Planejamento estratégico tem como foco solidificar a estrutura operacional e de distribuição, além da implementação de iniciativas tecnológicas e de produtos. Vida e Patrimonial devem impulsionar crescimento de 15% no próximo ano
Carol Rodrigues
Após cerca de sete anos atuando em áreas como tecnologia e comunicação, Edward Lange reuniu a sua vasta bagagem no mercado de seguros e retornou com o desafio de aproximar mais o corretor da operação da Sancor Seguros no Brasil.
Ao comunicar a contratação do executivo, a companhia anunciou: “empreendedor e muito ligado às tendências em transformação digital, consumidores digitais e inovação, Edward vem ao encontro de necessidades da Sancor Seguros que tem grandes expectativas de crescimento. Tecnologia e capital humano são os principais pilares neste momento de expansão”.
“Meu maior desafio hoje é atingirmos alinhamento corporativo e foco nas prioridades para capitalizar o mais rápido possível os ativos estratégicos e retomar com força o crescimento rentável mirando 2024 e 2025”, diz Lange que está como CEO da seguradora desde agosto de 2022.
Segundo ele, a pandemia atrasou em dois anos e R$150 milhões o planejamento estratégico da Sancor Brasil. “A reestruturação deixou uma situação para a retomada dos negócios debilitada, inclusive com a dúvida do mercado sobre a nossa saída da UTI. Mas o firme compromisso dos acionistas com o mercado brasileiro e, claro, a equipe que resistiu aos desafios da restruturação, deixaram uma Sancor muito resiliente e pronta para uma nova etapa”.
Ele conta que a restruturação dos últimos dois anos deixou o que ele chama de ‘pedras’ nos processos comerciais e de relacionamento com o mercado. “Os esforços para 2023 estarão direcionados em eliminar fricções sistêmicas e de processos para agilizar a gestão com os corretores, incluindo uma nova estrutura comercial, o lançamento de um programa de relacionamento com corretores, a implementação de múltiplas pequenas melhorias sistêmicas às ferramentas comerciais, e a retomada dos investimentos de marketing”.
Além disso, de acordo com ele, será realizado um alinhamento de toda a organização para o acompanhamento da gestão comercial para chegar em 2024 preparados para o grande passo que não foi possível em 2020, em decorrência da pandemia.
Com 75 anos, a Sancor Seguros tem uma das maiores operações de seguros na Argentina e apoia a operação brasileira em várias frentes, incluindo resseguro, tecnologia e, principalmente, direcionamento estratégico e governança. “Na região, a companhia leva o corretor de seguros no seu DNA e trouxe a mesma filosofia para o Brasil desde a sua chegada em 2013, embora atue em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob)”.
De acordo como ele, hoje, o Grupo Sancor Seguros é o maior grupo segurador da Argentina, atende mais de 9,3 milhões de segurados através do seu canal, com referência a mais de 15 mil corretores. “Além de estarmos no Brasil, associados ao canal bancário do Sicoob, hoje os corretores representam 65% da nossa carteira e, claro, temos uma estrutura específica e robusta para atender ao canal, inclusive através do nosso novo atendimento pelo WhatsApp”.
Canais estratégicos
Segundo Lange, o Sicoob é um canal estratégico para a Sancor que oferece importantes oportunidades normalmente o corretor tem pouco acesso, como é o caso com seguros Prestamista, Microsseguros e outros associados a produtos bancários. “O nosso foco no canal corretores é nos produtos de valor agregado e assessoramento, como nos ramos Agro, Patrimoniais, Vida Grupo, etc. Temos uma estrutura de liderança com décadas de experiência e relacionamento no canal corretores, e total consciência de que o corretor não é só o nosso parceiro comercial, mas principalmente o nosso cliente. Com a nova visão de retomar o crescimento em 2023, teremos várias iniciativas de aproximação com o canal”.
Lange explica que a diversificação territorial da nossa carteira, em especial nos segmentos Agro e Patrimoniais, faz parte da estratégia de otimização de acúmulos de riscos. “No segmento Auto, manteremos uma presença seletiva e restrita a certos segmentos, até atingirmos um equilíbrio técnico e massa crítica da carteira antes de expandirmos nacionalmente”, explica.
Mix de carteira
No começo de 2020, a carteira da Sancor estava fortemente concentrada nos segmentos Vida, Prestamista e Agro. “A pandemia e alguns eventos climáticos de grande magnitude, forçaram uma retração nos negócios e medidas emergenciais que impactaram fortemente no canal corretores. Hoje, com uma carteira mais equilibrada, uma estrutura mais eficiente e uma posição de solvência mais firme, estamos retomando o crescimento com ênfase no equilíbrio técnico e um foco particular no canal corretores”.
Em 2022, o mix de carteira da seguradora é de 40% Agro, 35% seguros de Pessoas, 14% Auto e 11% de Patrimoniais. Vale destacar que 85% da produção de Agro é via corretor de seguros.
Lange lembra que 2022 começou com a pior seca dos muitos anos, o que gerou, já no mês de janeiro, um prejuízo superior aos R$12 milhões. “Além de uma tendência bastante positiva nos últimos meses, impulsionada principalmente pela melhora na sinistralidade no Auto e bons resultados financeiros, esperamos terminar 2022 com um prejuízo de R$15 milhões, uma melhora significativa em relação ao prejuízo de R$ 92 milhões de 2021”, explica.
Já para 2023, a expectativa é de crescer 15%, principalmente nos segmentos Vida e Patrimonial.
“Temos uma equipe muito boa e jovem com uma enormidade de ideias inovadoras. Como parte do nosso planejamento estratégico, temos definido focarmos em solidificar a nossa estrutura operacional e de distribuição, antes de implementar algumas iniciativas tecnológicas e de produtos, que temos no nosso ‘sandbox’”, conclui o executivo.
Conteúdo da edição de dezembro (249) da Revista Cobertura