MBM Seguradora: 75 anos de soluções de proteção e segurança

Com um time que analisa tendências e necessidades de mercado, sinergia entre as áreas de operação e comercial, parcerias longevas e investimento em inovação, a MBM Seguradora e Previdência avança pelo Brasil
Carol Rodrigues

Uma seguradora especializada e comprometida com a proteção de vida por meio da entrega de soluções ajustadas às necessidades reais do mercado para garantir tranquilidade e suporte aos clientes, agora ainda mais preparada para crescer e expandir a presença de mercado. É dessa forma que a MBM Seguradora e Previdência comemora os seus 75 anos.

Fabiano Rocke, diretor comercial do Grupo MBM

Segundo Fabiano Rocke, diretor comercial da MBM, o grupo vive um momento de celebração e inovação. “Com 75 anos de experiência, estamos mais preparados do que nunca para crescer e expandir nossa presença no mercado. A cada passo buscamos oferecer produtos e serviços que realmente fazem a diferença na vida das pessoas, além de agregarem valor ao portfólio de nossos corretores e parceiros”, ressalta.

Para tanto, a companhia está pronta para encontrar as oportunidades do mercado, sempre com foco na inovação e no fortalecimento da confiança que os clientes e parceiros depositam. “Investimos continuamente em nossos processos e em nossas pessoas, visando à excelência no atendimento às necessidades de clientes e corretores de seguros. Nosso principal diferencial é a adaptabilidade ao mercado. Somos capazes de identificar, de forma preventiva, as necessidades dos clientes e oferecer produtos personalizados e humanizados, seja no âmbito técnico, pessoal ou tecnológico”, descreve o diretor.

No ano em que comemora 75 anos, a companhia tem um planejamento sólido que visa um crescimento consistente, com foco na ampliação do portfólio de produtos, o que, segundo o diretor, permitirá aumentar ainda mais a representatividade no mercado. “No entanto, nossa prioridade continua sendo a manutenção do compromisso de entregar confiança e credibilidade aos nossos parceiros e clientes, elementos essenciais que sustentam nossa trajetória e sucesso”.

Excelência operacional

Conforme Rocke, a excelência operacional é um dos grandes diferenciais da MBM, pois conta com uma equipe altamente capacitada, que merece reconhecimento pelo seu comprometimento, e com processos bem estruturados e informatizados, garantindo agilidade e eficiência desde a contratação até a regulação dos sinistros.

“Além disso, a sincronia entre os times operacionais e a área comercial é essencial para desburocratizar processos e otimizar o atendimento. Operação e comercial são forças complementares, e essa integração fortalece ainda mais a experiência dos nossos parceiros e clientes”, assinala.

“Outro ponto fundamental é que nossos times não se acomodam; a busca por melhorias contínuas faz parte da nossa cultura. Estamos sempre atentos às necessidades do mercado, investindo em inovação e aperfeiçoando nossos processos para oferecer um serviço cada vez mais eficiente e diferenciado”, acrescenta o diretor, ao ressaltar que o foco da companhia é oferecer segurança e tranquilidade, e isso só é possível com uma operação consistente, confiável e sempre em evolução”, acrescenta.

Os nichos Vida e APP

Dentro do nicho de Vida, a companhia atende às diferentes demandas do mercado, pois conta com uma equipe multidisciplinar, o que garante soluções ágeis e entregas eficientes, e tem a personalização como grande diferencial. “Estamos preparados para atender projetos específicos e novas demandas, criando soluções sob medida para diferentes públicos e necessidades. Nosso seguro de vida não se resume a um ‘produto de prateleira’, apesar de termos grande sucesso com esses produtos. Nós buscamos sempre o atendimento completo das necessidades que nos são apresentadas, garantindo que cada seguro ofereça a proteção ideal para a realidade de cada cliente, proporcionando segurança financeira e tranquilidade”.

Para Rocke, como seguradora especializada em seguros de pessoas, a MBM tem a missão de conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção e de fornecer alternativas para que os corretores possam ser a voz mais próxima ao cliente. “Acreditamos que o seguro de vida deve fazer parte do portfólio de todo corretor, pois o bem mais valioso de qualquer pessoa é a vida”.

Já o Seguro APP foi concebido para atender à crescente demanda por proteção no setor de mobilidade urbana, abrangendo tanto o transporte público quanto privado de passageiros. Ele oferece cobertura para motoristas e passageiros de aplicativos, táxis, ônibus, motos e outras modalidades, garantindo segurança e suporte em caso de acidentes.

