Mercado de seguros cresce por meio dos corretores de seguros. Ele é o grande parceiro da distribuição de seguros nas companhias.
Ao lado das seguradoras, os corretores são peças fundamentais na disseminação da cultura do seguro, pois também conscientizam sobre exposição aos riscos e proteção.
Fundamental na relação das seguradoras com os clientes e responsáveis por manter os segurados protegidos 24 horas por dia, em um momento difícil, é impossível não lembrar de um corretor de seguros.
Confira depoimentos sobre a importância dos corretores na estratégia atual de seguradoras, empresas prestadoras de serviços e associações.
Apoio técnico e operacional
“O corretor de seguros é o canal de distribuição mais capacitado para trabalhar os clientes consumidores de seguros. A Aconseg-NNE enxerga no corretor o seu principal parceiro, que é trabalhado com qualidade de atendimento e apoio técnico e operacional. Os corretores de seguros são, na verdade, os principais clientes das assessorias da Aconseg-NNE”.
Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE
Evolução em oito anos
“O corretor de seguros é um dos pilares da Delta. Desde o nosso início em 2015, a Delta foi uma das pioneiras em ser uma empresa de serviço e tecnologia próxima ao corretor de seguros. Antigamente o corretor de seguros tinha muita dificuldade em ter acesso em conseguir conversar, levar suas dores e ideias de produto para o mercado das empresas de prestação de serviços. Em 2015, a Delta começa esse movimento, se aproxima dos corretores de seguros e hoje eles são um player fundamental dentro da nossa estratégia de negócios. Crescemos muito nesses oito anos, pois atingimos 1 milhão de veículos ativos, ouvindo o corretor de seguros e desenvolvendo produtos e soluções para eles”.
Nicolas Galvão, CEO da Delta Global Serviços e Tecnologia
Protetor de vidas e negócios
“É muito importante estarmos juntos ao nosso principal cliente. O motivo da existência das assessorias é o corretor de seguros. Por isso, a Aconseg-SP vem desenvolvendo ações crescentes para esse parceiro, como a nossa participação no Conec. Esse profissional resiliente, protetor de vidas e negócios da população brasileira, pode contar com a parceria das assessorias. Elas desempenham um papel vital em mercados altamente competitivos como o nosso, fornecendo recursos, experiências e oportunidades de crescimento”.
Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP
Próxima ao corretor
“Dentro da nossa estratégia, o corretor de seguros é absolutamente importante. Muito do que distribuímos hoje no mercado brasileiro vem através do corretor. A Zurich hoje detém quase 27 filiais, mas sempre dizemos que nós não importamos com estrutura física, mas sim com a presença geográfica. Estar próximo ao corretor é o que faz sentido. Quando falamos em corretor também falamos das assessorias porque elas são parceiras importantes na distribuição de um produto de seguro a todos os corretores no país. Isso para nós faz todo o sentido”.
Marcio Benevides, vice-presidente Comercial da Zurich Seguros
Construtor das melhores soluções
“Os corretores representam toda a força da nossa distribuição e têm um papel fundamental na disseminação da cultura do seguro no Brasil, mas sobretudo, interagindo e entendendo o momento do segurado e construindo as melhores soluções e programas de seguros para a nossa indústria. Juntos, vamos construir uma indústria mais forte e pujante para a sociedade brasileira”.
Leonardo Freitas, diretor comercial do Grupo Bradesco Seguros
Aceleradora para o corretor crescer
“Para a Brazil Health, o corretor é a essência, o DNA, o que move a nossa companhia dia a dia a levar mais soluções para as empresas e o segurado dele. Somos uma aceleradora, apoiadora e incentivadora para que o corretor cresça no mercado de benefícios (saúde, odonto, vida, pet e alimentação) com todos os recursos e todas as ferramentas para que ele tenha crescimento profissional e sucesso nos seus negócios, seja para empresas ou pessoas”.
Marcelo Reina, CEO da Brazil Health
Incentivadora do cross-sell
“A Continental é muito parceira das companhias de seguros. Sabemos da importância de divulgar e ampliar os produtos dentro de cada companhia e fazer o mix de carteira. Os corretores conosco têm essa função de fazer o cross-sell dentro da própria carteira deles. Com a soma de forças entre a Continental, as seguradoras e os corretores nós vamos ampliar esse mix de carteira no mercado”.
Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental
Papel fundamental na vida do cliente
“Somos uma companhia de corretor. Todos os nossos investimentos estão no canal de distribuição do corretor. Falar da estratégia é falar da companhia. De fato, acreditamos que é no corretor que está todo o potencial de distribuição do mercado de seguros. Ele tem um papel fundamental dentro da vida do cliente. Transformamos os nossos investimentos em ferramentas de tecnologia e de marketing para que, com o corretor, possamos desenvolver mercado e levar mais ofertas de produtos para os nossos clientes e que possamos desenvolver essa atividade tão importante dentro da economia brasileira”.
Marcos Machini, vice-presidente da Liberty Seguros
Proposta de valor
“O papel do corretor é fundamental. Ele é o pilar de sustentação da nossa estratégia de distribuição e de entrega da companhia. A AXA se consolida como uma companhia de massificados e que está pronta a atender o corretor dos pequenos, médios aos grandes riscos. Estamos satisfeitos em ter uma proposta de valor para que o corretor, cada vez mais, consiga crescer dentro da companhia, ter mais relevância e entregar solução diferenciada para esse cliente”.
Karine Brandão, vice-presidente Comercial e de Marketing da AXA
Provedora de soluções
“Estou há 25 anos na companhia, passei por uma série de mudanças do mercado segurador. Após todas as mudanças e dificuldades que enfrentamos antes e depois da pandemia, vimos que este mercado continua evoluindo. Isso é possível por conta da nossa união, do relacionamento que nós temos. O único canal de distribuição da Tokio Marine são os corretores de seguros. Todos os investimentos feitos em desenvolvimento de produtos e melhorias de serviços e processos, principalmente no digital, temos como foco o corretor de seguros. Queremos ser a seguradora que está e continuará provendo soluções para os corretores”.
João Luiz de Lima, diretor Comercial do Canal Varejo da Tokio Marine
Base do trabalho
“O corretor é a base do nosso trabalho. Nos sentimos orgulhosos e responsáveis por apoiar essa categoria tão imponente e vibrante que são os corretores de seguros. É uma categoria que se profissionalizou, se capacitou e está cada vez mais preparada para desenvolver outros mercados e produtos e levar a melhor opção para o cliente. Sabemos da capacidade do corretor e tê-lo conosco é uma honra e uma super oportunidade. Queremos vocês conosco para uma jornada de crescimento”.
Jonson Souza, diretor Comercial da MAPFRE
Agente do bem social
“O corretor é importante na estratégia da Porto hoje e sempre. Há 78 anos a nossa estratégia é 100% voltada para corretores de seguros. Cada vez mais investimos nesse canal. Não temos dúvidas de que é um eterno canal. Por isso, o nosso slogan: ‘O corretor é pra sempre’. Observamos que o corretor é um agente do bem social e nos últimos anos ele descobriu que tem o poder sobre o cliente e consegue distribuir outros produtos além do seguro de automóvel. É impressionante como os corretores se dedicam em boa parte do tempo a comercializar outros produtos”.
Rivaldo Leite, CEO da Porto
Crescimento com o corretor
“Hoje, estamos retomando o crescimento e voltando a conversar com o canal dos corretores. Muitos deles acharam que não tínhamos saído da UTI (após a pandemia e dois anos de eventos climáticos extremos). Temos uma missão grande. A nossa ambição para 2030 é chegarmos a R$ 1,4 bilhão e só chegaremos com o apoio do canal corretor. Em 2023, nós lançamos um programa de relacionamento, segmentação e fidelização. Diminuir a participação do Agro tem sido uma estratégia. Queremos que os corretores conheçam um pouco mais a Sancor. Estamos com uma série de novidades”.
Edward Lange, CEO da Sancor
Fortalecedor da cultura do seguro
“Na atual estratégia da Sabemi, o corretor é uma peça fundamental, responsável por conectar o nosso portfólio de produtos às necessidades dos segurados, estabelecendo, com eles, uma relação de proximidade baseada em confiança e credibilidade. Ao longo das nossas cinco décadas de atuação, sempre contamos com a parceria de uma qualificada rede de corretores em todo o País, trabalhando, juntos, pelo fortalecimento da cultura do seguro e do mercado segurador. O corretor de seguros é um profissional indispensável para a sociedade, com uma atuação que vai muito além de garantir proteção, segurança e tranquilidade. Em um país como o Brasil, em que ainda há um longo caminho para ser percorrido quando o assunto é prevenção de riscos, os corretores são protagonistas de uma nobre missão: o fortalecimento da cultura do seguro”.
