Pandemia Covid-19

Num mundo repleto de sofrimento e incertezas, tivemos a necessidade de adaptar e reinventar. Passado praticamente um ano e meio do início da pandemia em terras asiáticas, infelizmente capitalizamos muitas perdas de entes queridos, além das sequelas físicas e emocionais que vieram na esteira da doença.

A crise sanitária, política, social e econômica do nosso planeta aumentou. E quanto à pandemia, houve uma readaptação das questões relacionadas a nossa vida doméstica familiar, nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossa vida social, entre outros aspectos.

Mercado segurador

O mercado segurador, em especial o de pessoas, apesar de manter “o carro em andamento”, também teve que tomar decisões muito céleres e desafiadoras frente à grande crise que nos assolou. Sempre é bom lembrar que o nosso mercado se caracteriza por decisões muito bem estruturadas, avalizadas para que riscos maiores sejam evitados. Correspondendo aos seus importantes papéis social e econômico, as seguradoras enfrentaram o desafio sabendo da necessidade de se adequar aos tempos novos.

Modelos novos de captação, subscrição, precificação e de emissão foram considerados e implantados, e regras relacionadas à sinistralidade foram revistas, numa atitude muito altruísta das seguradoras e resseguradoras.

Se antes as vendas eram presenciais em sua grande maioria, passaram a ser on-line, digitalizadas, práticas. As emissões de apólices receberam as assinaturas eletrônicas.

Subscrição covid-19

A área de subscrição, parte muito importante do processo do seguro de vida, também teve que se aprofundar e trazer novas soluções que agregassem mais segurança. Quando entendemos a gravidade da doença, sabíamos que era irreversível tratar aquelas apólices que tinham sido contratadas anteriormente, mas também que algo muito urgente deveria ser feito para as novas aquisições.

Muitas seguradoras de nosso mercado usam como modelos de subscrição exames médicos e laboratoriais sempre efetuados de maneira presencial, mas com a preocupação da contaminação tanto dos profissionais da área médica como a dos proponentes.

Nesse cenário, ferramentas como a tele e vídeo-subscrição, modelos de decisão automática com regras embutidas e modelos preditivos passaram a ser amplamente utilizados por sua agilidade e segurança. Também cresceu a insegurança do risco de fraudes e anti-seleção. Foram agregadas a estas ferramentas questionários específicos e inteligentes para mitigar as vulnerabilidades causadas pela doença, suas comorbidades e sequelas.

Futuro da subscrição

O mundo mudou e a covid-19 veio para ficar. Vacinas chegaram em tempo recorde e demonstraram um nível impressionante da nossa ciência. Tratamentos ainda estão sendo estudados, mas também evoluíram.

As incertezas ainda persistem quando lembramos das variantes virais, da duração da proteção e segurança dos imunizantes e das possíveis consequências sociais e econômicas advindas da crise mundial que vivemos.

Também é difícil prever como o mercado reagirá, mas a implantação de tecnologias que usem a inteligência artificial e machine e-learning, apoiadas pela ciência de dados, serão mandatórias. Da mesma forma será com a utilização de plataformas de subscrição que apresentem ferramentas seguras e ágeis, voltadas à boa experiência do usuário e respeitosas às leis de proteção dos mesmos.

Temos, então, que acelerar os processos de inovações de nossos produtos, mas sempre preocupados em preservar o atendimento personalizado e humano com cada cliente.

Dr. Jairo Waitman – CEO e fundador da Samplemed

Conteúdo da edição de maio (231) da Revista Cobertura

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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