“Esse produto se destaca por sua capacidade de atender às obrigações legais de municípios e estados que regulamentaram esse nicho, tornando-se uma solução fundamental para os profissionais desse setor. Além disso, o Seguro APP está suprindo uma carência gerada pela extinção do DPVAT, oferecendo proteção onde antes havia uma lacuna, proporcionando mais segurança para motoristas e passageiros”, destaca o diretor.

Mais recentemente, a companhia lançou novas modalidades de Seguro APP, que incluem embarcações, máquinas agrícolas e industriais, ampliando a proteção do seguro de vida para diversos segmentos do mercado.

As coberturas de Morte Acidental, Invalidez Parcial por Acidente, Despesas Médicas Hospitalares, Diárias de Incapacidade e Funeral garantem proteção para todos os ocupantes do veículo, embarcação ou equipamento segurado.

“A cobertura para todos os ocupantes é um grande facilitador para quem contrata o seguro, pois proporciona a segurança de oferecer o serviço com a flexibilidade da abrangência”, diz.

Mais eficiência e agilidade

Dentro de todo esse contexto, a MBM segue investindo continuamente na digitalização dos processos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. “Somos uma empresa focada no cliente. A digitalização dos processos vem para seguir uma tendência de mercado, porém toda e qualquer solução sistêmica é adaptável. Nós partimos da premissa que a tecnologia vem para aproximar, facilitar e agilizar. Mantemos nossa essência como vetor em tudo que desenvolvemos: nossos processos, nossas pessoas! Temos uma equipe de TI robusta, que entende do negócio e está apta a desenvolver quaisquer soluções, que muitas vezes são utilizadas como referência no mercado de mesmo nicho”, expõe.

Por meio de plataformas online, a seguradora facilita a gestão de apólices, oferece cotações de forma intuitiva e simplificada, oferta a clientes e corretores autonomia e transparência.

“A aproximação do time de tecnologia e da área comercial, foi um grande marco. Áreas que por vezes no mercado eram antagônicas, agora compõem um único vetor. Essa mudança foi essencial para superarmos barreiras e entregarmos soluções com mais agilidade, alinhando tecnologia e inovação à nossa estratégia de crescimento e excelência no serviço prestado. As novidades não param. Através de um processo contínuo, seguiremos entregando soluções inovadoras para o mercado, sempre com o objetivo de atender cada vez melhor nossos clientes e parceiros”.

As plataformas digitais MBM para corretores foram criadas com o objetivo de tornar a experiência dos corretores mais eficiente e ágil, permitindo que os produtos sejam comercializados em qualquer lugar, através de um dispositivo conectado à internet.

Segundo o diretor, o desenvolvimento dessas plataformas teve início após 2015, quando identificaram que somente com a execução humana não seria possível acompanhar e atender com excelência a demanda e, desde então, houve avanços expressivos. “Mesmo com a digitalização dos processos, conseguimos preservar nosso atendimento diferenciado e direcionado a cada cliente. A diversidade de produtos oferecidos e os facilitadores que permitem que os próprios clientes adquiram produtos diretamente no site da corretora foram marcos importantes que contribuíram para a expansão do nosso modelo de negócios”.

Além disso, as plataformas de vendas, alinhadas a sistemas operacionais robustos, garantem segurança no processamento das vendas e permitem uma expansão consistente.

“O mais importante é que esse processo é contínuo: em períodos curtos, novas funcionalidades e melhorias são lançadas, garantindo que nossas plataformas estejam sempre atualizadas e atendendo de forma ainda mais eficiente aos nossos corretores e clientes”.

Os parceiros

Nesses 75 anos, além de produtos e processos, a parceria com os corretores também evoluiu. Aliás, conforme o próprio diretor, os corretores têm sido a base da evolução da companhia. “Os corretores são o pilar principal dessa construção e, com o tempo, fortalecemos essa relação. Entendemos que o corretor é o facilitador responsável por viabilizar a compreensão dos produtos, por isso, sempre buscamos oferecer o suporte adequado”.

Nesse sentido, a companhia investe em ferramentas digitais para facilitar o dia a dia desses profissionais e realizar aproximações constantes por meio de visitas e treinamentos. “Nos últimos anos, temos multiplicado nossa base de parceiros e ampliado a estrutura comercial, o que nos deixa muito felizes e gratos pelo engajamento dos corretores com nosso propósito”.

“Nossos parceiros estão alinhados com os valores da empresa, e neles temos total confiança para o início das parcerias e o principal, a manutenção das mesmas. Nossa linha de atuação junto aos corretores é horizontal, caminhamos lado a lado com esses profissionais, eles são uma extensão de nossa empresa, essa relação faz com que nossos clientes estejam cada vez mais seguros e confiantes sobre a solidez e profissionalismo da nossa entrega”.

