AXA Seguros investe em digitalização e eficiência de processos em toda a companhia
Thaís Ruco
Desde o ano passado tem acontecido uma importante reformulação interna na AXA Seguros para alavancar a transformação digital da companhia. “A chegada da Márcia Wolff, CTTO, vinda do mercado de Telecomunicações foi um impulso importante nesse processo, para trazer uma visão de fora. Na sequência, também me juntei ao time para aportar minha experiência no mercado de seguros”, conta Canabarro Cunha, diretor de Projetos de Tecnologia na AXA no Brasil.
“Desde agosto de 2021, nós reestruturamos nossa equipe de tecnologia, estamos trabalhando em projetos com metodologia Agile, em parceria com todas as áreas da companhia, todos focados nesse Roadmap de projetos. Em outras palavras, nós estamos alavancando uma mudança no mindset de fazer TI na AXA; a mudança de cultura para o ágil e ela envolve todo mundo”.
Além de investir na robustez tecnológica para dar vazão aos crescentes volumes de conexão e dados. Para algumas atividades repetitivas, a empresa já está utilizando a automação robótica de processos (RPA). “Com isso, nós garantimos rapidez, eficiência de entrega aos corretores e clientes, e liberamos a inteligência humana, o conhecimento do colaborador da AXA, para eles atuarem em casos mais complexos”, garante o diretor.
Novas ferramentas visam simplificar o dia a dia do corretor e de seus clientes. Para citar alguns exemplos, a empresa simplificou a jornada do cliente nos avisos de sinistro e agilizou o processo de regulação de sinistros. Além disso, está prestes a lançar novos cotadores e investindo em multicanalidade como, por exemplo, um chatbot que, em breve, será disponibilizado para atendimento aos clientes. Tudo isso além do modelo Smart Ways of Working, que permite aos colaboradores atuarem de forma remota e/ou presencial, com forte engajamento para melhor atender ao mercado de seguros. “Apostamos em autosserviços no portal, tornando os processos cada vez mais digitais. Durante a pandemia nós automatizamos o processo de cadastramento do corretor, evoluímos também no extrato de comissão e no próprio processo de adesão. A nossa ambição é oferecer uma jornada cada vez mais simplificada para o corretor de seguros e estamos investindo muito nisso”, pontua.
“Neste cenário pós-pandemia é nítido que as pessoas demandam cada vez mais soluções de mobilidade, em que possam escolher o melhor canal e o momento mais adequado para transacionar com as seguradoras, e essa tendência, sem dúvida, veio para ficar”, acredita Canabarro Cunha.
Os investimentos em sua plataforma tecnológica preparam a companhia para as oportunidades que surgirão nos próximos anos através da transformação digital do mercado de seguros. “Exemplo disso são os investimentos que temos feito no desenvolvimento de APIs para nos conectarmos com grandes lojistas para os seguros de afinidades, com mega brokers e com os marketplaces de seguros, que cada vez mais se expandirão. Quando temos APIs desenvolvidas, isso nos dá uma capilaridade muito maior e abre um grande leque de oportunidades, inclusive, com parcerias com as insurtechs para o desenvolvimento de novos produtos”, diz o diretor.
Através dessa inovação tecnológica, aliada a processos cada vez mais eficientes, a companhia convida os corretores e parceiros de negócios a compartilharem dessa jornada rumo ao futuro.
Conteúdo da edição de maio (242) da Revista Cobertura