Esse tem sido o lema da MAPFRE, que já trabalha com cerca de 50 assessorias, metade delas estão no Estado de São Paulo
A parceria entre a MAPFRE e as assessorias em seguros ainda não completou um ano, mas já é muito significativa para a companhia. Aliás, as assessorias estão posicionadas no centro da estratégia da MAPFRE de atender bem o corretor de seguros.
Conforme Jonson Souza, diretor comercial do Canal Corretor da MAPFRE, o grande ativo da parceria é uma aceleração de cadastro dos corretores por meio das assessorias que em curto espaço de tempo já iniciam fazendo o seu primeiro negócio.
“Hoje, já temos aproximadamente 50 assessorias em seguros, que compartilham a nossa estratégia de crescimento de base”, comenta Souza, sobre a estratégia da seguradora que consiste em dobrar a base de corretores até 2025, ou seja, chegar a 34 mil. “Entendemos que as assessorias são extremamente necessárias no desejo da companhia de estar presente na maior parte dos corretores do Brasil”, completa.
Metade das assessorias parceiras da MAPFRE está em São Paulo e, segundo o diretor, a estratégia é estruturada de forma a cobrir regiões para não terem sobreposições. Embora em São Paulo seja mais difícil porque uma assessoria da zona leste pode ter corretores na zonal sul e vice-versa. Isso para que as assessorias tenham um bom espaço de exploração e um crescimento acelerado”, diz.
Segundo ele, paralelamente à estratégia de crescer a base, a companhia também acelerou a estratégia de melhorias de processos e produtos para o corretor ter uma experiência positiva. “Criamos mais flexibilidade na comercialização, ou seja, facilitamos a vida do corretor para a assessoria convencê-lo a atuar com a companhia”, pontua.
Auto é a entrada
Conforme o diretor, 90% da produção dos corretores oriundos das assessorias é o Automóvel. No entanto, a intenção é que em pouco tempo a produção em outros produtos seja iniciada.
“Estamos fazendo uma super operação para colocar à disposição das assessorias os produtos de Agro, como benfeitorias, equipamentos agrícolas e as estruturas das propriedades agrícolas. A assessoria não será um núcleo de Automóvel, e sim o núcleo MAPFRE, como uma sucursal nossa”.
Ele antecipa que uma série de ações serão implementadas para as assessorias, dentre elas estão fóruns de discussões e treinamentos. “Iremos apoiar, incentivar e criar subsídios para que o corretor possa fazer mais do que Automóvel na companhia, mesmo sabendo que o Auto é extremamente relevante para o negócio. Queremos levar soluções para os corretores das assessorias”.
“Vivemos um entorno favorável para o desenvolvimento da nossa indústria. A MAPFRE, como um dos grandes players do mercado, tem a responsabilidade de ser uma das protagonistas do movimento. A assessoria passa a ser um elemento estratégico para o desenvolvimento do mercado brasileiro de seguros. Estamos, de fato, em um momento muito favorável da indústria e também um dos melhores momentos de crescimento da companhia da nossa história no Brasil”.
Assim como a Aconseg-SP, a MAPFRE também estará presente no Conec 2023. Jonson Souza antecipa que o estande reproduzirá os principais objetivos da companhia, tanto em produto como em relacionamento. “Nosso time reforçará a importância do relacionamento, levando as melhores informações da companhia e capturando oportunidades. Sempre temos muito aprendizados nesses encontros. Queremos que os times das assessorias estejam conosco, que eles estejam nos nossos estandes como nosso time, pois iremos apoiá-los na conexão com os corretores”.
Conteúdo da edição 63 da Revista Aconseg-SP