Construção de uma seguradora mais resiliente, sustentável e eficiente. Esse tem sido o foco das transformações pelas quais o Grupo Bradesco Seguros tem passado sob o comando de Ivan Gontijo
Carol Rodrigues
Diretor Jurídico do Grupo Bradesco Seguros, onde ingressou em 1985, Ivan Gontijo foi convidado a assumir o cargo de presidente em um dos momentos mais desafiadores da história contemporânea. O ano era 2020 e a humanidade vivia as inseguranças, perdas e incertezas da pandemia causada pela covid-19.
“Foi um período desafiador, único na vida de todos nós, pelo ineditismo e imprevisibilidade do fato em si, que exigiu ainda mais zelo, cuidado e atenção no relacionamento com as pessoas, sejam nossos parceiros de negócios, funcionários e clientes”, lembra Gontijo.
Eis que o seguro ascendeu como proteção à sociedade. Como diz o executivo: as pessoas passaram a refletir mais sobre a importância de contar com a proteção do seguro e alguns fatores associados à pandemia se refletiram não apenas no mercado segurador, mas na economia como um todo.
Do outro lado, o setor de seguros teve que apresentar uma capacidade de resiliência muito maior que outros mercados.
“Acredito que, como Grupo, conseguimos nos adaptar para dar continuidade ao atendimento com as pessoas em casa de forma muita célere, principalmente no âmbito das coberturas. Um dos nossos orgulhos é termos proporcionado pleno atendimento à sociedade brasileira, pagando em torno de R$ 8,4 bilhões de indenizações apenas com a covid. O fruto dessa atuação nos deu um orgulho muito grande porque se fala muito de faturamento, mas esquecem de mostrar o retorno que o setor de seguros oferece para a sociedade”.
O resultado é que o seguro é objeto de desejo das pessoas que querem proteger seus bens ou a própria vida e o futuro. “Posso dizer que tenho realizado meu sonho de contribuir com o Grupo Bradesco Seguros, de modo que aumentemos a oferta de proteção diferenciada e assistências que se adequem ao momento de vida e estilo das pessoas”, comenta.
Estratégia de resultados
Definitivamente, o Grupo Bradesco Seguros vive uma nova fase. As reformulações das equipes comerciais dos quatro braços do grupo, além da divisão de mercado e bancassurance no final de 2022 geraram reflexos no resultado do grupo segurador.
“Estamos vivenciando um crescimento relevante de faturamento, melhor desempenho operacional e ampliação da oferta de produtos. Essas ações apoiam o crescimento do lucro em relação aos exercícios anteriores”, destaca.
No primeiro semestre de 2023, o Grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido de R$ 4,1 bilhões, o que representa crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2022, com avanço do ROAE de 19,7% para 21,4%. O resultado foi estimulado pelo aumento do faturamento de 10,3% no semestre, totalizando R$ 50,5 bilhões.
A expansão do faturamento, a melhora dos Índices de sinistralidade e de comercialização e a boa performance da margem financeira contribuíram para a evolução do resultado das operações de seguros, previdência e capitalização, que alcançou R$ 8,5 bilhões no semestre, alta de 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Nosso foco está voltado, como sempre, para o desempenho das operações de seguros e saúde, previdência e capitalização, que consideramos o parâmetro mais adequado para mensurar a performance da companhia e orientar, da forma mais adequada, estratégias de atuação comprometidas com a sustentabilidade do negócio”, destaca Gontijo.
Segundo ele, o fato de ser uma companhia multirramo possibilita absorver com maior eficácia eventuais impactos na operação e obter um resultado equilibrado. “O índice de sinistralidade consolidado do grupo segurador registrou melhora no segundo trimestre de 2023, tanto em relação ao trimestre anterior, quanto na comparação com o mesmo período do ano passado, ficando na casa dos 80%. Temos realizado melhorias em processos e adotado uma efetiva gestão das despesas em todas as linhas de negócios, o que vem se traduzindo em eficiência”.
Com um estilo de liderança participativa e compartilhada, o que o executivo considera alinhado ao modelo do grupo segurador, ele acredita e valoriza a atuação integrada da liderança e estratégia multilinha.
Parcerias estratégicas
Ivan Gontijo frisa o quanto o Grupo Bradesco valoriza os corretores. Atualmente, a companhia tem parceria com 40 mil corretores no País. “Esses profissionais são parte importantíssima da construção do negócio, os grandes embaixadores da nossa marca e peças fundamentais para o sucesso. São eles que entendem o momento de vida dos clientes, que mais conhecem os produtos, os seus concorrentes, quais melhorias podem ser feitas para aumentar as vendas e incrementar a entrega para o segurado”, define.
