Simone Vizani, presidente da AMMS, fala sobre a importância e as ações em prol da equidade de gênero
Thais Ruco
A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) foi criada em 2018, com a formalização do trabalho realizado no Rio de Janeiro, por um grupo de amigas, através do Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros. Até então, eram encontros informais, promovendo o networking e eventos de seguros, com ênfase na importância da equidade e os desafios de carreira. Mas o grupo percebeu a necessidade de aumentar o alcance das suas ações. Foi assim que nasceu a AMMS, atuando nacionalmente com o objetivo de mudar o cenário de inclusão feminina.
A nova presidente da entidade, Simone Vizani, que assumiu a gestão de três anos em 2021, atua em seguros como sócia da Vizani & Tostes Advogados Associados, e ressalta a importância de defender a equidade de gênero e a participação das mulheres no setor. “As mulheres entraram para o mercado de trabalho com mais força em 1970. Desde então, a presença feminina vem aumentando e se estendendo aos mais diversos cargos, ganhando mais destaque e protagonismo. Porém, se comparamos historicamente as mulheres com os homens, elas ainda enfrentam muitas barreiras. Sabemos que o mercado possui a maioria feminina, mas os cargos C-level ainda são predominantemente masculinos”, pontua.
Mulheres e homens são complementares e, juntos, desenvolvem melhor o trabalho. “Pesquisas comprovam que mulheres na liderança aumentam consideravelmente a lucratividade das empresas e as tornam um lugar melhor para se trabalhar. Tais resultados podem ser atribuídos ao equilíbrio, pois a mulher estimula a participação maior do time, divide informações e o poder, é firme, intuitiva e possui competência técnica, emocional e interpessoal. São características que promovem a redução das desigualdades”, defende Simone.
A percepção da importância da diversidade passa pela melhora dos resultados efetivamente comprovados nos demais mercados, como o aumento da lucratividade em empresas com mais mulheres na liderança. Outro ponto é que 75% das decisões de compras são tomadas por mulheres e 40% das mulheres são chefes de família, além de maioria tanto no mercado como no Brasil. “Logo, ter mulheres dentro das empresas e na liderança passa a fazer parte da estratégia de negócios. São importantes, então, ter ações voltadas para um plano de carreira consolidado, mentorias, capacitações, remuneração igualitária, apoio à maternidade, flexibilização de horários, home office, licença-paternidade, que tornem mais justo e igualitário o tratamento da mulher para que ela possa alcançar as mesmas oportunidades que os homens, mitigando as barreiras existentes”.
Para Simone, o mercado ainda tem muito trabalho a fazer neste sentido e a AMMS tem provocado o debate, divulgando e incentivando as ações de muitas empresas que já estão mais avançadas. “Estamos também premiando a mudança do olhar na alta gestão para que mais mudanças possam ocorrer”, conta.
O ano de 2020 foi desafiador para o setor e para a AMMS também. “Tivemos que nos reinventar e nos lançamos em diferentes plataformas digitais como: bate-papos ao vivo, webinars, podcasts, aumentamos a oferta de artigos escritos por mulheres”, relata. “Para 2021, além de continuarmos com a programação realizada em 2020, faremos o lançamento da nova marca, da cartilha de melhores práticas e já implementamos o Comitê ‘Juntos por elas’, com o objetivo de trazer os homens para a conversa e ampliar as ações em prol da equidade de gênero. Além disso, teremos novas turmas de Mentoria e programas na nossa AMMS TV”, adianta.
Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro (228) da Revista Cobertura