Rodrigo Pecoraro, diretor Executivo de Seguros da Sabemi
Onde e como o cliente desejar
“A Youse possui um objetivo claro de democratizar o mercado de seguros brasileiro. A nossa estratégia está alinhada ao posicionamento de estar onde e como o cliente desejar, no sentido de oferecer a mesma experiência e qualidade de atendimento, com uma estratégia de multicanalidade e multiplataforma. Partimos da premissa de que o cliente é nosso ponto de partida sempre, e agora com o apoio dos corretores. Além disso, acreditamos que para esse público nossa proposta de negócio é diferente das demais operações tradicionais do mercado de seguros e o perfil de parceiros deve seguir em sinergia com nossa atuação e experiência digital oferecida.
Vale reforçar que a nossa plataforma com APIs de vendas e pós vendas, endossos, sinistro e assistências já está disponível para todos que quiserem ser nossos parceiros. Tudo isso, tendo em vista que os parceiros passam a ter a oportunidade de criar uma nova linha de receita de forma bastante simples e aumentar o relacionamento com seus clientes”.
Nathalia Guil, gerente do Youse Negócios
Papel de proteção e bem-estar
“Nesta data especial, a Berkley Brasil Seguros parabeniza e dedica esta homenagem a todos os corretores de seguros, que desempenham um papel fundamental na proteção e no bem-estar da nossa sociedade. Agradecemos o comprometimento e a expertise aplicada em nosso mercado que garantem a tranquilidade de tantas famílias e empresas. Que esta data seja sempre uma marca do quanto vocês são importantes para nós e para todos os que protegemos. Vocês são parte fundamental da construção e no desenvolvimento de nossa história”.
Eduardo Garcia, diretor Comercial e Marketing da Berkley do Brasil
Centro da jornada de vendas
“A Omint entende que o corretor é o centro da jornada de vendas da companhia e um dos principais elos da cadeia de valor, uma vez que ele é responsável por entender as demandas dos clientes e oferecer as soluções mais adequadas a cada necessidade e perfil. Ele humaniza todo o processo de ‘reconhecimento da necessidade’ e oferece as melhores soluções. Tarefa que não termina na venda, porque ele ainda atua como gestor dessas soluções, podendo levar novidades em potencial para seus clientes. Além disso, o corretor é extremamente estratégico no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos nossos produtos, pois é ele quem identifica os pontos de melhoria e tendências de mercado”.
Cícero Barreto, CMSO do Grupo Omint
Parceiro na construção da história
“O ano de 2023 foi desafiador para a Saúde Suplementar do país. Estamos no pós-pandemia e todo o segmento vem buscando se adequar às novas demandas. Hoje, temos uma carteira com mais de 300 mil beneficiários e o corretor teve papel importante na consolidação desses números. Nosso foco é o cliente final e o corretor continua sendo fundamental para todas as nossas estratégias. Portanto, atender com excelência os mais de 30 mil corretores parceiros e as mais de 50 operadoras em uma operação nacional é o nosso desafio e a nossa missão. Este ano, atualizamos a ferramenta corretor digital, que funciona como uma verdadeira agência de marketing totalmente gratuita e que vem ajudando o corretor a ampliar os seus negócios. Mantivemos também o Programa Saúde para o Corretor, criado durante a pandemia, que dá acesso à telemedicina para o parceiro e toda sua família. O corretor é a válvula propulsora para a nós e um parceiro importante na construção da nossa história. Nosso desafio é manter a nossa trajetória de crescimento, levando soluções em saúde para milhares de brasileiros, além de entregarmos às operadoras parceiras resultados que mantenham a sustentabilidade do negócio. Seguimos cuidando de cada vida, com inovação e humanidade. E o corretor é o nosso grande parceiro nessa jornada”.
Alexandre Coelho, diretor Comercial da Allcare
Digital cada vez mais humano
“Para a Quiver, o corretor de seguros é muito mais do que um parceiro de negócios. É o fator mais importante de todo o ecossistema segurador, uma engrenagem que move o mercado ao conectar todos os elos desta corrente através de sua habilidade única e insubstituível: o relacionamento. Com um histórico de mais de 30 anos na construção de parcerias de sucesso, acreditamos que a tecnologia é o caminho para fortalecer ainda mais esta habilidade. Com um portfólio completo, temos como missão oferecer as melhores soluções hoje para que os corretores possam crescer agora, contribuindo não apenas com o crescimento do seu negócio, mas também de todo o mercado de seguros. A união da tecnologia com as habilidades interpessoais dos corretores, junto à segurança proporcionada pelo digital, abrem espaço para uma era onde o digital está cada vez mais humano e seguro. Esta é a nova era que estamos construindo junto aos profissionais do mercado para trazer benefícios e crescimento para todos”.
Fernando Rodrigues, CEO Quiver Soluções
Conteúdo da edição de outubro (258) da Revista Cobertura