O valor agregado do plano odontológico

Ainda subpenetrado segmento tem grande potencial para corretores no Norte, Nordeste e em todo Brasil

Atualmente apenas 16% dos brasileiros contam com um plano odontológico, ou seja, pouco mais de 33 milhões de indivíduos têm a cobertura odontológica ativa, segundo dados atualizados em abril pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“O mercado praticamente dobrou de tamanho desde 2011, mesmo com todos os grandes desafios que foram enfrentados nesse período, como uma das maiores recessões da história do Brasil em 2016 e 2017 e a pandemia da Covid-19, a partir de 2020”, contextualiza Cadu Martins, diretor Comercial da Amil.

Elsen Carvalho, diretor Comercial da Odontoprev

O mercado de planos vem apresentando um forte ritmo de expansão. “O setor cresceu em média 5,3% ao ano nos últimos dez anos. Nesse período, foi de 20 milhões para 30 milhões de beneficiários, e a boa notícia é que esse crescimento permanece acelerado. Nos últimos cinco anos, o setor cresceu 36% e teve o acréscimo de 8,5 milhões beneficiários”, analisa Elsen Carvalho, diretor Comercial da Odontoprev.

Entre os motivos para o aumento, Carvalho destaca a percepção de valor agregado e o ticket acessível dos planos odontológicos, que custam menos que os médicos/hospitalares, além de ter se consolidado como um dos principais benefícios oferecidos pelas empresas para os seus colaboradores”.

Inclusive, o mercado de planos odontológicos segue como um nicho potencial para corretores nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo o diretor, o market share da Odontoprev na região Norte é de 26%, enquanto no Nordeste é de 25%. Em 2018, a Odontoprev adquiriu uma operadora regional do Nordeste, a Odonto System, a qual contava na época com mais de 637 mil vidas, o que reforça a atuação estratégica na região.

“A região Nordeste é a segunda maior região onde a Odontoprev está presente em número de beneficiários, sendo a segunda que mais cresceu nos últimos 12 meses. No setor, temos comparações semelhantes, a região Nordeste é a segunda maior em beneficiários (21% do total do setor x 20% um ano atrás) e a segunda que mais cresceu no último ano”, comenta Carvalho.

As assessorias desempenham um papel fundamental na estratégia comercial da Odontoprev para as regiões Norte e Nordeste, destacando-se pela sua atuação na geração de percepção de valor. “O suporte contínuo auxilia nas cotações e orientações necessárias para uma oferta mais personalizada, além da capacitação dos corretores, promovendo os produtos oferecidos pela Odontoprev, resultando em uma experiência positiva para os clientes”.

Segundo o diretor da Amil, nos últimos anos, essas regiões têm apresentado uma demanda crescente por serviços odontológicos, impulsionada por diversos fatores, como o aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal e a ampliação da classe média, que busca mais acesso a serviços de saúde de qualidade. “A Amil Dental tem muitos clientes nessas regiões e a ambição de crescer ainda mais, com o apoio de seus parceiros e, o mais importante, pelo desejo do cliente, que quer ter o benefício e busca uma boa operadora para o atender nas suas necessidades com qualidade e com profissionais qualificados”.

“O cenário da odontologia no Brasil é promissor, com um mercado em crescimento constante, preços acessíveis e uma crescente demanda por serviços odontológicos de qualidade”, diz Carvalho.

Abordagem consultiva

Segundo o diretor da Odontoprev, os corretores de planos odontológicos podem adotar uma abordagem mais consultiva, enfatizando os benefícios na contratação do plano e fortalecendo o relacionamento com sua base de clientes.

Um argumento importante é reforçar que o seu grande diferencial é permitir inverter a cultura de procurar tratamento apenas após o problema acontecer, viabilizando uma postura preventiva pelos beneficiários. “Os procedimentos curativos representam 86% dos gastos odontológicos, o que poderia ser evitado com um forte e eficiente trabalho de prevenção que, além de tudo, também apresenta custos menores”, argumenta.

Na Amil, os corretores parceiros contam com a Universidade de Vendas Amil para se manterem atualizados e bem-informados sobre os produtos comercializados. “Para isso, a Amil disponibiliza ambiente e ferramentas para munir e treinar os corretores com as informações necessárias para que possam esclarecer tudo sobre o plano de forma clara e didática ao consumidor”, comenta ao lembrar que outra ferramenta para os profissionais se manterem atualizados é o perfil Amil Corretores, no Instagram (@amilcorretores). “É mais uma ferramenta para apoiá-los. Acompanhando o perfil no Instagram, eles têm acesso a todas as novidades na tela de seu telefone celular, no formato da rede social, de forma ágil e eficiente”.

Ele ainda cita a capacitação profissional como algo relevante para as assessorias e os corretores. “O importante é estarem atualizados com o mercado odontológico e suas tendências e sempre em contato com as novidades da Amil”, comenta Martins.

Custo x benefícios

A Odontoprev conta com marcas dedicadas exclusivamente ao atendimento odontológico: Odontoprev, Bradesco Dental, Prívian, Odonto System, Brasildental e Mogidonto. O tíquete médio varia entre R$ 17 e R$ 42.

“A proposta de valor Odontoprev envolve entregar ao beneficiário uma jornada de cuidados odontológicos completa. Por meio de diferentes marcas e produtos, buscamos trazer um novo olhar para o cuidado bucal. Cada uma delas possui características específicas que permitem atender aos diferentes públicos de forma diversificada e precisa e em conjunto com os corretores, é possível elaborar e desenvolver soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente”, comenta Elsen Carvalho.

Segundo Cadu Martins, a Amil Dental oferece uma ampla variedade de planos odontológicos para atender a todas as necessidades de cuidados com a saúde bucal e o desejo de um sorriso bonito, com destaque para os produtos com coberturas especiais como clareamento, ortodontia e prótese. “Há planos para pessoa física tanto individuais, quanto familiares (a partir de três vidas). Para planos empresariais, a cobertura começa a partir de duas vidas”.

O valor mínimo individual para um plano com cobertura nacional é de R$ 42,50, oferecido pelo Dental 205, em plano familiar. Segundo o diretor, esse plano inclui limpeza, tratamento de canal e de gengiva, extração de dente siso e muitos outros, totalizando mais de 220 procedimentos cobertos. “Vale destacar também o produto Dental E50, da linha estética da Amil Dental, que oferece cobertura de clareamento caseiro (gel + moldeira), com preço a partir de R$ 75,94, também para plano familiar”.

Já o valor máximo para um plano odontológico individual familiar, a partir de três pessoas, começa em R$ 187,77 por mês, com o produto E170 Orto + Prótese, da linha estética. “Esse plano contempla clareamento caseiro (gel + moldeira), aparelho fixo metálico e próteses em resina, cerâmica ou porcelana, além de mais de 300 outros procedimentos”.

Conteúdo da edição 05 da Revista Aconseg-NNE

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