Mauricio.

“Tecnologicamente estávamos preparados. Viramos a chave e a produtividade subiu”, pontua Luis.

Na empresa, o formato home office veio para ficar e a sede com 600 metros quadrados, que comportava em torno de cem colaboradores foi alugada. Hoje, a M. Camilo mantém espaços menores em dois endereços para as situações nas quais os colaboradores necessitam estar presentes e, também, a realização de eventuais reuniões, além de ser um local onde estão os servidores. Além disso, possui colaboradores espalhados por diferentes estados brasileiros.

Ao mesmo tempo em que o home office tornou-se uma realidade, a empresa focou em trazer o serviço para dentro de casa. Foi quando o BPO começou a ganhar mais corpo, segundo Mauricio. “Hoje, 90% dos nossos serviços são de BPO e Consultoria”, ressalta.
“Alguns clientes preferem que o colaborador que o atende vá até a empresa. Nesses casos, conseguimos criar um atendimento híbrido, pois nos adequamos a todas as necessidades dos clientes”, enfatiza Mauricio.

Para Luis, a tecnologia também é um instrumento transformador das ideias. A proposta da empresa é oferecer soluções integradas.

“A nossa ideia é ser um facilitador, ou seja, fazer um link entre sistemas que não se conversam. Para isso, com o nosso braço de tecnologia criamos soluções buscando essa integração. Como um bom exemplo, podemos citar o BDRO ou BDPO, que são ferramentas que nós desenvolvemos e atualmente são utilizadas por alguns clientes”, explica Luis.

De acordo com Mauricio, a área contábil da M. Camilo trabalha com uma ferramenta licenciada e, também com sistemas utilizados pelos clientes. Esses acessos remotos ocorrem por meio de links ou VPN.

De olho nas transformações

A M. Camilo se mantém antenada com tudo o que possa trazer mudanças no dia a dia das seguradoras. Mauricio aponta que a Reforma Tributária trará muitas mudanças para as empresas.

“Entre 2026 e 2030, dois modos de arrecadação serão trabalhados, o que será um desafio e as empresas precisarão se adaptar e conviver com um sistema novo de tributação e o sistema antigo”, chama a atenção Mauricio, sobre o período de transição que será necessário até a conclusão da reforma, prevista para 2030.

Além disso, outro assunto é o International Financial Reporting Standards (IFRS) ou Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), órgão cujo objetivo é padronizar a contabilidade mundial por meio de regras. “Entre essas regras há uma específica para o mercado de seguros, que todos conhecem como IFRS 17 ou CPC 50. Isso é um grande desafio.

Algumas seguradoras já implantaram, principalmente as de grande porte e que possuem ações negociadas na Bolsa de Valores. A CVM e o Banco Central já adotaram a norma. Não sabemos se a Susep irá adotar de forma parcial ou integral. Esse será outro grande desafio. A implantação é árdua”, avalia.

A M. Camilo já acompanhou inúmeras transformações pelas quais o mercado de seguros passou. Uma delas foi a chegada das insurtechs, que trouxeram também outro perfil de empresa cliente para a M. Camilo. “Elas chegam com um apelo tecnológico muito forte. Hoje, alguns clientes que estavam no âmbito do sandbox já estão virando seguradora.

Nessa virada de chave, vem a reboque todo o trabalho de obrigações junto a Susep, no qual estamos preparados para dar o suporte necessário em todas as áreas de gestão de riscos (governança), incluindo ouvidoria e call center. O mesmo se aplica para as atividades que envolvem as áreas de contabilidade, tributária e demais exigências do órgão regulador”, comenta Luis.

Futuro

Os filhos de Luis e Mauricio já estão no dia a dia da empresa. A projeção é que eles passem cada vez mais entender a dinâmica da M. Camilo com objetivo de expandir os negócios.

“Queremos crescer cada vez mais em termos de clientes e oferta de serviços, com foco maior em seguros, mas não esquecendo de parceiros de outros segmentos. Nosso compromisso é atendê-los cada vez com mais qualidade e eficiência. Estamos preparados e estruturados para os próximos anos, com ótimos profissionais”, projeta Luis.

“Fazemos o nosso melhor hoje para colhermos no futuro. Eu e o Luis temos grandes desafios”, acrescenta Mauricio.

Diferenciais

  • Time com vasta experiência;
  • Metodologia de trabalho que abrange diagnóstico, planejamento, execução, implantação e passagem de conhecimento;
  • Projetos acompanhados por um PMO;
  • Atuação em todos os níveis de conhecimento (operacional, tático e estratégico);
  • Projetos suportados por indicadores de gestão, controle e relatórios.

Conteúdo da edição de julho (266) da Revista Cobertura

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