O gigantismo do PASI no amparo aos trabalhadores brasileiros

Ao completar 35 anos de uma missão que possibilitou o surgimento do maior seguro popular do Brasil, PASI tem o desafio de acolher e amparar os brasileiros com produtos pessoa física e dar mais um passo na contribuição da democratização do seguro
Carol Rodrigues

Alaor Silva Junior, Presidente do Plano de Amparo Social Imediato

Uma família de Minas Gerais está ajudando a escrever uma parte importante da história do seguro no Brasil.

Tudo começou com Alaor Silva Junior, presidente, e Mariângela Marrocos, diretora Administrativa, e hoje já está na segunda geração com os filhos Fabiana Resende, vice-presidente Executiva, e Philippe Marrocos, diretor Financeiro, Indenizações e de Pessoas do Seguro PASI, que se juntou ao grupo mais recentemente.

A inquietação e a determinação de Alaor em criar algo novo unidos à demanda reprimida gerou um seguro com indenização paga em 24 horas após a entrega da documentação simplificada. O objetivo encampado por Alaor em 1989 é, ainda hoje, um desafio para o mercado de seguros nacional. Não à toa, o PASI é um caso de sucesso de inclusão e bem-estar social por meio da proteção do seguro de vida, e reconhecido como o primeiro seguro popular ou microsseguro do Brasil.

“O PASI nasceu de uma demanda reprimida, da sociedade consumidora que estava incomodada e me transferiu esse sentimento. Como corretor de seguros, ousei me propor a desenhar esse projeto”, conta o fundador Alaor Silva Junior, presidente do Seguro PASI.

O pedido do presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais para desenvolvimento de um seguro para repor o caixa da entidade com valores gastos com o auxílio funeral fornecido às famílias dos associados foi o ponto de partida para Alaor criar o primeiro microsseguro de referência no mercado segurador brasileiro.

Em 1 de junho de 1989, o seguro PASI surgiu efetivamente em sua primeira versão.

Foi só uma questão de tempo, aliás, pouco tempo para o PASI ampliar a sua missão.

Amparar e proteger famílias. Levar acesso a recursos antes não disponíveis para pessoas de qualquer classe em qualquer lugar. Democratizar realmente o acesso à instituição seguros e a todos os serviços agregados disponíveis sem distinção de nicho ou grupo de risco. Cuidar da saúde, do bem-estar e, de fato, pensar em como melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a missão do Plano de Amparo Social Imediato (PASI).

Corretor de seguros, Alaor faz questão de mostrar a relevância desses profissionais. Afinal, até 1991 o PASI atuou como corretora de seguros e com o produto entregue nacionalmente passou para uma nova fase e se posicionou como empresa de gestão. “Fizemos outra inclusão, desta vez securitária: colocamos o corretor de seguros para distribuir o produto”, diz o fundador.

Gigantismo

“Jamais poderia imaginar que naquela materialização de se entregar rápido uma indenização geraria esse gigantismo da ideia que foi o PASI na sua sequência de avanços, operação e alcance social. Eu queria entregar em 24 horas para sentir a reação daquelas pessoas que estavam recebendo o benefício. Só isso”.

A ideia de Alaor de atender as necessidades de um público-consumidor tem por trás uma engenharia sofisticada com ingredientes que não são perceptíveis por todo o mercado.

O PASI não é simplesmente inovador. Ele carrega uma característica forte de sensibilidade em atender as necessidades do público-consumidor e beneficiário, em seus diferentes momentos da vida. Um exemplo foi a criação da cobertura para doentes oncológicos, que libera uma parte da indenização no momento do diagnóstico feito pelo médico. “Esse valor ajuda a comprar os remédios e a fazer o tratamento”, diz Alaor.

Fabiana Resende, Vice-presidente Executiva do Seguro PASI

Outro ponto importante é a concepção da linguagem e das comunicações dos produtos. “A essência do PASI tem muito da essência do Alaor. Entrei no PASI para cuidar do marketing. Meu desafio sempre foi manter a essência do PASI, mas ir ajustando com as necessidades do mercado e as tendências”, destaca Fabiana.

