O modelo de trabalho diferenciado com as assessorias da Zurich

Resultados mostram estratégia de expansão e intensificação da atuação nas regiões Norte e Nordeste como bem-sucedida, conforme Marcio Benevides

A Seguradora Zurich vem despontando como grande parceira das assessorias em seguros em todos o País. O propósito é claro: ser a melhor companhia para as assessorias trabalharem. Para isso, a seguradora criou um modelo de trabalho bem definido e diferenciado com as parceiras, visando a eficiência tendo, inclusive, disponibilizado as mesmas ferramentas que estão à disposição do time comercial da seguradora.

Marcio Benevides, diretor Executivo de Distribuição da Seguradora Zurich

“Sabemos do papel que as assessorias têm para o desenvolvimento do mercado segurador brasileiro e acreditamos que esta atuação é como uma extensão das filiais físicas da companhia. Escolhemos nossas parcerias de forma estratégica, em todo o território nacional, apoiando a companhia nas regiões em que queremos crescer”, comenta Marcio Benevides, diretor-executivo de Distribuição da companhia.

“As assessorias também fazem parte do nosso plano de expansão geográfica. Elas desenvolvem um trabalho muito importante oferecendo consultoria comercial no atendimento aos corretores de seguros e clientes fisicamente mais distantes da Zurich”, completa o diretor.

A estratégia com as assessorias está alinhada ao fato de a companhia confiar no aumento da distribuição dos seus produtos através do corretor. “Elaboramos um modelo para que cada assessoria atenda a 150 corretores, no máximo. Desta forma, apenas considerando as assessorias, a Zurich cresceu cerca de 56,9% em prêmio emitido em 2023. Nas regiões Norte e Nordeste, o crescimento foi de 97,7%”.

Para isso, disponibiliza para as assessorias as mesmas ferramentas de gestão utilizadas pela equipe de gerentes comerciais. Isso possibilita maior eficiência na atividade comercial, já que as assessorias podem acompanhar a evolução de produção dos corretores, como cotações, fechamentos e resultados.

“Além disso, para nós, é fundamental capacitar continuamente as assessorias acerca dos produtos e dos serviços da seguradora. Oferecemos ainda, como grande diferencial de mercado, um suporte especializado da nossa área de Engenharia de Riscos à área comercial, especialmente para soluções mais complexas, para empresas. E as assessorias que apoiam a distribuição de todo o portfólio da seguradora podem contar com essa solução”.

Força comercial

A Zurich atua com uma diretoria comercial integrada para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Norte e Nordeste. “Fazendo um recorte, apenas pela Gerência Regional Norte e Nordeste, estamos fisicamente presentes com escritórios em Recife e Salvador, além de contar com a parceria de 15 assessorias, que nos permitem estar ainda mais próximos dos clientes”, descreve Benevides.

Segundo ele, em 2023, a companhia obteve um crescimento expressivo de cerca de 65% na Gerência Regional N/NE, e até abril deste ano já registrou um aumento de cerca de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. “Podemos dizer que nossa estratégia de expansão e intensificação da atuação na região tem sido bem-sucedida”.

Recentemente, a seguradora expandiu a presença territorial com a atuação de Gerentes Comerciais Mobile em Belém (PA), Natal (RN) e Fortaleza (CE). “Localidades que não possuímos filial física, mas são de extrema relevância na continuidade do plano de expansão geográfica, visando a entrada em novas regiões de interesse, bem como a permanência e o fortalecimento em regiões que já estamos presentes”, justifica.

Conforme Benevides, além da Gerência Regional que atende as regiões Norte e Nordeste, a companhia conta com uma Superintendência Comercial específica para definir a estratégia e o modelo de atuação das assessorias. “Todas as assessorias são suportadas por Gerentes Comerciais da Zurich, que executam toda a gestão comercial e acompanhamento no dia a dia. Reconhecemos a qualidade do atendimento e a proximidade com os corretores como peças fundamentais para expandir nossos negócios”, destaca.

Eduardo Fazio, diretor Regional RJ/ES/N/NE da Seguradora Zurich

Eduardo Fazio, inclusive, retornou à companhia em março deste ano para assumir a Diretoria Regional RJ/ES/N/NE para dar continuidade às estratégias de negócios.

“Minha missão é contribuir com a estratégia da companhia de expandir nossa atuação, aumentar nossa participação na região e dar suporte às oportunidades de negócios por meio da ampliação do portfólio de produtos. As regiões Norte e Nordeste apresentam elevadas taxas de crescimento econômico, portanto faz muito sentido continuarmos investindo e acelerando, ainda mais, a nossa presença”, comenta Fazio.

Expansão e presença

“Como companhia multilinha e multiproduto, investimos para oferecer aos corretores não apenas produtos de proteção que atendam às diversas necessidades de seus clientes, mas também para aprimorar nossos processos, a fim de ser uma seguradora simples de operar. Priorizamos projetos que tenham a melhoria da experiência do cliente e dos nossos parceiros como foco”, define Benevides.

Segundo o diretor, a estratégia da Zurich neste ano, nacionalmente, está focada em três pilares principais: crescimento com disciplina, intensificação do relacionamento com os corretores (incluindo assessorias) e diversificação do portfólio. “Ampliaremos nossa base de corretores ativos e consolidaremos nossa expansão territorial, intensificando a presença e atuação da Zurich em várias regiões, incluindo o Norte e o Nordeste”.

Com as assessorias, especificamente, a intenção é manter as agendas recorrentes, envolvendo escuta ativa para melhorias e iniciativas de desenvolvimento aos corretores atendidos por meio delas. “Também incentivaremos um maior mix de negócios na carteira dos corretores, ampliando seu olhar para produtos além do automóvel, como o residencial, o empresarial e os seguros de vida, além das linhas corporativas, já tradicionalmente diferenciadas na Zurich”.

“No Norte e no Nordeste, especificamente, seguiremos investindo no aperfeiçoamento da comunicação com o corretor por meio de canais pensados especialmente para ele e em investimentos na simplificação de processos, visando facilitar o dia a dia do profissional. A companhia seguirá investindo para aumentar a capilaridade de distribuição de seus produtos na região, sobretudo reforçando a sua atuação por meio das assessorias”, comenta Benevides que, além da expansão natural dos produtos de varejo, espera a consolidação de um trabalho de capacitação dos corretores para entrada das linhas corporativas em sua base de clientes.

A tendência de produtos a serem trabalhados pelos corretores das assessorias segue apontando para o seguro para automóveis, que ainda é a principal carteira para o corretor de seguros focado no varejo. No entanto, conforme o diretor-executivo, a companhia também oferecerá outras proteções, que devem ganhar relevância para a diversificação do portfólio do corretor, como os seguros de Vida Individual, o Vida PME e o seguro Residencial.

“A Zurich oferece soluções dirigidas aos corretores para que atendam às necessidades de seus clientes. É uma oportunidade para que o corretor faça uma consultoria de riscos mais orientada e aumente as possibilidades de diversificação de seu portfólio”.

Ao liderar uma estratégia que se mostra acertada, Benevides ressalta: “Seguiremos investindo na ampliação da nossa presença geográfica em todo o País para atender o corretor da maneira como ele preferir, inclusive, por meio das assessorias de seguros”.

Conteúdo da edição 05 da Revista Aconseg-NNE

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