Companhias investem em novas coberturas, em facilidades para os clientes e na disseminação do produto
Karin Fuchs
Muito em função das pessoas estarem mais em casa, muitas no exercício do home office e com um olhar mais atento para o lar, o seguro residencial tem tido uma ótima aceitação. Algumas seguradoras têm registrado um crescimento de dois dígitos nessa carteira e investido em novas coberturas e produtos.
Na Bradesco Seguros, o Residencial Sob Medida passou por transformações, com coberturas personalizáveis, de acordo com a necessidade do contratante. A proposta de segmentação contempla novas coberturas e assistências para a casa e o apartamento. Um dos grandes atrativos e diferenciais é a proteção para atividade comercial na residência.
“A proteção contempla máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias-primas diretamente relacionados com a atividade profissional do segurado, cujo ramo esteja devidamente enquadrado na legislação do MEI, por exemplo. A segmentação abrange, ainda, casa de veraneio e imóveis a partir de R$ 1 milhão”, informa Rodrigo Herzog, superintendente-executivo de Operações da Bradesco Seguros.
Herzog conta que somente no primeiro trimestre deste ano, o seguro Residencial Sob Medida registrou um crescimento de 69% no Brasil, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Uma novidade recente no seguro Residencial da Tokio Marine foi a flexibilidade nos contratos, com a implementação da modalidade de contratação plurianual, com vigência estendida, que pode chegar a cinco anos de cobertura, além do parcelamento em até 36 vezes sem juros.
“Com essa flexibilidade e aumento da vigência, o trabalho do corretor de seguros ganha agilidade e outros benefícios, como redução dos custos de cotação, tempo de equipe e contato comercial, além do aumento do valor de comissão por cada venda. Para o segurado, a flexibilização traz mais praticidade e segurança, pois seu imóvel fica protegido por mais tempo e sem a necessidade de renovação anual”, diz Arnaldo Bechara, diretor de Riscos Diversos Massificados e Precificação da Tokio Marine.
Em 2020, a Tokio Marine registrou um crescimento de 10,6% em prêmios nesta carteira. Neste ano, entre janeiro e abril, o percentual foi ainda maior, de 14,9%.
Já na Porto Seguro, novidade em 2021 é que desde maio o seguro residencial pode ser contratado por dois ou três anos, além da opção tradicional de um ano. No modelo plurianual, com vigência estendida, os clientes contam com facilidade no parcelamento e descontos, tanto para novos negócios como para renovações.
“Mais do que beneficiar os segurados, o modelo plurianual também traz vantagens aos corretores na hora da venda. Os benefícios ampliam a argumentação do corretor com os clientes, além de facilitar e agilizar os processos operacionais na renovação do seguro, já que não é preciso se preocupar com isso a cada ano”, diz Marcel Tornero, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro.
Também recentemente, a companhia lançou duas coberturas para completar o portfólio de soluções do seguro residencial: alagamentos e instalações e pequenas reformas. No primeiro trimestre deste ano, o seguro da Porto Seguro apresentou um crescimento acima de 12% em relação ao mesmo período de 2020.
Melhorias contínuas
Nos últimos anos, a Allianz vem aplicando melhorias contínuas no produto residência, entre eles, a cobertura de roubos de bens fora da casa, de danos por água, de tumultos e às joias e obras de arte, além da inclusão automática da cobertura de valor de novo, ou seja, sem depreciação na indenização.
“A Allianz também aumentou as ofertas, com o lançamento do Residência Compacto, que mesmo sendo uma opção acessível em relação ao prêmio, possui vastas opções de coberturas, e está disponível para todos os tipos de propriedades, ocupadas ou não, incluindo casas de veraneio ou aluguel para temporada”, informa a superintendente de Massificados, Ana Freitas.
A companhia também apresentou novos planos de assistências 24h, sendo o Essencial, com oito serviços disponíveis, e o plano VIP, com 74 serviços, além da aceitação para casas de madeira em todo o território nacional. De janeiro a maio, a Allianz teve uma expansão de 8% na carteira.
Já a Zurich lançou recentemente a listagem mobile de bens por meio de uma nova ferramenta disponível para os clientes do seguro residencial. Após a contratação, os segurados podem realizar a declaração de seus bens por meio de registros fotográficos feitos pelo celular, em casa, dispensando a exigência de notas fiscais para comprovação prévia da existência de bens com valor superior a R$ 2,5 mil.
“Os clientes que têm o seguro Zurich Residência contam, ainda, com um serviço de retirada e descarte de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e entulho de restos de obras em todo o território nacional”, comenta Rafael Ramalho, diretor-executivo de Personal Lines da Zurich no Brasil.
A companhia também oferece uma consultoria ambiental aos clientes, para conscientização sobre dicas e práticas sustentáveis para economia de energia elétrica e de água, ideias para ambientes sustentáveis. No período de janeiro a abril deste ano, a Zurich registrou um crescimento de mais de 20% dos seguros residenciais em relação ao ano anterior.
Estratégias
Para ampliar a cultura do seguro residencial no País, as seguradoras adotam algumas estratégias. Na Zurich, Rafael Ramalho conta que a preocupação com a segurança, que é essencial, é algo que está na pauta mundial do momento, inclusive dos brasileiros. Atentos a isso, os seguros da Zurich são adaptados às necessidades das pessoas.
“Seja para famílias que estão isoladas em casa, para pequenos empreendedores que tiveram que concentrar os negócios em suas residências e, também, para aqueles que precisam manter suas atividades e desejam ter seus bens segurados fora do imóvel, como os profissionais de saúde, procuramos oferecer soluções que vão ao encontro das necessidades dos clientes, que preferem alternativas que evitem, por exemplo, deslocamentos se as questões podem ser resolvidas por meios digitais”, explica.
A Porto Seguro tem mapeado o mercado e observado as necessidades que podem surgir. “Os corretores também ajudam nesse propósito, considerando que além de serem os principais parceiros de negócios da companhia são o elo do setor com a sociedade e, por isso, estão sempre atentos às demandas do público. Explorar a base de clientes de outros produtos da companhia, com quem o corretor já tem contato também é um bom caminho, pois já possui relacionamento com o cliente”, diz Marcel Tornero.
“A cultura desse seguro também tem se intensificado em função da pandemia, por conta da maior permanência das pessoas em suas casas. O papel do corretor de seguros é muito importante, pois ele atua consultivamente para compreender as demandas e necessidades do segurado, com direcionamento para uma contratação que se encaixe ao seu perfil. Na Tokio Marine, prestamos apoio para disseminar junto aos corretores, nossos principais parceiros de negócios, a cultura desse seguro entre os consumidores”, afirma Bechara.
Ana Freitas, da Allianz Seguros, comenta que ainda há um potencial mercado a ser explorado, levando em consideração que somente cerca de 16% dos domicílios brasileiros são protegidos.
“Para alavancar esse índice, é preciso que o canal de vendas trabalhe junto aos clientes os benefícios que esse tipo de produto tem, tanto no que diz respeito às coberturas quanto às assistências. O corretor pode levar o segurado a enxergar o seguro residencial como garantia de cobertura aos danos materiais e prejuízos que eventualmente causem a terceiros”, explica.
Já a Bradesco Seguros vem produzindo campanhas de marketing digital disponíveis nas redes sociais. “A proposta é apresentar aos consumidores facilidades e benefícios do seguro residencial e fomentar o reconhecimento e penetração da cobertura nas mais diversas regiões do Brasil.
Conteúdo da edição de julho (233) da Revista Cobertura