Segundo ele, as assessorias de seguros formam um elo importante da seguradora com os corretores, fortalecendo a presença a da companhia no contato com o cliente e com as oportunidades de mercado.
“Essa parceria é fundamental para a missão do nosso setor, de levar o seguro a cada vez mais brasileiros. Entendemos que as assessorias são formadas por corretores e buscamos continuamente reconhecer nossa gratidão pelo trabalho dos corretores, evoluir ainda mais com nosso relacionamento com esses profissionais e, além disso, proporcionar meios para que se desenvolvam profissionalmente acompanhando as mudanças no setor, como a digitalização de processos, e tenham as melhores ferramentas para atuarem como nossos parceiros de negócios”.
A inovação
Um dos pilares do grupo é o investimento em inovação, o que, na visão do presidente, reflete o papel de vanguarda desempenhado no mercado de seguros.
No ano passado, a companhia investiu mais de R$ 1 bilhão em tecnologia e inovação, montante que deve permanecer em 2023.
“Nesse período, adotamos novas ferramentas e processos mais ágeis, que geraram melhorias na experiência do cliente e contribuíram para que os corretores realizassem uma gestão de vendas e pós-vendas mais eficiente. Por exemplo, com o uso da inteligência artificial no Portal de Negócios, ambiente desenvolvido pelo Grupo para auxiliar nossos parceiros comerciais a incrementarem as vendas e otimizarem sua rotina de trabalho”.
Até agosto de 2023, a companhia contou com aproximadamente 50 projetos que envolvem transformação digital e cerca de 150 relacionados ao uso massivo de dados, além de diversos outros voltados a clientecentrismo, cloud e integração entre Banco e Grupo Segurador, sinergia que representa uma grande vantagem competitiva para nossa companhia. “Dessa forma, nos capacitamos a construir uma empresa mais resiliente, sustentável e eficiente, apta a oferecer as melhores soluções para as demandas dos nossos clientes”.
Segundo ele, no final de 2022, o aplicativo Bradesco Seguros Corretor consolida mais de 32 funcionalidades voltadas para os produtos dental, auto, ramos elementares, saúde e vida.
“Também investimos na multicanalidade. O cliente consegue conversar conosco a hora que preferir e da maneira que desejar (site, e-mail, aplicativo, telefone etc.). Nossa central de relacionamento é completamente digital e possui infraestrutura de última geração. A tecnologia é uma grande facilitadora, mas ela, sem dúvidas, não elimina o atendimento humano. Acreditamos no ‘phygital’, aliando o melhor do digital ao melhor do físico”.
Com todo esse investimento, o Grupo Bradesco Seguros projeta chegar a R$ 100 bilhões de faturamento em 2023.
Para tanto, continuará a investir na jornada dos clientes, parceiros e corretores, por meio do monitoramento, escuta ativa e implementação das evoluções necessárias.
“Temos trabalhado intensamente para aperfeiçoar nossa operação, ampliando e aprimorando nossa gama de produtos, agilizando a contratação e habilitando novos canais de comercialização e relacionamento com o cliente, que é a razão de ser da companhia”.
“Nossos resultados têm sido consistentes, fruto de uma atuação estratégica integrada entre nossas frentes de negócios, aliada à sólida base que construímos ao longo de décadas de história. Confiamos plenamente que continuaremos reunindo as condições necessárias para manter uma performance condizente com o potencial da nossa indústria e do nosso histórico de resultados, mas há desafios de execução que recomendam prudência na formulação de prognósticos”, conclui.
Contágio positivo das ações socioambientais
A visão do grupo Bradesco é a de que a sociedade está cada vez mais interessada em saber de que maneira as instituições investem e monitoram as questões que englobam aspectos socioambientais e climáticos.
“A inclusão dos critérios socioambientais e climáticos possibilitam uma visão mais assertiva das empresas, contribuindo para decisões eficientes, ao mesmo tempo em que minimiza eventuais riscos relacionados aos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa. Destaco o recente lançamento no nosso relatório de sustentabilidade, que apresenta os avanços do Grupo nas principais práticas ESG, relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança”, diz Gontijo.
As ações da companhia reverberam para o segurado. Um exemplo é o projeto Sinistro Sustentável, disponível aos clientes, outra iniciativa pioneira da Bradesco Seguros para proteger o meio ambiente e alimentar a economia circular. “O projeto faz Descarte Ecológico – ação pioneira no mercado segurador – e tem como objetivo recolher bens danificados nas casas dos clientes dos seguros Auto e Residencial, e dar um destino socioambiental correto ao resíduo. Visando, assim, evitar que sejam destinados de forma indevida”.
