Nova lei fortalece a visão da Seguradora ALM

Nova lei fortalece a visão da Seguradora ALM

Companhia prepara ingresso em 2026 posicionada como inovadora, transparente e rentável, sustentada por governança sólida e produtos que protegem pessoas e negócios

Desde 11 de dezembro deste ano, o mercado de seguros passou a operar com base na nova lei de contrato de seguros, n° 15.040/24, que exigiu uma série de adaptações das companhias.

Segundo Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM, o fato de a ALM ter nascido com uma estrutura leve, tecnológica e orientada para governança, permitiu à companhia absorver rapidamente os requisitos da nova lei. “Desde o início de 2024, instituímos um grupo de trabalho multidisciplinar envolvendo jurídico, produtos, atendimento e tecnologia para garantir total aderência ao novo marco regulatório”, diz o CEO, para quem a adaptação foi natural e estratégica.

A companhia realizou uma revisão completa dos produtos e processos, com foco em conformidade, jornada e comunicação, que incluiu a reescrita e simplificação dos clausulados, com linguagem mais acessível e destaque para exclusões e obrigações, aprimoramento do processo de subscrição, com critérios mais claros e maior rastreabilidade de decisões. Além disso, implantou trilhas de comunicação obrigatórias, garantindo que todas as etapas da contratação, renovação e cancelamento estejam documentadas e facilmente compreensíveis ao cliente, atualização de APIs e fluxos com parceiros, para garantir que todos os canais estejam aderentes ao novo modelo contratual e a criação do Comitê de Boa-Fé Contratual, um fórum interno permanente que acompanha riscos, linguagem e jurisprudência.

O CEO lembra que a jornada do cliente também fez parte das adaptações. “A nova lei reforça o princípio da boa-fé objetiva e a necessidade de informação clara e contínua durante toda a vida da apólice. Por isso, simplificamos telas, documentos e mensagens em nossos canais digitais. Incluímos pontos obrigatórios de confirmação de entendimento, evitando dúvida ou assimetria informacional e criamos um Hub de Transparência, no qual o segurado encontra tudo o que precisa — do clausulado ao status do sinistro — de forma intuitiva”.

Ele explica que essas mudanças não apenas atendem à lei, mas aumentam a confiança e reduzem atritos, refletindo a estratégia de oferecer uma experiência mais fluida e humana.

Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM
Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM

2026: um ano de mais expansão

Contudo, a ALM fecha 2025 como uma seguradora consolidada no segmento de nichos especializados, com aporte de R$ 20 milhões para ampliação da capacidade de retenção, abertura da sucursal São Paulo, entrada estruturada em linhas financeiras e o fortalecimento dos produtos de garantia e vida.

“Encerramos 2025 com infraestrutura técnica, de capital e de resseguro que permite expandir para ramos de pessoas, garantia ampliada, linhas financeiras, funeral com repatriação internacional e produtos massificados. Nosso modelo modular e nossa parceria com resseguradores globais facilitam a entrada em novos segmentos com agilidade e profundidade técnica”, comenta o CEO.

Por isso, ele prevê que o ano de 2026 será marcado por expansão geográfica, com presença operacional no Sul, Nordeste e Centro-Oeste, crescimento acelerado em financial lines, especialmente D&O e fraude empresarial, além do lançamento de produtos desenhados sob a nova lei, com foco em seguro educacional, assistências modulares e soluções B2B2C.

“Também ampliaremos a nossa plataforma de parceiros digitais e varejistas. Nosso objetivo é encerrar 2026 como uma seguradora inovadora, transparente e rentável, sustentada por governança sólida e produtos que realmente protegem as pessoas e os negócios”, projeta o CEO.

Conteúdo da edição de dezembro (282) da Revista Cobertura