Outro pilar fundamental para a seguradora tem sido as assessorias por conta da capilarização. “Trabalhamos lado a lado com essas parcerias para garantir que os corretores tenham o suporte adequado, acesso a treinamentos e informações detalhadas sobre os produtos da MBM. Além disso, podemos contar com a expertise das assessorias para nos auxiliar nas oportunidades que o mercado apresenta, permitindo atuar estrategicamente em diferentes regiões e potencializar nossos negócios. Assim como os corretores, nos últimos anos, o número de assessorias parceiras vem crescendo, o que nos anima e orgulha muito. A colaboração com as assessorias fortalece nossa presença no mercado, amplia as oportunidades de crescimento e reforça nosso compromisso em entregar soluções de proteção aos clientes”.

Expansão

Atualmente, a MBM está presente fisicamente no RS, PR, SC, SP, RJ, MG, MS, GO, DF, BA, PE e CE. A presença em diversos estados reforça o compromisso em levar proteção a um número cada vez maior de pessoas e garante que todo o país possa ser atendido com qualidade e eficiência.

“Além disso, estamos passando por um processo de expansão territorial, com o objetivo de aproximar ainda mais nosso time comercial dos corretores, fortalecendo parcerias e proporcionando um atendimento mais ágil e personalizado.

Embora o nosso público seja majoritariamente de segurados brasileiros, a cobertura securitária se estende a todo o globo terrestre, ou seja, onde quer que nosso cliente esteja, ele está segurado pela MBM”.

O objetivo da companhia é continuar fomentando ações que deram certo, garantindo um crescimento sustentável e estratégico. Isso inclui o fortalecimento das parcerias com corretores e assessorias, a inovação tecnológica para ampliar a escalabilidade na distribuição de nossos produtos.

“A qualidade de atendimento da nossa área comercial também é fundamental para compreender melhor as necessidades de cada região. E aqui cabe ressaltar um time dedicado e muito competente, que vem se superando constantemente, atingindo resultados notáveis”.

“Além disso, seguimos investindo no desenvolvimento de novos produtos e na abertura de novas bases comerciais, reforçando nossa presença no mercado e assegurando que cada vez mais pessoas tenham acesso à proteção que oferecemos”, completa.

 

Tradição, inovação e segurança fazem parte desta trajetória

O Grupo MBM foi fundado em 1950, em Porto Alegre (RS) com o propósito de oferecer amparo às famílias dos servidores públicos da Polícia Militar. Naquele momento, um grupo de oficiais identificou uma lacuna na proteção dos integrantes da corporação e se dedicou a encontrar uma solução para esse problema. Após alcançarem êxito em seu primeiro objetivo, perceberam que essa necessidade não era exclusiva de seus pares, mas também da sociedade como um todo. Com o passar do tempo, empenharam-se em ampliar sua atuação para todo o Brasil, protegendo milhões de vidas.

Hoje, 75 anos depois, o propósito continua o mesmo. Afinal, o compromisso de proteger vidas continua sendo a essência do Grupo MBM. “Ao longo dos anos, ampliamos nosso portfólio, modernizamos processos e investimos em inovação, mas sempre com o mesmo propósito: oferecer soluções de proteção e segurança”, ressalta o diretor comercial.

As proteções carros-chefes

Os produtos da MBM Seguradora e Previdência são desenvolvidos para atender diferentes necessidades do mercado. Os corretores podem conhecer todas as proteções no site da companhia ou por meio dos gestores comerciais e assessorias parceiras. Entre eles, alguns se destacam como carros-chefes da companhia:

• Seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros): é o principal produto, com ampla aceitação no mercado. Atende veículos terrestres, embarcações e também máquinas agrícolas e industriais, garantindo segurança para passageiros e operadores. Através do produto APP oferta-se segurança a quaisquer passageiros e/ou tripulantes do veículo segurado, esse é um facilitador para quem contrata, pois não é necessário nominar o segurado, a apuração é feita no momento do evento;

• AP Coletivo: possui grande inserção nesse segmento, com condições especiais para alunos e estagiários, proporcionando proteção acessível para grupos diversos;

• PME (Pequena e Média Empresa): voltado para empresas de diferentes portes e segmentos, esse seguro atende as mais diversas atividades profissionais, oferecendo tranquilidade para empresários e colaboradores.

• AP Eventos: essencial para a realização de eventos, sejam eles de grande público ou particulares, garante segurança para organizadores e participantes.

• Seguro de Vida para Turismo: criado para parques, locais históricos e outras atrações turísticas, assegura visitantes e operadores contra imprevistos.

Conteúdo da edição de março (273) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas