Cultura do seguro nas regiões é o maior desafio de corretores, assessorias e seguradoras
O ano de 2025 se aproxima e os desafios se renovam, principalmente no tocante à cultura do seguro nas regiões Norte e Nordeste.
Denise Carvalho, diretora Comercial de Saúde & Odonto NNE da SulAmérica, acrescenta que as regiões Norte e Nordeste são desafiadoras quanto à cultura de seguros, pois a média da população protegida nas duas regiões é comparativamente inferior ao restante do Brasil. “Isso se dá, principalmente, por dificuldades logísticas de acesso, especialmente na região Norte, que ainda conta com menos profissionais e instalações médicas”, justifica.
Em 2021, a Rede D’Or adquiriu dois hospitais na região amazônica de Carajás, sul do Pará (Yutaka Takeda e o 5 de Outubro). “A nova gestão possibilitou um salto de qualidade no atendimento local e impactos positivos já vêm sendo sentidos pela população”, observa.
Além disso, ela destaca que a companhia também realizou investimentos em demais estados da região Nordeste, como Bahia, Pernambuco (ambos com a Torre Star), Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Ceará. “Em sua maioria, a SulAmérica possui uma diversa gama de produtos, desde a linha de entrada Direto até produtos Executivo e Prestige, que contam com serviço de concierge”.
“Como seguradora, nosso papel na busca da disseminação do seguro no Brasil é diversificar o portfólio de produtos, com opções personalizáveis e sob demanda. Queremos atingir todas as classes sociais e entrar em novas regiões, e para isso utilizamos canais diversificados de distribuição e de comunicação. Acreditamos que, dessa forma, é possível ampliar a parcela da população do País que é atendida por seguros. Portanto, o principal desafio é também uma oportunidade”, analisa Paulo César Martins, superintendente Sênior Regional da Bradesco.
“O maior desafio na Região Norte, além da necessidade de investimentos em infraestrutura local, consiste no período de estiagem, agravado principalmente nos últimos dois anos, em que os rios diminuíram drasticamente, dificultando a navegação e comprometendo o abastecimento das grandes cidades através do transporte fluvial”, diz Cefas Rodrigues, diretor Regional Comercial Norte da Tokio Marine.
Para Ronaldo Dalcin, diretor Regional Comercial Nordeste da Tokio Marine, a questão da infraestrutura, principalmente rodoviária, é algo que, certamente, impacta na logística e, consequentemente, no gerenciamento de riscos. “Por isso, a Tokio Marine sempre se preocupa com a viabilidade do negócio ao fazer uma avaliação, para que esteja coerente com a real subscrição do risco possível nestes casos. Assim, sempre procuramos auxiliar o empresário e corretor a estruturar uma apólice que contemple o que é necessário para que aquele negócio esteja, de fato, protegido e, mais do que isso, que nosso segurado tenha possibilidade de se reestruturar em caso de imprevistos”, observa.
De 2024 para o próximo ano
A Bradesco está constantemente aprimorando suas coberturas e produtos, focando na proteção contra novos riscos e na personalização das apólices.
“A expansão da parceria com a Livelo, por exemplo, é um ponto focal da Bradesco Seguros para 2025. Temos a intenção de estender a parceria para outros produtos, tornando esse benefício uma tendência entre os clientes da seguradora. Em breve, os clientes do seguro residencial também poderão utilizar os pontos Livelo para o pagamento total ou parcial de suas apólices”, pontua Martins.
Para 2025, a Bradesco intensificará a agenda de road shows nas regiões. “Além disso, estamos elaborando produtos e serviços, que beneficiarão corretores e segurados.
Conseguimos identificar diversas oportunidades de expansão para o próximo ano. A transformação digital oferece oportunidades para melhorar a eficiência, por meio de tecnologias como inteligência artificial, análise de big data e blockchain, aprimorando a experiência do cliente”, expõe o superintendente da Bradesco.
Segundo Denise, 2024 foi um ano com bastante crescimento de vendas nas regiões Norte e Nordeste, tanto em número de vidas quanto em prêmios fechados. Em novembro, a SulAmérica lançou o produto Direto Nacional Pará, com foco em 13 municípios do estado e empresas acima de 100 vidas.
“Pretendemos manter a aceleração na região, que continua sendo foco da companhia. Investiremos em novos produtos e na consolidação dos produtos já existentes, bem como continuaremos o nosso trabalho de expansão de rede para ampliarmos o atendimento aos municípios de ambas regiões”, destaca a diretora da SulAmérica.
Em 2025, a companhia lançará o produto Direto Nacional Pará para PMEs e incluirá aos poucos novas cidades no portfólio. “Além disso, logo no início do próximo ano, traremos novidades na Paraíba, região bastante promissora e que temos um mercado enorme a explorar, bem como em Maceió e Aracaju, com produtos que estão no forno! Concomitante aos novos produtos, continuaremos com nosso trabalho de expansão de rede, que vem sendo potencializado pelo volume expressivo de novas vendas nas regiões”.
Qualificação e proximidade
“Os corretores são essenciais para conscientizar os clientes sobre a importância da proteção adequada e avaliar os riscos locais. Conhecer o segurado e suas necessidades específicas é primordial, bem como o local onde mora e sua relação com ele. Alinhado com o conhecimento holístico dos produtos comercializados, o corretor de seguros pode oferecer o melhor atendimento e a melhor proteção”, diz o superintendente da Bradesco.
Na visão de Denise, os corretores e as assessorias devem estar sempre atentos à solidez das seguradoras e operadoras de saúde, bem como suas capacidades técnicas e financeiras, qualidade da rede de atendimento e o compromisso das instituições em prestar um bom atendimento.
“A SulAmérica é uma seguradora centenária e temos clientes há mais de 60 anos em nossa carteira, o que demonstra nosso empenho com relacionamentos sustentáveis e de longo prazo. Atuamos no Norte e Nordeste há muitos anos, com equipes qualificadas, filiais com estruturas físicas para receber clientes e corretores, e possuímos índices de qualidade reconhecidos pelo mercado. A responsabilidade da venda do seguro ao cliente é do corretor. Portanto, buscar seguradoras como a SulAmérica trará mais tranquilidade em seu negócio”, analisa.
Dalcin e Rodrigues chamam a atenção para a capacitação. “Como uma seguradora multiprodutos, a Tokio Marine estará sempre à disposição do corretor de seguros apresentando soluções que possibilitem a diversificação de sua carteira, garantindo a continuidade do crescimento da companhia e do corretor na região”, destaca Cefas Rodrigues.
“Um programa extremamente relevante que foi lançado pela Tokio Marine este ano é o Semear Transportes, que possibilita aos corretores que não atuam tanto no segmento possam adquirir especialização para que estejam mais preparados a ofertar esse tipo de apólices aos seus clientes. Inclusive, um excelente exemplo da efetividade dessa capacitação é que, recentemente, um de nossos corretores da sucursal de Natal participou deste projeto e tornou-se um dos seis maiores do Brasil em cotações e fechamentos deste produto”, assinala Dalcin.
Para os corretores que não possuem interesse em atuar com este produto, a recomendação é que estabeleçam parcerias para que não deixem de atender seus clientes que o procurem neste segmento.
Conteúdo da edição 07 da Revista Aconseg-NNE