Ragaz segue focada em desenvolver corretores

Ragaz Assessoria almeja ampliar o número de corretores atendidos, estimular os profissionais a se cadastrem em várias bandeiras e tornar o projeto Sou Corretor 10K um sucesso
Carol Rodrigues

Os sócios da Ragaz: Leonardo Sardinha
(à esq.), Rodrigo Borelli e Claudia Simplicio

A máxima de encontrar e se alinhar ao propósito e trabalhar por ele se encaixa muito bem na trajetória da Ragaz Assessoria. O sucesso foi uma consequência quando Claudia Simplicio, Leonardo Sardinha e Rodrigo Borelli descobriram que a vocação deles era contribuir para o desenvolvimento do corretor de seguros por meio da assessoria.

Após oito anos de atuação na Porto Seguro, Claudia deixou a companhia para, ao lado do irmão, Leonardo, que trabalhava na área de recursos humanos, fundar uma corretora de seguros. Juntos, em 2008, eles começaram a empreender. Até então, eles nunca tinham ouvido falar em assessorias em seguros.

“No dia a dia, notamos a dificuldade de cadastrar nas companhias e as questões do corretor em carreira solo, que não tem para quem fazer perguntas. Em 2011, ainda como corretora, quase fechamos as portas. Encerramos o ano com R$ 16 mil negativos. Foi quando percebemos que ou virávamos o jogo ou a coisa não daria certo. Começamos a olhar para fora da caixa. Naquele momento, entendemos que precisávamos fazer diferente”, relembra Claudia Simplicio, sócia-fundadora e diretora de Marketing e Saúde da Ragaz Assessoria.

No final de 2011, eles convidaram o Rodrigo, o terceiro sócio, ao mesmo tempo em que Claudia passou a se dedicar a estudar marketing. Juntos, eles viraram o jogo e, em 2012, o resultado foi positivo. Nos anos seguintes, conquistaram reconhecimentos, inclusive com a venda de seguros de vida.

“No final de 2014, decidi que iria ajudar outros corretores com o marketing digital”, conta.

Claudia relata que, desde o início da corretora, quando ela tinha um “perrengue”, rascunhava o que um dia seria um livro intitulado “Sou corretor, e agora?”. “Esse rascunho continha vários temas de problemas que tivemos e como encontramos a solução. Como o marketing digital já tinha entrado na minha vida e nos meus negócios, decidi criar um canal no Youtube”.

Assim nasceu o canal “Sou corretor, e agora?”. Na sequência vieram os cursos. O primeiro deles foi o Top Corretor, no qual Claudia ensina marketing digital para corretores de seguros. Em paralelo a todo esse trabalho, a corretora disparava na produção de seguro automóvel.

Nasce a Ragaz Assessoria

O insight para criar uma assessoria surgiu em junho de 2015, alguns meses depois de iniciar o canal no YouTube, pois os sócios viram que poderiam ir além, auxiliar mais corretores e entregar algo com mais eficiência.

“Conversamos eu, o Léo e o Rodrigo sobre montarmos uma assessoria. Foi a melhor coisa que fizemos porque começamos a escalar muito mais”.

Em setembro de 2015, nascia a Ragaz Assessoria, que entrou no mercado de assessorias em seguros com um viés inovador, tornando-se a primeira assessoria digital, tendo como carro-chefe o automóvel, primeiro produto com o qual começou a atuar.

A empresa é dirigida por Claudia, que lidera a frente de Benefícios e Marketing; Leonardo Sardinha, responsável pelo Administrativo e o Automóvel, e Rodrigo Borelli, que gerencia as áreas de Cadastro e RE.

Durante três anos, a Ragaz permaneceu como assessoria exclusiva da Suhai. Depois abriu para outras bandeiras e expandiu o portfólio, pois além do auto, trabalha com vida, saúde e ramos elementares (patrimonial e residencial). Hoje, possui 30 colaboradores e é responsável pelo atendimento a cerca de 2,2 mil corretores de seguros de diversos perfis.

Conforme Claudia, 85% do faturamento da assessoria está voltado para o seguro de automóvel. No entanto, tem focado em outros negócios.

Atualmente, a Ragaz trabalha com Alice, Aliro Seguro, Affix, Amil, Darwin Seguros, Grupo NotreDame Intermédica, HDI Seguros, Ituran, Justos, MAG Seguros, Novo Seguros, Omint, Qualicorp, Sami, Santa Helena Saúde, SulAmérica e Yelum.

Em sua trajetória, a assessoria apresenta saltos de crescimento. Em 2019, o volume de prêmios atingiu R$ 16 milhões, passando por 2022 com R$ 47 milhões, e chegando em 2024 com R$ 78,6 milhões.

“Nosso crescimento vem acontecendo ano após ano. Não tem um ano sequer que diminuímos a performance. Todo ano implantamos novas bandeiras. Nunca paramos de cadastrar novos corretores. Tanto que, neste ano, temos o projeto para trazer muitos corretores, Além de fazer um movimento diferente para o mesmo corretor que está cadastrado com a gente em várias bandeiras”.

Crescer e desenvolver

A Ragaz foi fundada com o propósito de ajudar o corretor a desenvolver o seu potencial e conquistar o êxito, algo que os sócios da Ragaz entendem que reverbera naturalmente em resultado para a própria assessoria. “Entendemos que quando desenvolvemos o sucesso dele, em conjunto, desenvolvemos o nosso sucesso também”.

Por isso, a vocação da Ragaz consiste em entender as dores do corretor e fornecer-lhe conhecimentos, ferramentas e suporte para que ele consiga dedicar-se ao trabalho consultivo ao cliente. Para tanto, a assessoria insere o corretor em uma jornada, de forma que ele ganhe escala.

Inclusive, é esse olhar para o desenvolvimento do corretor o diferencial da Ragaz. “Forneço para o corretor todas as capacitações que posso e imagino para que ele se desenvolva.

Estamos olhando para alguns KPIs de forma diferente. Nós medimos tudo. Estatisticamente já atendemos o corretor entre três a quatro minutos. Também já conseguimos resolver 89% de todos os casos, o que não conseguimos resolver é porque não temos autonomia, como por exemplo o pagamento de um sinistro”.

Sou Corretor 10K

Pensando no desenvolvimento dos corretores e diante do fato de que uma pesquisa realizada pela própria assessoria mostrou que o faturamento médio mensal de 59% dos corretores não chega a R$ 10 mil, a Ragaz criou o workshop “Como qualquer corretor de seguros pode faturar mais de R$ 10 mil por mês”.

O Projeto Sou Corretor 10K consiste em um acompanhamento com suporte diferenciado para auxiliar os corretores a alavancarem o faturamento.

“A ideia é que o conteúdo do workshop seja bom o suficiente para que o corretor, mesmo que não vire nosso assessorado, possa pegar as informações e partir em carreira solo. Se ele quiser a nossa ajuda, ele se torna nosso assessorado. Quando falamos de R$ 10 mil mensais significa 37 vendas de seguro automóvel por mês”, ressalta Claudia.

Dois mil corretores de todo o Brasil participaram da ação realizada em março.

Para este ano, a Ragaz almeja ampliar o número de corretores atendidos, fazer com que o corretor que atua com a assessoria se cadastre em várias bandeiras e tornar o projeto Sou Corretor 10K um sucesso. “Nosso maior propósito é fazer com que o maior volume possível de corretores possa ter um faturamento no mínimo de R$ 10 mil”.

“A nossa proposta sempre consistiu em trazer algo diferente. Entendemos que o que nos trouxe até aqui, não é o que vai nos levar para o próximo nível. Temos que trazer inovações para dar uma nova roupagem”, diz a sócia da assessoria que completa dez anos em 2025.

Acesse o canal “Sou corretor, e agora?”: https://www.youtube.com/@SouCorretorEagora

Conteúdo da edição de março (273) da Revista Cobertura

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