O avanço da assistência 24 horas

Com esse serviço, os corretores de seguros têm a grande oportunidade de ampliar sua rede de clientes

Karin Fuchs

Cada vez mais, a assistência 24 horas tem evoluído para oferecer mais agilidade, facilidades e conectividade aos segurados, tornando-se também uma forte ferramenta para os corretores de seguros no momento de ofertarem produtos que atendam, não somente as necessidades de proteção dos clientes, mas também serviços que eles não imaginam que podem contratar.

Na Allianz Seguros, a companhia lançou nos últimos meses algumas ferramentas para o acionamento de serviços de assistência 24 horas. Uma delas, é o aplicativo Allianz Cliente Auto, que funciona como um canal de autosserviço para os segurados. Além da possibilidade de emitir a 2ª via de boleto e acessar informações e dados do seguro, por exemplo, o aplicativo oferece assistência 24h, como acionamento e localização de reboque.

“Também apresentamos a assistência 24h via WhatsApp, em que os segurados de automóvel podem solicitar reboque, socorro mecânico e pane elétrica/bateria, para veículos de passeio e pick-ups”, informa o diretor-executivo de Sinistros, Renato Roperto. O atendimento é realizado de forma 100% digital, com chatbot e a interação com uma equipe de analistas, quando necessário, sem que o cliente precise sair do WhatsApp.

A iniciativa tem a parceria com a Allianz Partners Brasil, empresa do Grupo Allianz, e foi lançada de forma a reforçar a agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência aos consumidores. Em breve, o app também estará disponível aos clientes com seguro para motos, e duas novas ferramentas serão lançadas para simplificar ainda mais a jornada de sinistros Auto: uma nova vistoria digital e um portal exclusivamente para os corretores.

Roperto explica que o novo portal, que já disponibiliza um ambiente para abertura de sinistros mais amigável e simples, em breve, irá melhorar a experiência de acompanhamento. “Com informações atualizadas para que os nossos parceiros tenham respostas rápidas e, assim, possam apoiar os segurados da melhor maneira”, destaca.

Na Mapfre, todos os clientes de seguro auto, empresarial e residencial têm direito à assistência 24 horas. No auto, eles podem interagir com a seguradora pelo WhatsApp e um novo recurso tecnológico vem sendo implementado para que os clientes possam compartilhar a sua localização, acompanhar o trajeto do guincho e manter o contato com a central de forma fácil e rápida.

No seguro patrimonial empresarial alguns novos serviços foram lançados para os clientes. “Agora, eles têm acesso à assistência 24 horas para chaveiros, eletricistas, vidraceiros, serviço de vigia, conserto de bens de linha branca, serviço de emergência etc. Neste ano, novas assistências serão adicionadas ao seguro residencial para melhorar ainda mais a segurança e o dia a dia dos nossos clientes”, antecipa o diretor de Provedores da Mapfre, Tulio Carvalho.

MAIS FACILIDADES

Além de produtos, nos últimos dois anos, a Europ Assistance Brasil investiu em soluções digitais, atreladas aos momentos de emergência e a serviços de conveniência. “Apostamos em ferramentas de Customer Centric, ouvindo de maneira atenta tudo o que o nosso parceiro de negócios e os clientes atendidos na ponta tem a nos dizer”, conta o diretor-executivo Comercial e de Marketing e Produtos, Rogerio Guandalini.

São ferramentas como speech e text analytics, EVA (Europ Agent Virtual), uma assistente de atendimento humanizada capaz de compreender atendimentos com alto nível de complexidade, implementação do canal WhatsApp para clientes e prestadores de serviços, entre outras soluções. A assistente virtual e WhatsApp estão disponíveis para os segmentos Auto, Residencial, e em breve, para os serviços de Viagem e Funeral.

Na Delta, o diferencial é a sua fábrica própria de software. “O que nos dá uma agilidade no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Focamos 100% da nossa atuação com serviços para veículos e frotas, e com isso conseguimos ampliar a oferta de produtos para essas áreas”, diz o gerente de Contas, Webster Pedralli.

Entre as últimas inovações, ele destaca o DeltaFleet uma plataforma de gestão de frotas que permite ao cliente um acompanhamento em tempo real dos serviços solicitados, deslocamento do prestador, TMA, e, ainda, integra várias outras funcionalidades necessárias como rastreamento, telemetria e controle de jornada de motoristas. “Mantemos um relacionamento diário com nossos clientes e corretores, e ouvindo as demandas desenvolvemos, por exemplo, o serviço de atendimento à veículos carregados”.

Mesmo que o veículo esteja carregado, por uma rede de prestadores qualificados para este tipo de operação, eles prestam o suporte necessário para auxiliar o cliente. Em caso de pane mecânica, além de remover o veículo para manutenção, a Delta auxilia seu cliente na regulação e negociação do serviço de manutenção, e oferece controles de manutenção preventiva e corretiva, ou serviços de pronta resposta em caso de furto e sinistro.

DICAS AS CORRETORES

Nas palavras de Guandalini, os serviços de assistência podem impulsionar a ampliação da carteira do corretor, pois permitem que o segurado usufrua de benefícios mesmo não havendo um sinistro. “O corretor também tem a possibilidade de destacar, cada vez mais, o papel das assistências relacionado à comodidade e conforto, provendo serviços que facilitam a vida das pessoas”.

E “o corretor tem, ainda, uma excelente oportunidade de ampliar sua rede de clientes com a oferta de assistências complementares às apólices de seguro e vida do cliente, suportando também esse trabalho de democratização dos serviços”, acrescenta Guandalini.

Na Mapfre, o superintendente de Seguros Massificados, Tradicionais e Habitacional, Ivan Santos, destaca que é importante que os corretores sempre reforcem junto aos clientes todos os canais de comunicação junto à seguradora  e que as assistências 24 horas passaram a ser ainda mais fundamentais no dia a dia dos consumidores pós-pandemia. “O estilo de vida e consumo da população mudou e o corretor deve estar alinhado aos perfis dos clientes para destacar tudo o que esses benefícios agregam para os seus cotidianos”.

Para Roperto, ao mencionar a possibilidade de acionar a assistência 24 horas por meio de canais diversificados, é importante que o corretor destaque ao cliente, sobretudo, a conveniência proporcionada pelas ferramentas já citadas. “Atualmente, por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social, os canais de contato das seguradoras foram aprimorados para atender, com mais assertividade e rapidez, tanto o corretor quanto o consumidor de seguros”.

Pedralli ressalta que todos os processos e produtos são pensados no cliente e corretor. “Além das coberturas personalizadas, atendimentos conduzidos por operadores especializados nos segmentos de mercado atendidos, a Delta oferece possibilidade de atendimento a todo ecossistema de transportes e mobilidade, além de oferecer modalidades de contratos específicas para cada operação”, conclui.

Conteúdo da edição de outubro (236) da Revista Cobertura

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