Sócio da Asseg MG, Jader Pereira de Abreu Filho, conta as vantagens oferecidas aos corretores parceiros
Uma assessoria de seguros com histórico de empresa familiar, a Asseg MG foi fundada em 2007 no centro de Belo Horizonte (MG). Constituída por Jader Pereira de Abreu, executivo que já havia administrado uma grande assessoria em Minas Gerais, após o seu falecimento ficou sob a responsabilidade da esposa e dos filhos. Hoje é comandada pelos sócios e irmãos Jader Pereira de Abreu Filho, Carolina Souza dos Reis e pela matriarca Martha Maria de Paula Abreu. Mais dois filhos estão inseridos no mercado segurador e uma filha é jornalista.
Jader Filho ingressou na gestão da Asseg em 2008, sendo responsável pelo contato com as seguradoras para firmar parcerias de prestação de serviços. Em 2020, assumiu a gestão geral da empresa, atuando também na área operacional junto aos corretores de seguros.
A empresa se adaptou à pandemia criando um sistema híbrido de atuação em home office e duas vezes por semana no escritório para que a equipe possa interagir pessoalmente. Para essa adaptação, Jader Filho equipou cada colaborador com computadores e telefones, mantendo o atendimento normal ao corretor de seguros. “Toda mudança carrega uma adaptação. Quando essa pandemia chegou, ninguém tinha a receita. Nós estamos aproveitando este momento para firmarmos o nosso compromisso com os corretores, e o elo dos corretores com os clientes. Deixamos cada colaborador autônomo com tecnologia, pois ele precisa ser acessível. O corretor tem que conseguir falar conosco”, diz o gestor.
Ex-presidente da Associação das Agências, Assessorias e Consultorias de Seguros do Estado de Minas Gerais (Aconseg-MG) por duas gestões (2018-2019 e 2016-2017) Jader Filho é entusiasta do modelo de negócios dessas empresas.
Para ele, as assessorias oferecem condições para os corretores atuarem em quaisquer ramos, em condições de igualdade com o mercado. “Os corretores que atuam com assessoria têm um forte viés no seguro automóvel, mas nós os assessoramos e estimulamos a comercialização de produtos em outras carteiras, se assim desejar. Existe uma demanda por novos produtos e, com as assessorias, o corretor está capacitado para atender plenamente. Se o corretor precisar apresentar uma negociação para um cliente e estiver sem tempo ou estrutura para montar, nós fazemos e entregamos pronto, negociado com as seguradoras”, defende.
Para as seguradoras, também é um grande negócio. “Assessoria é um braço comercial que a seguradora não tem por que não adotar, ela transfere grande parte da operação para nós. As seguradoras estão cada vez mais otimizando suas equipes, abrindo e criando espaço para as assessorias que acabam por estreitar o contato do corretor com as companhias”, relata.
A estrutura da Asseg MG conta com oito profissionais, entre comerciais e estrutura de backoffice. “Hoje são oito, mas se entrar uma seguradora nova como parceira da assessoria, imediatamente colocaremos mais um novo comercial para ela. Aprendemos com as seguradoras a otimizar a gestão. Já tivemos mais pessoas na equipe. O importante não é a quantidade, mas a qualidade. Otimizamos, também, nossa equipe pelo critério de qualificação, capacitação e comprometimento.” A grade da Asseg MG conta com 120 corretores cadastrados e mais de 80 em produção.
Conteúdo da edição número 2 do Quem é Quem