Além do impacto positivo para o meio ambiente, o projeto tem também um aspecto social, uma vez que beneficia cooperativas e microempresas que trabalham com o material recolhido. “Até março de 2023, mais de 190 toneladas foram recolhidas pelo projeto. A destinação incorreta de sucatas pode causar diversos impactos ao meio ambiente, como a contaminação do lençol freático e do solo devido à falta de gerenciamento dos resíduos líquidos, como óleos, fluidas e graxas”.
O projeto rendeu à seguradora o troféu Ouro Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards, premiação global que reconhece as melhores e mais inovadoras ideias e práticas que transformam a indústria de seguros em benefício dos clientes.
As quatro operações
Bradesco Vida e Previdência: No segmento de seguro de Vida, a companhia investiu no desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizáveis, adequados às reais necessidades dos clientes, e que possam ser utilizados em vida. Em 2022, os prêmios no segmento de Seguro de Vida e Acidentes Pessoais da Bradesco Vida e Previdência apresentaram crescimento de 12,1%, levando a empresa a fechar o ano com 20,2% de market share. “Para 2023, a perspectiva é que o produto continue crescendo. É importante fazer com que esse produto seja percebido pelo que ele realmente é: uma ferramenta essencial de cuidado, prevenção, proteção e planejamento financeiro”, diz Ivan Gontijo.
Ainda conectada a esse conceito, a Bradesco Vida e Previdência implementou no segmento de Previdência Privada, especialmente nos últimos quatro anos, um processo de transformação que permitiu não só aumentar a quantidade de opões de fundos previdenciários para os diferentes perfis de clientes, mas também incluir e ampliar a participação de gestores terceiros, além de acelerar a esteira de desenvolvimento de um novo produto.
“Sempre com o apoio da Bradesco Asset Management, buscamos oferecer o que há de mais sofisticado para o mercado de Previdência, evoluindo nosso portfólio de produtos com estratégias que incrementem nossas ofertas e que sejam aderentes às exigências dos clientes. Nessa frente, seguimos com o compromisso de continuar investindo no desenvolvimento de produtos modernos e competitivos que privilegiem a visão de longo prazo”.
Bradesco Capitalização: Atuando há 39 anos no mercado e com uma política baseada na fidelização de clientes, qualidade no atendimento e oferta de produtos, a Bradesco Capitalização possui mais de 20 milhões de títulos ativos e 3,19 milhões de clientes. Considerando os meses de janeiro a maio de 2023, essa frente de negócio permaneceu como líder no segmento, com mais de 21% de market share, segundo dados divulgados pela Susep.
Bradesco Auto e Ramos Elementares: Um destaque é o Plano Emergencial para Tratamento de Sinistros, desenvolvido para quantificar e indenizar segurados envolvidos em tragédias naturais no menor prazo possível. “Essa mobilização, em caráter especial, é estendida até a normalização do número de sinistros na região atingida. Para manter a excelência do serviço oferecido aos segurados, mesmo em um período de adversidade, reforçamos o contingente interno para dar suporte ao aumento na demanda, a fim de agilizar o processo de indenização”. Somente no primeiro trimestre de 2023, a Bradesco
Seguros registrou mais de 85 mil chamados emergenciais de assistências residenciais, empresariais e mais de 38 mil para automóveis. Nesse período, foram pagos cerca de R$ 72 milhões em indenizações.
Os investimentos em inteligência artificial são destaques como parte integrante dos negócios de Auto/RE também.
Bradesco Saúde: A companhia avançou em uma importante estratégia de diversificação de portfólio, especialmente com o lançamento, nos últimos anos, de planos de abrangência nacional que se diferenciam por serem desenhados com olhar regional, contando com prestadores que as pessoas desejam na sua cidade. Esses planos já estão presentes em mercados que correspondem a mais de 80% do PIB.
Na parte assistencial, vale destacar a atuação da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, que também tem crescido nos últimos anos e hoje já chega a 33 unidades – 23 voltadas ao atendimento do público geral e outras 10 no modelo in company, instaladas em empresas clientes para atendimento a seus funcionários.
Outro aspecto importante a ser ressaltado no segmento Saúde é a atuação da Atlântica Hospitais e Participações, empresa do Grupo Bradesco Seguros que atua no mercado de saúde investindo no desenvolvimento da estrutura médica do país, a partir recursos próprios e em formato de parcerias, de maneira a aumentar a capilaridade.