Viajantes passam a buscar segurança e proteção, além do destino, conforto e experiência quando vão planejar uma viagem
Carol Rodrigues
Durante a pandemia causada pela covid-19, o setor de turismo foi muito impactado e chegou a ficar paralisado. Após a vacinação e com a retomada gradual, em 2021 o brasileiro voltou a viajar.
Segundo o Ministério do Turismo com base em dados de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), o turismo nacional acumulou um faturamento de mais de R$ 121 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, cerca de R$ 12 bilhões a mais do que no mesmo período de 2022. A pesquisa ainda projeta que o turismo nacional deve registrar um crescimento de 11,5% em 2023 em relação ao ano passado, o que demonstra a recuperação do setor após a pandemia.
Nesse cenário, o seguro viagem voltou a crescer com mais intensidade em relação ao período pré-pandêmico. Conforme levantamento da FenaPrevi, com base nos dados da Susep, no primeiro semestre de 2023 o seguro viagem subiu 23,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Com o impacto da pandemia, os brasileiros ficaram mais conscientes sobre a importância do seguro viagem e a procura pelo produto vem crescendo mês a mês. Ter a garantia de amparo em um outro país, às vezes com um idioma desconhecido e com regras e costumes diferentes da cultura brasileira, é fundamental”, ressalta Tiago Godinho, head de Vida e Seguro Viagem da Omint Seguros.
Segundo Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida, Previdência e Viagem da Porto Seguro, com a retomada do setor de turismo desde 2021, a procura pelo seguro viagem da Porto Seguro tem aumentado cada vez mais. “Nós identificamos uma mudança no comportamento de compra, na qual o seguro viagem deixou de ser um item opcional e passou a ser um item essencial para nossos clientes. Se antes as prioridades dos viajantes eram destino, conforto e experiências, após vivenciar os efeitos da pandemia, outras duas palavras entraram para o checklist: segurança e proteção”, ressalta.
Com a maior demanda, o seguro viagem da Porto, por exemplo, que já possuía um grande leque de coberturas antes da pandemia, aprimorou ainda mais os serviços. “Adicionamos assistência médica em qualquer país do mundo para casos de Covid-19, sem custo adicional, ou seja, desde que o cliente apresente o teste positivo confirmando a contaminação pelo vírus, ele estará protegido dentro das demais coberturas com atendimento para doenças como, por exemplo, DMHO”.
A Tokio Marine já estava estudando a entrada neste segmento antes da pandemia, porém aguardou a retomada do segmento. “Em 2022 pudemos observar a retomada das viagens, principalmente as internacionais, e entendemos que era o momento propício para a entrada da companhia no mercado de seguro viagem”, lembra Nancy Rodrigues, diretora de Seguro de Pessoas da Tokio Marine.
Segundo ela, uma grande vantagem no produto da Tokio Marine é a facilidade na cotação e contratação do seguro, que é simplificada, ágil e 100% digital, e com custo bastante competitivo no mercado.
Chegada das férias
Segundo Gondim, a temporada de férias escolares e feriados de fim de ano é a alta temporada para quem atua no segmento. “Estimamos crescer bastante em vendas durante este período. Em paralelo, estamos aumentando nossas operações para os atendimentos recebidos a fim de sempre oferecer a qualidade do atendimento Porto”.
Recentemente, a Porto lançou o Mundo Diamante, plano que contempla coberturas exclusivas para os clientes. “Com um leque mais amplo de serviços, o produto é ideal para quem busca por mais coberturas para diferentes imprevistos, especialmente em viagens mais prolongadas – de até 365 dias. Entre as principais características do plano, estão possibilidade de contar com até US$ 300 mil para despesas médicas, hospitalares e odontológicas, a idade de contratação por pessoas de até 90 anos, além de outras experiências exclusivas”, diz o diretor, ao antecipar que até o final do ano a Porto lançará novos benefícios para clientes do seguro viagem com o objetivo de proporcionar ainda mais cuidado e proteção.
A Omint costuma registrar um histórico grande de vendas nesses períodos de festas e de férias, que permeiam o final do ano e o início do próximo, cujo impacto é bastante relevante nos resultados do ano. “Temos a expectativa de superar o período anterior, isso baseado no desempenho que o Omint Seguro Viagem teve ao longo de 2022, que foi excepcional, com crescimento de 224% em faturamento e 220% em números de bilhetes emitidos, frente ao ano de 2021”, diz Godinho.
Extravio de bagagem
“A cobertura médico-hospitalar realmente é a mais procurada e é intrínseca em qualquer seguro viagem, sobretudo em destinos onde as custas médicas são exorbitantes, como nos Estados Unidos. Contudo, uma cobertura cuja popularidade vem crescendo é a de extravio de bagagem, muito por conta da recorrência com que isso acontece e pelo contratempo que causa em uma viagem internacional”, comenta o head da Omint.
Para se ter uma ideia, o relatório ‘2023 Baggage IT Insights’ mostra que o índice de malas extraviadas a cada mil passageiros em 2022 foi de 7,6, um número 74,7% superior ao registrado em 2021”. “Cada vez mais o viajante precisa estar consciente dos riscos e preparado para minimizar os danos de maneira fácil, ágil e rápida. E isso tudo é possível por meio do Omint Seguro Viagem”, acrescenta Godinho.
Segundo o diretor da Porto, as coberturas variam de acordo com o plano escolhido, porém as mais procuradas são as que garantem proteção para emergências médicas e odontológicas, despesas farmacêuticas e, também, para momentos de imprevistos como: perda e/ou extravio da bagagem, remarcação, interrupção ou cancelamento da viagem, atraso de voo e até reembolso das despesas relacionadas a reemissão de passaporte. Vale ressaltar o quão importante é, o cliente ou o corretor, verificar os planos e capitais disponíveis que melhor se adequa aquela viagem no momento da contratação.
“O seguro viagem da Tokio Marine é um dos mais completos do mercado e oferece uma ampla rede médica hospitalar internacional, incluindo o serviço de telemedicina com atendimento médico 24h e canais de atendimento via WhatsApp, e telefônico, ambos em português. Antes de viajar, o cliente receberá uma mensagem reforçando os canais de atendimento para qualquer imprevisto que aconteça durante a viagem, além de instruções caso ocorra a perda de bagagem”, descreve Nancy.
Recentemente, a Tokio anunciou novas vantagens que facilitam o trabalho dos corretores e ajudam na geração de novos negócios. “Além dos vários cupons de descontos promocionais que podem ser oferecidos aos clientes, os corretores poderão alterar o percentual de comissão diretamente na tela de cotação. Com isso, o corretor pode fazer vários orçamentos com preços variados, aumentando o poder de negociação com o cliente para que cheguem na melhor opção para ambos”.
Cresce interesse dos corretores
“Cada vez mais percebemos um movimento dos corretores em oferecer um atendimento integral. Isso significa que é mais vantajoso que eles promovam diversas facilidades para seus clientes ao invés de focarem na comercialização de um único produto. Normalmente, o cliente que compra um seguro de vida individual também precisará de um seguro para viajar com tranquilidade e segurança. É neste ponto que as oportunidades surgem e os corretores que estão atentos conseguem escalar suas vendas”, explica Tiago Godinho.
A Omint fez uma adaptação que foi muito solicitada pelos corretores que comercializam o seguro viagem: a aceitação de PJ na opção Banco de Dias do Omint Seguro Viagem. “Além disso, estamos atentos às demandas do mercado para oferecer sempre o melhor produto e serviço”.
Na Porto, apesar de existir a possibilidade de contratação do seguro via site, o corretor é o mais buscado pelos clientes no momento da contratação. “Notamos que cada vez mais há interesse de novos corretores na comercialização do seguro viagem, principalmente por ser um produto simples e que possui grande abrangência de público”.
O seguro viagem Tokio Marine foi customizado para atender todos os corretores e assessorias parceiros em todas as regiões do Brasil. “Basta apenas inserir o link do cotador em seu site e canais digitais. Os corretores têm no produto uma possibilidade de ampliar seu faturamento e diversificar sua a carteira sem nenhum trabalho adicional. Porém, é importante que o corretor divulgue que trabalha com este tipo de seguro, assim seus clientes poderão cotar de forma prática e rápida quando estiverem programando suas viagens internacionais e com preços especiais”, conta Nancy.
Conteúdo da edição de novembro (259) da Revista Cobertura