Segundo ela, atualmente, a comunicação do PASI mescla tradicionalismo com modernidade e inovação. Mas o futuro reserva uma comunicação mais ousada, tendo em vista as inovações que serão trazidas ao mercado.

O PASI completa seus 35 anos em 2024 com o desejo de abraçar e amparar mais brasileiros, atuando mais intensamente para a democratização do acesso ao seguro. “Isso significa uma longa caminhada recheada com muitos desafios e adversidades, mas também com muitas superações e resiliência”, comenta Alaor.

“O grande sucesso da perenidade do PASI é que, ao longo da nossa caminhada, sempre encontramos pessoas que se identificaram com nossos ideais e abraçaram a nossa causa, proporcionando que o PASI crescesse e chegasse a lugares que os nossos próprios braços não alcançavam. Isso fez com que o PASI se multiplicasse e se fortalecesse cada vez mais”, descreve Fabiana.

“O modelo que o PASI desenvolveu ao longo dos 35 anos não vai mudar. Esse é um modelo de desenvolvimento e materialização de ideias que, junto ao público consumidor, conseguiu ver demandas reprimidas e transcrevê-las em algo que dentro da instituição seguro possa ser uma solução”, diz Alaor.

Icatu: a nova garantidora

A iniciativa comemora 35 anos de olho nos próximos passos. Desde abril deste ano, o PASI tem uma nova parceira, a Icatu Seguros, que, conforme Alaor, acolhe o projeto de forma calorosa.

Philippe Marrocos, Seguro PASI

Ao todo, o PASI conta com cerca de 50 mil empresas parceiras na categoria de Pequenas e Médias Empresas (PME) e oferece seguros a partir de R$1,50. A parceria alia a expertise da Icatu no segmento à inteligência do PASI na distribuição de seguros para empresas das mais diferentes áreas de atuação no País.

O PASI segue responsável pela estratégia, administração e operação do seguro, mantendo as coberturas, serviços e valores dos contratos em vigor. Já a Icatu, como seguradora oficial, entra com a garantia do produto e com diversos benefícios para a base de corretores do PASI. Os profissionais terão à disposição materiais de venda e comunicação, incentivos e campanhas regulares.

De acordo com o presidente do PASI, a parceria é a união de propósitos das duas empresas. “O PASI tem como objetivo a democratização do acesso ao seguro no Brasil. Conhecemos os desafios que os empreendedores enfrentam e as necessidades das PMEs. Por isso, o nosso desafio é levar a proteção do seguro, criando coberturas e benefícios para necessidades específicas. Vimos muitas sinergias entre esse nosso propósito e o da Icatu e estamos certos de que será uma união de sucesso“, afirma.

“O PASI nasceu comprometido em acelerar o acesso a um seguro de qualidade e impulsionar o bem-estar social dos brasileiros. Nossa missão tem sido reestruturar processos, soluções e produtos para simplificar e desburocratizar esse mercado tão fundamental para a estabilização econômica do País. A parceria com a Icatu é mais um passo importante em toda essa jornada”, afirma a vice-presidente executiva do PASI.

Ela destaca que o PASI consegue encontrar espaço para fazer diferente, ampliar os propósitos e entender que, mesmo diante das adversidades, é possível inovar e entregar o que ninguém está fazendo. “A aliança do PASI com a Icatu vem em um momento muito especial para o PASI”, comenta Fabiana.

Novo público: pessoa física

“O futuro para nós é todo dia. Estamos muito preocupados com o futuro de hoje e o de amanhã virá de forma natural. Concebemos o futuro da forma natural que as demandas nos exigem. Quem vai definir o futuro é o próprio mercado consumidor. Queremos que o mercado não esqueça que o PASI existe para encantá-lo”, destaca Alaor.

