À frente da Mapfre Brasil, Fernando Pérez-Serrabona, fala sobre os resultados da companhia, a aproximação com os corretores, ações que foram adotadas durante o isolamento social e a sua visão sobre as mudanças que estão por vir no mercado segu-rador e na relação com os consumidores. No primeiro semestre, a companhia apresentou um lucro líquido de 60 milhões de euros (R$ 334 milhões), alta de 23,4% em relação ao mesmo período de 2019.
“O volume de prêmios da companhia no Brasil ficou em R$ 8,93 bilhões, 0,2% maior que no mesmo semestre de 2019. Os destaques foram Agro-negócios, Empresarial, Grandes Riscos e Residencial, sendo que neste último registramos crescimento de 29% entre julho de 2019 e julho de 2020”, diz Serrabona.Ele acredita que no segundo semestre, que é tradicionalmente mais aque-cido no mercado segurador, haverá espaço para crescer no Educacional, Vida e Previdência, além do Agro, que deve continuar a dar bons resultados.
Além do apoio aos prestadores de serviços e iniciativas sociais de en-frentamento ao coronavírus no Brasil, durante o período de isolamento social, a companhia fez adaptações em seus produtos, como o pagamen-to integral da indenização em caso de morte por infecção pela covid-19 nos seguros de Vida, Viagem, Habitacional e Prestamista.“Outra iniciativa foi a ampliação das atividades profissionais cobertas pelo seguro Residencial, a fim de beneficiar os microempreendedores in-dividuais que levaram seus negócios para casa e a ampliação do desconto na franquia no seguro Auto, apenas para citar alguns”, acrescenta o CEO. Além de novos recursos, como o de Telemedicina nos seguros Vida Você Multiflex, Vida Você Mulher e Vida Você Special. “Também reforçamos as soluções digitais para a realização da vistoria (como envio de fotos no avi-so de sinistro realizado por aplicativo para smartphone ou pela internet) e para perícia (uso de telefone e WhatsApp para envio de vídeo e/ou fotos)”.
Por meio da plataforma Mapfre Open Innovation, Serrabona conta que eles recebem propostas de startups com soluções que apoiem prestado-res de serviços e pequenos e médios empresários a enfrentarem a com-plexa situação econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus. “Ela segue aberta para recebimento de ideias de rápida implantação que ajudem a responder problemas como agilidade e proximidade de clientes, além de aumento de receitas. Os nossos colaboradores também estão nos enviando propostas”. Ao lado dos corretoresCom cerca de 19 mil corretores parceiros, há algum tempo a relação comercial com eles já se dava por meio de vários canais de comunicação, mas as visitas presenciais e ligações telefônicas ainda lideravam esse tipo de contato. “Hoje, a utilização de aplicativos de mensagens e as reu-niões virtuais são as principais formas de atuação comercial. A pandemia acelerou essa transformação digital”, diz o executivo.Segundo ele, o que em um primeiro momento pareceu um afastamento, de forma muito rápida se inverteu. “Com as várias plataformas de comu-nicação digitais disponíveis, tanto as seguradoras quanto os corretores puderam fazer reuniões comerciais e estratégicas de forma rápida e com baixo custo, tornando a força comercial ainda mais próxima”.
A Mapfre Brasil segue continuamente investindo em ações de apoio aos corretores para aprimorar o atendi-mento a esses parceiros estratégicos e impulsionar os negócios. “Um exemplo é a campanha ‘Acelera Mapfre’, lançada no início do ano. A ação, que acontece até dezembro, reconhecerá os correto-res que se destacarem em crescimento de produção ao longo do ano. Mensal-mente são avaliados os percentuais de crescimento, em relação ao mesmo pe-ríodo de 2019, nos produtos de Auto-móvel, Massificados e Vida”. Outro destaque da “Acelera Mapfre” são as premiações trimestrais. “A cada três meses, são premiados mais de 100 corretores parceiros em todo o Brasil. A premiação é regionalizada e segmenta-da por faixa de produção, o que aumen-ta as chances de os corretores serem contemplados, já que concorrem so-mente com o grupo da sua localidade”.