Diversificação de carteira e consultoria ao segurado estão entre os argumentos para o corretor ingressar no ramo

Executivo da Garantia João Pessoa
Após a pandemia, as pessoas passaram a se preocupar mais com as responsabilizações, e com o que já está disposto no Código Civil, em seus artigos 186 e 187, que define erro como negligência, imprudência e imperícia. “O mesmo Código, em seu artigo 927, fala sobre a obrigação de reparação do dano”, ressalta Adjamir Pontes Cesar, executivo da Garantia João Pessoa, assessoria associada à Aconseg-NNE.
Ele observa que entre as profissões mais reclamadas estão Contadores, Profissionais de Saúde e as Agências/Operadoras de Turismo.
Na Tokio Marine, os produtos de Responsabilidade Civil estão dentro do portfólio de pessoas jurídicas e contemplam RC clássico, D&O, RC Profissional, RC Riscos Ambientais, RC Riscos Cibernéticos e RC Geral. Inclusive, a companhia conta com a estrutura Estratégia de Negócios, composta por especialistas que auxiliam corretores de pequeno e médio portes, para potencializar os negócios da carteira de produtos PJ.

Diretor Regional Comercial Nordeste da Tokio Marine
“Quando falamos em E&O, hoje, na Tokio Marine, temos por volta de 30 atividades contempladas neste segmento. Entre elas, as demandas são das áreas de tecnologia, engenharia e notários (profissionais que trabalham com cartórios). Assim, de forma geral, temos segurados nos mais diversos ramos como petshops, que é um segmento em crescimento no Brasil”, descreve Ronaldo Dalcin, diretor Regional Comercial Nordeste da Tokio Marine.
Ele destaca que a maior procura pelo seguro de Riscos Cibernéticos e o E&O se deve, em especial, à maior capacitação da equipe da companhia e das assessorias e corretores, que têm buscado mais qualificação para trabalhar esses produtos junto aos clientes. “Além, é claro, de um trabalho constante de conscientização sobre a importância da cultura do seguro”.
Na visão da Zurich, especificamente nas regiões Norte e Nordeste, os segmentos da economia que mais demandam a contratação de RC Geral são: grandes comércios e indústrias; prestação de serviços; bares, restaurantes e hotéis, e shopping centers.
“Sobre o RC Profissional, considerando todo o mercado, vimos um crescimento de mais de 20% dos prêmios nacionais nesse produto de 2022 para 2023. Se destacam na região profissões como advogados, engenheiros, contadores, corretores de seguros e agentes de viagem. É uma região com um volume significativo de profissionais como engenheiros, advogados, arquitetos, consultores, entre outras profissões que demandam esse seguro”, depõe Eduardo Fazio, diretor Regional da Zurich Seguros.
Assessoria no apoio ao corretor
O executivo da Garantia lembra que uma assessoria é o braço especializado para fazer o corretor vencer desafios. “A assessoria propõe traduzir pra uma linguagem acessível, o que antes poderia ser de extrema complexidade para o corretor, e assim desenvolver em sua carteira o RC que, com certeza, figurará como os cinco maiores ramos do mercado nos próximos anos”.
A proteção agrega no portfólio oferecido pelos corretores. “As remunerações são bastantes justas, sendo um ramo de baixa sinistralidade e ocupação do tempo operacional do corretor. Vale dizer que o movimento em torno de captação do cliente é mínimo, pois com certeza já faz parte de sua carteira em outros ramos, como automóvel e vida. Lá ele terá: médicos, advogados, contadores, profissionais de TI, dentistas, cartórios, entre outros tantos para fazer oferta”, destaca Cesar.
Independente do ramo, Dalcin lembra que a diversificação da carteira é uma excelente oportunidade para os corretores porque eles conseguem, por meio dessa estratégia, aumentar suas vendas com clientes atuais e ainda abrir caminho para novos negócios.

Diretor Regional Comercial Norte da Tokio Marine
“O RC Profissional, por exemplo, é uma ótima oportunidade para os corretores diversificarem o seu portfólio, uma vez que se trata de um produto com ticket médio relativamente baixo e que pode ser contratado por profissionais liberais, que em grande parte, já fazem parte da carteira de clientes do corretor para produtos massificados como auto e vida”, argumenta Fazio.
“Atualmente, há um enorme potencial a ser explorado, tanto no mercado de produtos de RC, com oportunidades de negócios em micro, pequenas e médias empresas, quanto no de produtos para pessoa física – contemplando o corretor, uma vez que gera novas oportunidades de negócio para ele também”, diz Cefas Rodrigues, diretor Regional Comercial Norte da Tokio Marine.
Conteúdo da edição 06 da Revista Aconseg-NNE