“Acredito que um dos principais fatores do sucesso da companhia ao longo desses 65 anos de história no País, é o fato de que temos a excelência como um dos pilares fundamentais da nossa cultura”, destaca o CEO da Tokio Marine
A Tokio Marine é uma companhia com uma série de valores que são seguidos à risca. A seguradora preza pelo forte relacionamento com corretores e assessorias, que, conforme o presidente José Adalberto Ferrara, exercem um papel importantíssimo para ajudar a difundir cada vez mais a cultura do seguro no Brasil.
Talvez este seja um dos segredos da trajetória da companhia no Brasil. Aliás, como estratégia de negócios, a companhia busca valorizar o capital humano e oferecer soluções de excelência para proteger a vida e o patrimônio das pessoas e empresas. Tudo faz parte da filosofia “Good Company”, que norteia a atuação de todo o Grupo Tokio Marine.
“Acredito que um dos principais fatores do sucesso da companhia ao longo desses 65 anos de história no País, é o fato de que temos a excelência como um dos pilares fundamentais da nossa cultura. Está no DNA de todas as áreas, inclusive como parte do desenvolvimento e das metas de nossos colaboradores, uma atuação voltada para a otimização da jornada dos clientes, corretores de seguros e assessorias. Nossa linha de atuação é baseada no que costumamos chamar de ‘os quatro P’s’: Pessoas, Processos, Produtos e Paixão no que fazemos”.
No primeiro semestre de 2024, o faturamento da Tokio Marine atingiu a marca de R$ 6,4 bilhões (em prêmios emitidos) contra R$ 5,9 bilhões do mesmo período em 2023. Deste volume, as indenizações pagas chegaram a R$ 3,1 bilhões. Contudo, a companhia registrou crescimento de 8% no período.
“Já o índice combinado, ficou em 89,1%, corroborando nossa boa performance. Nesse primeiro semestre de 2024, assim como todo o mercado segurador, enfrentamos momentos desafiadores”, ressalta o presidente da companhia que registrou crescimento por meio de muita resiliência.
“O bom desempenho da companhia durante o semestre pode ser atribuído a fatores como: solidez financeira, forte trabalho interno de governança corporativa, consolidada política de resseguros e compromisso em oferecer excelência e qualidade em nosso atendimento, produtos e serviços. Também preciso destacar o empenho e a motivação de nosso time de 2,4 mil colaboradores e a força do relacionamento que mantemos com mais de 43 mil corretores”, reconhece.
Dentre os destaques, o presidente menciona o seguro viagem, que cresceu 71,8% em comparação com o desempenho do mesmo período do ano anterior; o seguro fiança locatícia, com 62, 5%; o seguro garantia (pública e privada) com 117,3%, e riscos cibernéticos, com 68,5%.
“Diante dos expressivos resultados que temos obtido de forma orgânica nos últimos anos, penso que podemos nos definir como um player importante do mercado de seguros no Brasil”, destaca o Ferrara.
Jornada do consumidor
Segundo Ferrara, para oferecer produtos de qualidade e aderentes às diferentes necessidades dos consumidores, a companhia tem procurado entender as mudanças de perfis e comportamento, sempre com a ajuda dos parceiros de negócios que estão próximos deles no dia a dia.
“Nossos públicos estão cada vez mais exigentes e os novos perfis dos consumidores nos desafiam a pensar cada vez mais em como atender a demanda por seguros em um ambiente no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento”, observa.
Sempre pensando na melhor experiência para o consumidor, a Tokio Marine fez a integração da assistência 24h dos seguros automóvel e patrimonial. Aprimorar a jornada do cliente, otimizar a eficiência operacional e gerar agilidade e facilidade para os segurados estão entre os objetivos.
“Estamos sempre atentos às oportunidades de mercado e comprometidos em manter a excelência nos serviços prestados aos nossos parceiros de negócios e segurados”, ressalta.
Dessa forma, em um movimento que faz parte do processo de transformação digital da companhia, o cliente consegue, por meio de uma nova aplicação – que conecta WhatsApp, SuperApp, Chat, Instagram e Messenger, entre outros canais de atendimento – abrir, acompanhar e cancelar uma assistência 24 horas, – seja a solicitação de um guincho, eletricista, encanador, entre outras – de maneira totalmente digital, apenas com seu CPF ou CNPJ.
“Atualmente, mais de 40% das assistências são abertas de forma 100% digital. A iniciativa faz parte de uma série de ações que temos implementado para tornar a companhia plenamente omnicanal, de modo que o cliente nos acesse de onde quiser e da forma que faça mais sentido para suas necessidades, otimizando também o trabalho da nossa equipe”.
As assessorias
Não é de hoje que a Tokio Marine reafirma a importância das assessorias para as estratégias de negócios da companhia, bem como, em larga escala, para o mercado de seguros. “Para atender de forma personalizada as necessidades de clientes empresariais e pessoas físicas nas mais diversas regiões do País, contamos com a expertise e capilaridade das assessorias, que têm um corpo técnico e profissional de muita qualidade, além de profundo conhecimento do setor de seguros e, principalmente, dos mercados locais”.
Atualmente, a seguradora trabalha com cerca de 110 assessorias distribuídas pelo País e elas, junto aos corretores são o seu principal canal de distribuição. “Elas atuam como nosso braço comercial e dão suporte para os corretores atuarem como consultores de proteção dos nossos clientes”.
Com um vasto portfólio de produtos, a Tokio Marine tem buscado mostrar o potencial de negócios do portfólio e a necessidade de fomentar a diversificação do mix de produtos. Esse é um dos trabalhos que a área comercial faz junto às assessorias.
“Temos, por exemplo, um leque enorme de produtos para suportar as necessidades de pequenos e médios empreendedores – como risco cibernético, D&O, E&O, engenharia, garantia, seguro de vida e o próprio seguro empresarial – que formam um enorme nicho de mercado”, analisa.
“Vamos continuar investindo em inovação e na oferta de produtos e serviços adequados às novas demandas da sociedade. Nosso principal objetivo é manter o crescimento sustentável na casa de dois dígitos em termos de faturamento e continuar crescendo em diversas linhas de negócios, especialmente naquelas em que há grandes oportunidades de maior penetração no mercado, contando sempre com os mais de 43 mil corretores e 110 assessorias que distribuem os produtos da seguradora”, conclui Ferrara.
Conteúdo da edição de julho/agosto/setembro da Revista Aconseg-SP