Seguradora avança em novos mercados

A nova estratégia implementada no final do ano passado, com outras linhas, como affinity, traz um novo cenário de crescimento para a companhia

Karin Fuchs

Com matriz no Rio Grande do Sul, presente em 23 estados e no Distrito Federal, a Sabemi é uma das principais seguradoras do País, oferecendo soluções em segurança, proteção e tranquilidade por meio de seguro de pessoas, previdências e serviços financeiros. O seu carro-chefe são os seguros de pessoas, mais especificamente, pecúlio e acidentes pessoais. O Grupo Sabemi é composto por quatro empresas: Sabemi Seguradora, Sabemi Previdência, Sabemi Negócios e Sabemi Tec.

No ano passado, a companhia ampliou o seu portfólio, com destaque para o Seguro Coletivo no segmento de pessoa jurídica. Já neste ano, a novidade é o lançamento de duas modalidades de seguros exclusivas para colaboradores, resultado de uma parceria firmada entre as áreas de Recursos Humanos e de Inteligência de Negócios da Sabemi.

As duas modalidades preveem a cobertura por morte de qualquer causa e contemplam uma cesta de assistências especiais para os segurados: A opção “Você Mais” conta com assistências residencial, auto básica (para automóveis), de eletrodomésticos (linhas branca e marrom), alimentação e desconto para compra de medicamentos em farmácias. E a “Somos Mais”, oferece, além das assistências previstas no produto anterior, a Assistência Educação”.

“Os produtos também buscam ser uma espécie de laboratório da marca, em que os próprios profissionais são estimulados a usufruir de todas as assistências contempladas nas modalidades escolhidas e a compartilhar feedbacks sobre os serviços oferecidos”, afirma o diretor-executivo de Negócios da Sabemi, Leandro de Carvalho Nunes.

Ele acrescenta que a Sabemi está ampliando o leque de produtos para poder abarcar uma quantidade maior de corretores e de negócios. “Com um novo olhar sobre o mercado, buscando coisas que antes não eram imaginadas no mercado de seguros. Uma das novidades, sob o olhar de novas demandas, é o Seguro Pet, como opção na modalidade AP Viver Bem”.

O potencial não falta, os brasileiros já têm mais cães e gatos do que crianças. São 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil, conforme o mais recente levantamento com base no IBGE, divulgado pelo Instituto Pet Brasil. “Os números espelham uma valorização dos pets que, como consequência, vêm transformando produtos e serviços”, destaca Nunes.

Como é o caso de seguros que trazem, além dos tradicionais benefícios para as famílias, apoio 24 horas para o cuidado com os bichinhos. “Além dos tradicionais benefícios, como assistência residencial e de saúde, há opções de seguros que preveem o transporte emergencial dos pets, atendimento veterinário emergencial, envio de ração, agendamento de transporte e aplicação de vacinas, entre outras vantagens”, acrescenta.

Ferramentas

A Sabemi conta com 27 lojas próprias e uma rede com mais de 300 representantes e corretores. Atualmente, são cerca de 600 colaboradores e 418 mil segurados. “Nós temos as lojas físicas, mas um grande suporte tecnológico. O app Sabemi Digital é um exemplo”, cita Nunes.

Pelo app, segurados e representantes formalizam a contratação de um serviço de forma on-line, totalmente remoto. “Benefício à segurança dos processos, com assinatura digital e envio de selfies para reconhecimento facial, e agilidade na redução do tempo de aprovação das propostas e na resolução de pendências em documentos”, menciona, acrescentando que, no médio prazo, o objetivo é focar as operações do grupo em plataformas como o aplicativo, WhatsApp e soluções sob medida desenvolvidas em parcerias com fintechs.

Para os corretores de seguros, a contratação pode ser feita de várias formas. “Pelo aplicativo, por e-mail, telefone, WhatsApp e SMS. São mais de cinco formas de contratação que eles podem fazer o contato com a gente”, diz Nunes, acrescentando que, junto aos corretores, o foco é um olhar consultivo.

“De forma a contribuir verdadeiramente com a sustentabilidade dos seus negócios. Acreditamos e defendemos muito esse modelo de negócio interdependente, em que existem diferentes partes em busca de um propósito comum”.

Expansão

A nova estratégia implementada no final do ano passado, com outras linhas, como affinity, está trazendo um novo cenário de crescimento para a Sabemi. “A nossa expectativa é chegar ao final do ano com um crescimento de 20% em relação a 2020 e temos planos de manter em 2022 o crescimento acelerado, de pelo menos 30% em relação a 2021”.

Sobre os planos de expansão, conta Nunes, “aumentamos algumas lojas neste ano, principalmente em Brasília e em São Paulo, porque passamos a adotar o modelo híbrido de trabalho. Como parte do quadro passou a ser home office, aumentamos o número de vendedores sem, necessariamente, ampliar nossa estrutura física”.

Também foi modernizado o layout das lojas, criada a loja conceito em Porto Alegre e um novo modelo de loja em toda a rede está sendo implementado aos poucos. “É um conceito Sabemi Brasil, abrangente e tecnológico, pensando cada vez mais na centralidade do segurado. Esta reformulação resultou numa loja mais atrativa e mais fácil de usar”, especifica.

Novo mercado

Com a ida de Rodrigo Pecoraro para a Sabemi, a companhia iniciou uma aproximação com as grandes corretoras e varejistas, e também estruturou um time comercial com foco em Affinity e na consolidação de parcerias estratégicas. Pecoraro é responsável pela área de Seguros na companhia. Nunes comenta que trabalhar com corretores tradicionais, que operam no mercado com as corretoras tradicionais, nas suas apólices coletivas, permitiu à Sabemi entrar em um novo mercado.

“O movimento com foco em affinity começou antes da pandemia que, inclusive, foi uma das razões para acelerá-lo. Investimos de forma significativa em transformação digital e na qualificação do nosso time. Montamos um time comercial dedicado a essa frente, que hoje tem 12 pessoas. Estamos investindo mais e vamos aumentar esse time”.

O que inclui um time de backoffice, especialmente na área de Inteligência Comercial e Produtos. “Ele está sendo montado e vai ser dedicado a atender esse time comercial que está na rua prospectando negócios. Esta foi uma parceria estratégica que já mostra resultados. É um canal que deve se consolidar e ser ampliado nos próximos anos”, finaliza.

Conteúdo da edição de setembro (235) da Revista Cobertura

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