Mariângela Marrocos, Seguro PASI

“Celebramos o início de uma nova Era para, de fato, conseguirmos democratizar o acesso, não só ao seguro de vida, mas a outras soluções, e trazer inovação para o mercado, para os corretores e para a sociedade que tanto precisa de acolhimento e amparo”, destaca Fabiana.

“Vamos conseguir ampliar, ainda mais, o alcance e a acessibilidade dos produtos de vida, que vão continuar encantando”, anuncia o fundador do PASI.

Segundo ele, o mesmo encantamento gerado nos produtos coletivos será levado ao campo dos riscos individuais, ou seja, pessoa física.

“Estamos buscando formas e produtos para que possamos disponibilizar aos corretores algo que eles possam oferecer de maneira individual. Será um novo mercado que o PASI abrirá para os corretores de seguros, que com certeza gostarão muito. O Brasil precisa de produtos simplificados, a preços justos e que possam chegar nessas classes que ainda não têm acesso ao seguro. O PASI, como aprendeu a fazer na sociedade organizada, terá o mesmo zelo, preocupação e a busca por produtos para chegar às famílias e pessoas de forma individual”, destaca Alaor.

O ano de 2024, segundo Fabiana, será um divisor de águas. Não somente pela comemoração dos 35 anos, mas sobretudo porque o investimento contínuo do PASI em inovação disponibilizará novidades no mercado.

“Serão novas soluções através da tecnologia, plataformas e aplicativos. Temos a perspectiva do lançamento de um super app no segundo semestre. Vamos dar possibilidades de o ecossistema PASI, seja os segurados ou os beneficiários, ampliarem a camada de proteção que eles já têm com novas soluções que vamos trazer. Esse será o primeiro estágio para iniciarmos o trabalho com a pessoa física”, conta Fabiana, ao destacar que, para isso, serão necessários criatividade, tecnologia e bons parceiros.

“Muito mais do que um negócio, nós constituímos uma missão a cumprir, que será continuada, graças à Fabiana, minha filha, e ao Phillipe, que agora integra a liderança da empresa. Continuaremos a contribuir de alguma forma para fazer chegar aos consumidores o que há de melhor para consumir daquilo que a instituição seguros pode oferecer”, projeta Alaor.

“A nossa história sempre foi escrita com muita inovação e os próximos anos não serão diferentes”, ressalta Fabiana.

Produtos e Assistência com a chancela do PASI

  • Seguro de Vida
  • Indenização paga em 24 horas após o recebimento da documentação;
  • Permite contratar através de MEI, CNPJ, CPF, CEI e CNO;
  • Pode ser contratado a partir de apenas 1 colaborador;
  • Sem limite de idade e sem carência para trabalhadores ativos regularizados;
  • Dispensa o preenchimento de declaração pessoal de saúde;
  • Possibilita a inclusão de sócios, estagiários, prestadores de serviços e terceirizados juntos em um mesmo grupo;
  • Atende empresas em todos os segmentos e de qualquer porte;
  • Central e equipe exclusiva para gestão e atendimento das empresas, segurados e entidades de classe;
  • Central de amparo PASI para cuidar dos segurados e gestores em todos os momentos da vida.
  • AP Temporário;
  • Seguro Estagiário;
  • Seguro Funeral;
  • Amparo Funeral;
  • Amparo Funeral Sênior;
  • Agrovida.
  • Assistências
  • Assistência Funeral Individual ou Familiar;
  • Cesta Natalidade;
  • Bônus por Nascimento;
  • Assistência Social;
  • Assistência Psicológica;
  • Assistência Recolocação e Avaliação Profissional;
  • Assistência Odontológica;
  • Orientação Médica por Telefone;
  • Orientação Médica por Vídeo (Teleconsulta);
  • Assistência Nutricional;
  • Assistência Fitness;
  • Amparo Oncológico;
  • Assistência Farmacêutica;
  • Desconto Farmácia.

Conteúdo da edição de junho (265) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas